Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Universidades
  3. Rio Grande do Sul
  4. Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

Inaugurada oficialmente em 1974, Unisinos está entre as maiores universidades privadas do Brasil.

Publicado por Wanja Borges
Unisinos conta com quase 30 mil alunos atualmente
Unisinos conta com quase 30 mil alunos atualmente

Com a missão de promover a formação integral da pessoa humana e sua capacitação ao exercício profissional, incentivando o aprendizado contínuo e a atuação solidária para o desenvolvimento da sociedade, é que a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) foi instituída no estado do Rio Grande do Sul. Com funcionamento autorizado em julho de 1969, a instituição foi oficialmente inaugurada apenas em 1974. Hoje, ela está entre as maiores universidades privadas do Brasil, com cerca de 30 mil alunos.

Mantida pela Associação Antônio Vieira, denominação civil da Província dos Jesuítas do Brasil Meridional, da Companhia de Jesus, a Unisinos preza pela sua capacidade de ser inovadora. Dentre seus objetivos permanentes, estão o ensino, pesquisa, recursos humanos, parcerias, extensão e integração comunitária. Seu quadro de colaboradores é composto por mais de dois mil profissionais. Ao todo, quase 70 mil estudantes passaram pela Universidade, que no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2010 foi classificada com conceito 4. 

 


CAMPUS
•    Campus São Leopoldo

Avenida Unisinos, nº 950, Bairro Cristo Rei, São Leopoldo – RS
http://www.unisinos.br/institucional/onde-estamos/sao-leopoldo
(51) 3591-1122

Administração, Administração (Comércio Exterior), Administração (Gestão para Inovação e Liderança), Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Digital, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia da Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Energia, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Farmácia, Filosofia, Fisioterapia, Física, Fotografia, Gastronomia, Geologia, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Gestão Cultural, Gestão Financeira, Gestão Hospitalar, Gestão da Produção Industrial, Gestão de Recursos Humanos, História, Jogos Digitais, Jornalismo, Letras, Logística, Matemática, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Processos Gerenciais, Produtores e Músicos de Rock, Produção Fonográfica, Publicidade e Propaganda, Realização Audiovisual, Relações Públicas, Segurança da Informação, Sistemas de Informação e Serviço Social. 

 

•    Campus Porto Alegre
Avenida Luiz Manoel Gonzaga, nº 744, Bairro Três Figueiras, Porto Alegre - RS
http://www.unisinos.br/institucional/onde-estamos/porto-alegre 
(51) 3591-1122


Administração, Administração (Gestão para Inovação e Liderança), Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Design, Design de Produto, Enfermagem, Jogos Digitais, Jornalismo, Moda, Nutrição, Relações Internacionais e Segurança da Informação.

 

OBS.: A Universidade também conta com unidades educacionais nos municípios de Caxias do Sul, Canos, Bento Gonçalves, Gravataí, Novo Hamburgo e Rio Grande, entretanto, não são oferecidos cursos de graduação nesses campi; apenas especializações, MBA e cursos de formação profissional. 

 


INFRAESTRUTURA
A Unisinos é reconhecida pela excelente infraestrutura, constituída por ambientes de inovação, pesquisa, ensino e entretenimento. Considerada uma das maiores da América Latina, sua Biblioteca ocupa cinco dos sete pavimentos do prédio de 37 mil m² e reúne um acervo composto por mais de 630 mil volumes. Seu Complexo de Esporte e Lazer, cuja área total é de 70 mil m², também ganha destaque na infraestrutura da instituição, ao reunir ginásios, quadras poliesportivas e de areia, sala de ginástica e musculação, alojamentos, campos de futebol, pista atlética, piscinas etc. Instituto de Pesquisa, Complexo Tecnológico, Editora, Centro de Idiomas, Museus, Herbário, dentre outros espaços, também compõem a estrutura física da Universidade. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

O Vestibular da Unisinos conta com quatro opções de inscrição: o processo seletivo geral, em que o estudante realiza prova de redação e 50 questões objetivas; inscrição pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em que o aluno é dispensado das provas e seu desempenho no Exame é utilizado para substituir o vestibular; o processo seletivo alternativo, voltado para alunos com mais de 25 anos, que deverão responder apenas à prova de redação; e inscrição por treineiro para candidatos que ainda cursam o Ensino Médio. 

 

•    Prouni
O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma das formas de ingresso da Unisinos. Através do Programa, estudantes com renda familiar, por pessoa, de um e meio até três salários mínimos podem garantir bolsas de estudo parciais ou integrais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Para se candidatar, o vestibulando tem que ter participado do último Exame Nacional do Ensino Médio, com desempenho superior a 400 pontos. 

 

•    Fies
A Universidade também é credenciada ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A solicitação de financiamento pode ser feita em qualquer período do ano, através do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES). Em seguida, o estudante deve validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da Unisinos e, em seguida, formalizar a contratação com um agente financeiro. O benefício pode ser parcial ou integral.

 

•    Ensino a Distância 

A Universidade oferece cursos de graduação em bacharelado e tecnológico, pela modalidade de Ensino a Distância, em sete polos educacionais localizados nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. São eles: Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão da Tecnologia da Informação, Logística, Pedagogia, Relações Públicas e Sistemas de Informação. As formas de ingresso são pelo Vestibular ou Extravestibular. 

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular | Blog

 

 

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Youtube | Foursquare | Slideshare 

Facebook Vestibular | Twitter Vestibular

 

 

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa