Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Universidades
  3. São Paulo
  4. Universidade de São Paulo – USP

Universidade de São Paulo – USP

Corpo discente da USP é composto por 90 mil estudantes, sendo 60 mil só da graduação. Universidade contempla sete municípios paulistas.

Publicado por Wanja Borges , Silvia Tancredi
Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo
Crédito da Imagem: Divulgação: USP

A Universidade de São Paulo (USP) foi criada em 25 de janeiro de 1934 mediante a união da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da Escola Politécnica de São Paulo, da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Faculdade de Medicina, da Faculdade de Direito e da Faculdade de Farmácia e Odontologia.

Considerada a maior instituição de ensino e de pesquisa do Brasil, a USP também é uma das maiores universidades da América Latina. Ao todo, a Universidade de São Paulo oferece 250 cursos de graduação nas cidades de São Paulo, Bauru, São Carlos, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão Preto. 

Os processos seletivos da USP, organizados pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), são considerados os maiores e mais difíceis do Brasil. No vestibular de 2023, foram oferecidas 8.230 vagas, as quais foram disputadas por mais de 104 mil estudantes.

O vestibular da Fuvest também é o mais concorrido do país. O curso de Medicina é o mais procurado e chega a ter mais de 154 candidatos por vaga.

Campus

•    Campus São Paulo - Leste
Rua Arlindo Bettio, nº 1.000, Ermelino Matarazzo, São Paulo – SP
Site
Telefone: (11) 3091-1004 
E-mail: alunos-each@usp.br

Ciências da Atividade Física, Ciências da Natureza, Gerontologia, Gestão Ambiental, Gestão de Políticas Públicas, Lazer e Turismo, Marketing, Obstetrícia, Sistemas de Informação e Tecnologia Têxtil e da Indumentária. 

•    Campus São Paulo - Cerqueira César
Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, nº 419, Cerqueira César, São Paulo – SP
Site
Telefone: (11) 3061-7532 / 7733 / 7449
E-mail: gradee@usp.br 

Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Saúde Pública e Terapia Ocupacional. 

•    Campus São Paulo - Centro
Largo São Francisco, nº 95, São Paulo – SP
Site
Telefone: (11) 3111-4046
E-mail: gfd@usp.br 

Direito.

•    Campus São Paulo - Cidade Universitária
Avenida Professor Almeida Prado, nº 1.280, Butantã, São Paulo – SP
Site
Telefone: (11) 3091-4600 / 4607
E-mail: pusp.c@usp.br

Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Astronomia, Audiovisual, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Ciências Fundamentais para a Saúde, Ciências Sociais, Comunicação Social, Contabilidade, Design, Economia, Educação Ambiental, Educação Física, Educomunicação, Engenharia, Esporte, Estatística, Farmácia-Bioquímica, Filosofia, Física, Geociências, Geofísica, Geografia, Geologia, História, Letras, Matemática, Matemática Aplicada, Matemática Aplicada e Computacional, Medicina Veterinária, Meteorologia, Música, Oceanografia, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Ambiental, Relações Internacionais e Turismo. 

•    Campus Bauru
Alameda Dr. Octávio P. Brisola, nº 9 a 75, Vila Universitária, Bauru – SP
Telefone: (14) 3235-8394

Fonoaudiologia, Medicina e Odontologia. 

•    Campus Lorena
Estrada Municipal do Campinho, s/nº, Lorena – SP
Site
Telefone: (12) 3159-5136 
E-mail: dta@dta.eel.usp.br 

Engenharia Ambiental, Engenharia Bioquímica, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Física e Engenharia Química.

•    Campus Piracicaba
Avenida Pádua Dias, nº 11, Piracicaba – SP
Site
Telefone:  (19) 3429-4158 / 4328
E-mail: sagradua@esalq.usp.br

Administração, Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental.

•    Campus Pirassununga
Avenida Duque de Caxias Norte, nº 225, Pirassununga – SP
http://www.usp.br/pusp-p/index2.php ou caprefeitura@fzea.usp.br 
(19) 3565-4000 

Engenharia de Alimentos, Engenharia de Biossistemas, Medicina Veterinária e Zootecnia.

•    Campus Ribeirão Preto
Avenida dos Bandeirantes, nº 3.900, Monte Alegre, Ribeirão Preto – SP
http://www.ribeirao.usp.br
(16) 3602-3525

Administração, Biologia, Ciências da Informação e Documentação, Contabilidade, Direito, Economia, Economia Empresarial e Controladoria, Educação Física e Esportes, Enfermagem, Farmácia, Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Informática Biomédica, Matemática Aplicada a Negócios, Medicina, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Forense, Química Tecnológica, Biotecnologia e Agroindústria e Terapia Ocupacional. 

•    Campus São Carlos
Avenida Trabalhador São Carlense, nº 400, Arnold Schimidt, São Carlos – SP
http://www.saocarlos.usp.br
(16) 3373-8021 

Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais e Manufatura, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Elétrica (Eletrônica), Engenharia Elétrica (Sistemas de Energia e Automação), Engenharia Mecânica (Materiais Metálicos), Engenharia Mecânica (Mecânica Plena), Engenharia Mecânica (Projetos), Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Computação, Estatística, Matemática, Matemática Aplicada e Computação Científica, Informática, Ciências de Computação, Ciências Exatas (Física), Ciências Exatas (Matemática), Ciências Exatas (Química), Física (Informática), Física (Óptica e Fotônica), Física (Teórico-Experimental), Ciências Físicas e Biomoleculares, Física Computacional, Química (Fundamental), Tecnologia em Química de Alimentos, Tecnologia em Química Ambiental, Tecnologia em Química de Gestão de Qualidade e Tecnologia em Química de Materiais. 

INFRAESTRUTURA
O Complexo Universitário da USP é constituído por 10 campi, sendo que quatro estão localizados na capital paulista e os demais no interior do estado. Sua área territorial é de aproximadamente 76.314.505m² e sua área edificada é constituída por 1.757.193 m². A instituição conta, ainda, com 42 departamentos de ensino e pesquisa, 33 órgãos centrais de direção e serviços, 06 institutos especializados, 04 hospitais e 04 museus. Seu Sistema de Bibliotecas é composto por quase 50 unidades, Restaurantes Universitários, Empresas Juniores, Postos Bancários, Museu de Arqueologia e Etnologia, Museu de Arte Contemporânea, Museu de Zoologia, Museu Paulista, Cinema, Centro de Preservação Cultural, Teatro, Rádio, TV, Editora, Livrarias, Hospital Universitário, Unidades Básicas de Saúde e Centro de Práticas Esportivas são alguns dos espaços físicos que compõem a infraestrutura da Universidade. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

O Vestibular Tradicional da USP, realizado anualmente, é organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). As provas são aplicadas em duas etapas e constituídas, respectivamente, por 90 questões objetivas sobre conhecimentos gerais e duas provas analítico-expositivas, aplicadas em dois dias. Veja a divisão:

1º dia: 10 questões de português e uma redação
1º dia: 12 questões de duas a quatro disciplinas específicas ao curso

•    Sistema de Cotas 

Atualmente, as vagas na USP são distribuídas em 55% para a ampla concorrência e os outros 45% para as cotas. Estas destinam-se aos estudantes que tenham cursado de forma integral o Ensino Médio em escolas públicas do Brasil.

Dentro das vagas reservadas para os cotistas, 37,5% são para os candidatos de escolas públicas autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Obedecendo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o percentual é definido conforme a proporção desses grupos na população do Estado de São Paulo.

Os candidatos devem informar no momento da inscrição em qual modalidade se encaixam. Serão três opções:

-Ampla concorrência (AC)
-Ação Afirmativa Escola Pública (EP)
-Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI)

•    Inclusp e Pasusp O Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp) foi a primeira forma de benefício em que a Fuvest adotou. Ele concedia até 25% de bônus, na primeira fase do vestibular, para estudantes que cursaram integralmente o Ensino Médio na rede pública. Já os estudantes do 3º ano, inscritos no Programa de Avaliação Seriada da USP (PASUP), poderiam obter outro bônus de até 15%. Se participassem do PASUP e do vestibular tradicional como treineiro, o bônus poderia ter um adicional de 5%. 

O Programa de Avaliação Seriada da USP (PASUP) era voltado para alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio e tinha como proposta a conversão do desempenho de alunos oriundos de escolas públicas na prova em bônus para o vestibular. O bônus podia chegar até 15%, dependendo da pontuação obtida nas provas da FUVEST. O teto para o 2º ano era de 5% e o do 3º ano de 10%. 

Com a inclusão do sistema de cotas, em 2018, todos os programas de bonificação foram extintos e a universidade agora conta com a reserva de vagas para os estudantes cotistas.

•   Enem

Em novembro de 2022, o Conselho Universitário da USP aprovou a implementação do sistema Enem-USP. As notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão ser utilizadas para concorrer às vagas em cursos de graduação. 

Com isso, a universidade deixa de utilizar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que havia sido adotado em 2015.

A mudança passa a valer para o ingresso a partir do primeiro semestre de 2023.

•    Ensino a Distância 
Desde 2011, a USP oferece cursos de graduação na modalidade semipresencial. O primeiro, Licenciatura em Ciências por EaD, foi oferecido dentro do programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Atualmente, a instituição oferece, nesta modalidade, os cursos de Licenciatura em Ciências e a especialização em Ética, Valores e Saúde na Escola. A seleção dos ingressantes também é feita pela FUVEST. 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Youtube | RSS | Issuu | Instagram

Assista às nossas videoaulas

Veja também

MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023
MEC divulga edital do Prouni 2024
É possível conquistar bolsas de estudo através da sua nota do Enem
Resultado do Enem 2023 está liberado
Provas do Enem 2023 foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Veja como e onde usar as notas do Enem
Resultado do Enem 2023 será liberado amanhã (16)
Provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 aconteceram nos dias 5 e 12 de novembro