Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. São Paulo
  4. Universidade São Francisco - USF

Universidade São Francisco - USF

Criada em 1845, a USF oferece hoje mais de 60 cursos de graduação distribuídos em 5 unidades

Publicado por Letícia Oliveira
Fachada do Campus de Campinas
Fachada do Campus de Campinas

A Universidade São Francisco é uma instituição privada de ensino superior. Reconhecida como universidade somente em 1985, sua história teve início muito antes. Em 1945 a Casa Nossa Senhora da Paz (CNSP- ASF), mantenedora da USF, foi criada a fim de proporcionar educação e assistência aos moradores carentes do bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro. Três anos depois a CNSP- ASF foi reconhecida como instituição de utilidade pública e vinte anos mais tarde como entidade beneficente de assistência social. 

No ano de 1976, a sede da CNSP-ASF foi transferida para Bragança Paulista, em São Paulo, passando assim a assumir a coordenação do Instituto de Ensino Superior da Região Bragantina. Em 1985, por meio de uma portaria ministerial, as Faculdades Franciscanas passaram a ser reconhecidas como Universidade São Francisco (USF). 

Atualmente, além da unidade de Bragança Paulista a universidade conta com outros quatro campi, dois em Campinas (Swift e Cambuí), um em Itatiba e outro em São Paulo. 

CAMPUS
• Bragança Paulista: Avenida São Francisco de Assis, 218 – Jd. São José, Bragança Paulista – SP. Telefone: (11) 2454-8000.

Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Química Industrial, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, Tecnologia em Gestão da Qualidade, Tecnologia em Logística e Tecnologia em Processos Gerenciais.

• Campinas – Unidade Cambuí: Rua Cel. Silva Teles, 700 (Prédio C) – Cambuí, Campinas SP. Telefone: (19) 3779-3374.

Administração, Direito. Educação Física e Tecnologia em Gastronomia

• Campinas – Unidade Swift: Rua Waldemar César da Silveira, 105 – Vila Cura D'Ars (SWIFT), Campinas – SP. Telefone: (19) 3779-3319.

Administração, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. 

• Itatiba: Rua Alexandre Rodrigues Barbosa, 45 – Centro, Itatiba – São Paulo. Telefone: (11) 4534-8000.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Industrial – Modalidade Mecânica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Psicologia e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 

• São Paulo: Rua Antonieta Leitão, 129 – Freguesia do Ó, São Paulo. Telefone: (11) 3411-2950.

Administração, Direito, Educação Física, Psicologia e Serviço Social. 

INFRAESTRUTURA
A Universidade São Francisco oferece a seus alunos uma estrutura com 238 salas de aula, 176 laboratórios e 7 bibliotecas que ao todo disponibilizam 237.615 volumes e 1.329 periódicos impressos. Com cinco unidades, o campus de Bragança Paulista se destaca pelos seus mais de 40 mil metros quadrados de área construída, além de possuir quatro bibliotecas e o Hospital Universitário São Francisco. 

ENSINO A DISTÂNCIA
Em 2014 a Universidade São Francisco criou seu primeiro curso na modalidade à distância: Tecnologia de Processos Gerenciais. O Polo para encontros presenciais fica instalado no campus Bragança Paulista.

FORMAS DE INGRESSO

• Vestibular
Acontece duas vezes por ano. No ato da inscrição o candidato deve escolher entre a prova eletrônica, mais conhecida como agendada, ou pelo vestibular tradicional. Para o curso de Medicina a seleção é feita somente pelo processo tradicional. 

• Enem
O aproveitamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é utilizado em pelo menos uma fase em cada processo seletivo. 

BOLSAS DE ESTUDO

• ProUni
A Universidade São Francisco possui oferta bolsas de estudos parciais e integrais através de convênio com o Programa Universidade para Todos (ProUni).

• FIES
A universidade também utiliza o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) que permite o financiamento de até 100% do valor do curso. O egresso pode solicitar o subsídio em qualquer período da graduação. 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter

Veja também

MEC amplia prazo de inscrições para o SiSU 2020/1
Datas foram alteradas para quem tiver problemas por causa de erros apresentados na correção do Enem 2019

UVA (CE) solta resultado do Vestibular 2020/1
Todos os aprovados no Vestibular também deversão se matricular nos dias 17 e 18 de fevereiro, de acordo orientações e documentos exigidos e listados no Edital.

UnB: acesse resultado da 2ª Certificação de Habilidades 2019
Documento é obrigatório para interessados em cursos das áreas de Arquitetura, Artes, Design e Música

IFMT publica 2ª chamada do Vestibular 2020
Convocados devem fazer registro acadêmico a partir de amanhã (21). Prazo segue até dia 23.

Univesp solta relação de aprovados no seu Vestibular 2020
As provas foram aplicadas das 13h às 18h em 1º de dezembro do ano passado para cerca de 55 mil candidatos.

Enem 2019: notas erradas podem atingir até 30 mil estudantes
O Instituto informou, na noite de ontem, que todos os candidatos que se sentiram lesados e quisessem questionar a correção das provas do Enem 2019 deveriam enviar um e-mail específico até às 10h de hoje.

Resultado do PAES 2020 da UEMA está disponível
As provas do PAES 2020 foram aplicadas em 20 de outubro (1ª fase) e 24 de novembro (2ª fase). O cronograma de matrículas e das demais chamadas ainda não foi liberado.

Hoje (20) é o último dia para se inscrever no Vestibular 2020 da Unir (RO)
Somente podem se inscrever estudantes que fizeram o Enem 2019, uma vez que eles serão avaliados por essas notas.

Chegam ao fim as inscrições do Vestibular 2020 da Unifap via Enem
Somente podem se inscrever candidatos que fizeram as provas do Enem 2018 ou 2019, uma vez que eles serão avaliados por meio dessa notas.

Unicamp 2020: provas de Habilidades Específicas começam a ser aplicadas
Devem realizar as provas os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música.

UFT recebe pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2020/2
Os interessados podem fazer a solicitação até o próximo dia 23. É preciso apresentar documentos comprobatórios das condições exigidas pela UFT.

Enem 2019: somente 53 participantes tiram nota 1.000 na redação
"Democratização de acesso ao cinema no Brasil" foi o tema. Notas foram divulgadas no início da manhã de hoje.