Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Universidades
  3. Santa Catarina
  4. Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

Unisul realiza seu vestibular tradicional por meio da Acafe, junto a outras instituições de ensino superior do Estado

Publicado por Érica Caetano
Campus da Unisul na Grande Florianópolis
Campus da Unisul na Grande Florianópolis

Reconhecida por ser uma das maiores instituições de ensino superior da região Sul do país, a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) iniciou suas atividades em 1964, no município de Tubarão. Nesta época, se chamava Faculdade de Ciências Econômicas do Sul de Santa Catarina. Foi reconhecida pelo nome o qual conhecemos hoje somente em 1989, quando a então Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina (FESSC) passou efetivamente a se chamar Unisul.

Atualmente, a instituição está presente em oito municípios do estado de Santa Catarina, por meio de seus campi e unidades, além de outros polos espalhados por todo país ofertando cursos de graduação no formato de Educação a Distância (EaD).

A Universidade é particular, sendo mantida pela Fundação Unisul e regida pelo Conselho Curador, um órgão superior composto por representantes das instituições mantenedoras da Universidade: o Governo Municipal, executivo e legislativo. Além disso, a Unisul integra a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), em articulação com outras instituições de ensino superior do Estado. 

CAMPUS

• Campus Grande Florianópolis

Avenida Pedra Branca, nº 25, Cidade Universitária Pedra Branca, Palhoça-SC

Administração, Cinema e Audiovisual, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Jornalismos, Medicina, Naturologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação, Serviço Social, Tecnologia e Cosmetologia e Estética, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Gastronomia.

• Campus Tubarão
Avenida José Acácio Moreira, nº 787, Bairro Dehon, Tubarão-SC

Arquitetura e Urbanismo, Agronomia, Administração, Ciências Biológicas, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Civil, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Petróleo, Fisioterapia, Física, Farmácia, Geografia, História, Jornalismo, Letras-Português, Medicina, Medicina Veterinária, Matemática, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Pedagogia, Química, Relações Internacionais, Sistemas de Informação, Serviço Social, Tecnologia em Design de Moda, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia e Cosmetologia e Estética, Tecnologia em Marketing, Tecnologia em Gastronomia, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Redes de Computadores, Tecnologia em Gestão Financeira e Tecnologia em Processos Gerenciais.

• Unidade Florianópolis – Trajano e Dib Mussi
Rua Trajano, nº 219, Centro, Florianópolis-SC
Antônio Dib Mussi, nº 366, Centro, Florianópolis-SC

Arquitetura e Urbanismo, Administração, Ciência da Computação, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia em Processos Gerenciais.

• Unidade Araranguá
Rodovia Jorge Lacerda, SC-449, KM 35,4, Jardim das Avenidas, Araranguá-SC

Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Geografia, História, Tecnologia em Gestão Comercial.

• Unidade Içara
Rua Linha Três Ribeirões, s/nº, Loteamento Centenário, Bairro Liri, Içara-SC

Administração, Serviço Social, Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Gestão Financeira e Direito.

• Unidade Imbituba
Rua Santana, nº 397, Vila Nova, Imbituba-SC

• Unidade Braço do Norte
Rodovia SC 48/2, KM 05, Caixa Postal 02, Braço do Norte-SC

Administração; Ciências Contábeis; Direito; Tecnologia em Comércio Exterior; Tecnologia em Processos Gerenciais. 

• Campus Unisul Virtual
Avenida dos Lagos, nº 41, Centro Empresarial Pedra Branca, Cidade Universitária Pedra Branca, Palhoça-SC

• Fundação Unisul
Avenida Marcolino Martins Cabral, nº 39, Centro, Tubarão-SC

INFRAESTRUTURA
A instituição possui em seus campi e unidades de ensino salas de aulas com auditórios e laboratórios especializados para as práticas e pesquisas dos respectivos cursos ofertados, biblioteca com acervo diversificado e atualizado, salas de multimídia, um centro de práticas naturais, complexo esportivo com piscinas e diferentes quadras de esporte, laboratórios de informática, sala de eventos, escritório modelo de Direito, lanchonete e até um shopping acadêmico com amplas instalações, onde é possível encontrar restaurantes, lanchonetes, salas de reprografia especializadas e mais uma série de serviços de conveniência. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

FORMAS DE INGRESSO

• Vestibular Tradicional
O certame no formato tradicional da Unisul é realizado através do Vestibular da Acafe, que também aplica provas para o preenchimento de vagas em outras instituições de ensino superior do estado de Santa Catarina, de forma semestral. Os inscritos neste processo seletivo geralmente passam por uma prova constituída por 63 perguntas objetivas referentes a disciplinas estudadas durante o Ensino Médio mais a confecção de uma redação. 

• Histórico Escolar
Além dos testes no formato tradicional, os estudantes também podem ingressar na Universidade por meio da análise do histórico escolar do Ensino Médio.

• ProUni
O Programa Universidade para Todos (ProUni) é outra forma de ingresso da Unisul, que oferece bolsas de estudo parciais ou integrais a estudantes com renda familiar, por pessoa, de um e meio até três salários mínimos. Para se candidatar, o vestibulando tem que ter participado do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com desempenho superior a 450 pontos e se inscrever dentro dos prazos estabelecidos.

• Enem
A instituição já utilizou as notas do Enem como forma de ingresso nos cursos de graduação. No entanto, no momento, ele não vem sendo utilizado, a não ser por meio do ProUni e Fies.

•Fies
A Unisul também é credenciada ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A solicitação de financiamento agora deve ser feita em período estipulado pelo programa, através do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES). Outra exigência é que os alunos somente poderão ter acesso ao programa se tiverem alcançado média de 450 pontos nas cinco notas do Enem e pontuação diferente de zero na redação. 

Em seguida ao período de inscrições, o estudante deve validar suas informações na Universidade e formalizar a contratação com um agente financeiro. O benefício pode ser parcial ou integral.

•Ensino a Distância
A instituição também oferta cursos de graduação na modalidade de Ensino a Distância (EaD), por meio da Unisul Virtual, com polos distribuídos e diversas regiões do país. Dentre os cursos oferecidos neste formato estão: Administração, Agronegócio, Ciências Aeronáuticas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Institucional, Comércio Exterior, Direito, Filosofia, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão Pública, Gestão da Produção Industrial, Gestão de Cooperativas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Tecnologia da Informação, Informática, Logística, Marketing, Matemática, Pedagogia, Processos Gerenciais, Produção Multimídia, Programa de Formação Pedagógica em Filosofia, Segurança Pública, Segurança no Trânsito, Serviço Social, Serviços Penais, Sistemas para Internet, Turismo. 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site

REDES SOCIAIS
Twitter | Facebook | Youtube | Instagram

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa