Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Universidades
  3. Rio Grande do Sul
  4. Universidade do Passo Fundo – UPF

Universidade do Passo Fundo – UPF

Universidade comunitária e filantrópica, a UPF baseia suas ações em ensino, pesquisa e extensão.

Publicado por Wanja Borges
UPF beneficia pessoas de mais de 100 municípios do norte gaúcho
UPF beneficia pessoas de mais de 100 municípios do norte gaúcho

Com a missão de produzir e difundir conhecimentos que promovam a melhoria da qualidade de vida e formar cidadãos competentes, com postura crítica, ética e humanista, preparados para atuar como agentes transformadores, é que a Universidade de Passo Fundo (UPF) foi criada em 1968. Mantida pela Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), entidade filantrópica e sem fins lucrativos, a instituição oferece cerca de 60 opções de cursos de graduação.

Atualmente, a Universidade beneficia pessoas de mais de 100 municípios do norte gaúcho. Hoje, mais de 20 mil alunos compõem o corpo discente da faculdade, que é referência principalmente nas áreas da saúde, agronomia e tecnologia. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2010, a UPF foi reconhecida com conceito 3. Já no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o curso de medicina obteve média 5, ocupando a 16ª posição. Já Agronomia, Odontologia e Serviço Social foram avaliados com conceito 4. 

 


CAMPUS
•    Campus Passo Fundo
BR 285, São José, Passo Fundo – RS
informacoes@upf.br
(54) 3316-7000

Administração, Agronegócio, Agronomia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnológico), Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior (Tecnológico), Design de Moda (Tecnológico), Design de Produto (Tecnológico), Design Gráfico (Tecnológico), Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Estética e Cosmética (Tecnológico), Fabricação Mecânica (Tecnológico), Farmácia, Filosofia, Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geografia, Geoprocessamento (Tecnológico), Gestão de Recursos Humanos (Tecnológico), História, Jornalismo, Letras (Português/Espanhol e Respectivas Literaturas), Letras (Português/Inglês e Respectivas Literaturas), Logística, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Música, Música (Canto), Música (Instrumento), Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Química, Secretariado Executivo, Serviço Social e Sistemas para Internet (Tecnológico). 

 

    Campus Carazinho
Rua Diamantino Tombini, nº 300, Bairro Oriental, Carazinho - RS
campuscarazinho@upf.br
(54) 3330-3550

Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Produção Mecânica, Gestão Comercial (Tecnológico) e Pedagogia.

 

•    Campus Casca
Rua Barão do Rio Branco, nº 375, Centro, Casca - RS
campuscasca@upf.br
(54) 3347 1003

Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnológico), Ciências Contábeis, Direito e Gestão Comercial (Tecnológico). 

 

•    Campus Lagoa Vermelha
Rua Protásio Alves, nº 50, Bairro Alto Pedregal, Lagoa Vermelha - RS
campuslagoa@upf.br
(54) 3358-6950

Administração, Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia.

 

•    Campus Palmeira das Missões
Rua Francisco Ferreira Martins, nº 360, Bairro Lutz, Palmeira das Missões - RS
campuspalmeira@upf.br
(55) 3742 8550

Administração, Educação Física e Pedagogia.

 

•    Campus Sarandi
Avenida Expedicionário, nº 64 A, Sarandi – RS
campussarandi@upf.br
(54) 3361 5250

Administração, Ciências Contábeis e Direito. 

 

•    Campus Soledade
Avenida Marechal Floriano Peixoto, nº 3.033, Bairro Missões, Soledade - RS
upfsoledade@upf.br
(54) 3381 9200

Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física e Pedagogia. 

 

 

INFRAESTRUTURA
A UPF é constituída por sete complexos educacionais, localizados no município de Passo Fundo e Região, e 9 bibliotecas setoriais, além da unidade central. Também integram sua infraestrutura espaços como o Biotério, Museu Zoobotânico, Zoológico, Agências Experimentais de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV; Hospital Veterinário, Ginásio, Piscinas, Campos de Futebol, Editora, Empresa Júnior e muito mais. A instituição também conta com uma emissora de televisão em canal aberto e duas emissoras de rádio FM. Além disso, a Universidade foi a primeira instituição de ensino superior do estado a possuir uma infraestrutura completa de geração de sinal para TV Digital. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 


FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

A Universidade trabalha com duas opções em seus Vestibulares. A primeira é constituída apenas por prova de redação, cuja duração é de uma hora e 30 minutos. O segundo se refere ao vestibular tradicional, composto por 72 questões objetivas sobre Conhecimentos Gerais, mais Redação. A instituição também recebe inscrições de treineiros nesta modalidade. 

 

•    Enem
Candidatos inscritos nas duas modalidades de Vestibular podem optar pelo aproveitamento do desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas três últimas edições. No primeiro caso, o aluno fica dispensado da prova de redação, mas seu comparecimento aos locais de prova é obrigatório para assinar a ata. No segundo, a nota do Exame pode compor a média final de classificação, juntamente com a média do Vestibular. 

 

•    Programa Recomeçar
Candidatos com idade mínima de trinta anos e ensino médio concluído também contam com uma forma de ingresso especial: o Programa Recomeçar. Neste caso, 10% das vagas em diferentes cursos de graduação são destinadas para este grupo. A seleção é feita por meio de prova de Redação. 

 

•    Prouni 
O Programa Universidade para Todos (Prouni) também é adotado pela UPF. Através do Programa, estudantes com renda familiar, por pessoa, de um e meio até três salários mínimos podem garantir bolsas de estudo parciais ou integrais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Para se candidatar, o vestibulando tem que ter participado do último Enem, com desempenho superior a 400 pontos. 

 

•    Fies
A Universidade também é credenciada ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A solicitação pode ser feita em qualquer período do ano, através do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES). Em seguida, o estudante deve validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da UPF e, em seguida, formalizar a contratação com um agente financeiro. O benefício pode ser parcial ou integral.

 

•    Ensino a Distância 
O UPF Virtual é um ambiente adotado pela Universidade como apoio às disciplinas presenciais, sem a liberação da presença dos alunos das aulas, e como suporte básico para a realização de atividades a distância solicitadas nas disciplinas semipresenciais. Atualmente, 35 cursos de graduação são oferecidos nesta modalidade. 

 


PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

 

 

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Youtube | Orkut

 

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023