Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. São Paulo
  4. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Unifesp realiza o Vestibular Misto mas também utiliza as notas do Enem, além de oferecer vagas via SiSU.

Publicado por Érica Caetano
Unifesp foi criada a partir da Escola Paulista de Medicina
Unifesp foi criada a partir da Escola Paulista de Medicina

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), instituição pública de ensino superior, foi fundada em 1933, a partir da Escola Paulista de Medicina. Federalizada em 1956 e transformada em universidade em 1994, a instituição encontra-se presente em seis municípios paulistas.  

Atualmente, mais de 50 cursos são oferecidos pela Universidade com o objetivo de levar ensino universitário gratuito e de qualidade a outras regiões do Estado de São Paulo. Nesse sentido, a instituição conta, hoje, com quase 10 mil alunos e mais de mil docentes. 

Campus e cursos

Campus Baixada Santista
Rua Silva Jardim, nº 136, Vila Mathias, Santos – SP
www.baixadasantista.unifesp.br 
(13) 3878-3700 / 5000 

Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia De Petróleo, Fisioterapia, Interdisciplinar Em Ciência E Tecnologia Do Mar, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Campus Diadema
Rua Prof. Artur Riedel, nº 275, Jardim Eldorado, Diadema – SP
www.unifesp.br/home_diadema 
(11) 3319-3300

Ciências, Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Engenharia Química, Farmácia, Química e Química Industrial.

Campus Guarulhos
Estrada do Caminho Velho, nº 333, Bairro dos Pimentas, Guarulhos – SP
http://humanas.unifesp.br/home 
(11) 3381-2000

Ciências Sociais,  Filosofia, História, Letras Português, Ciências Sociais Bacharelado, Filosofia Bacharelado, História Bacharelado, Letras e Pedagogia.

Campus Osasco
Rua Angélica, nº 100, Jardim das Flores, Osasco – SP
secretaria.osasco@unifesp.br
(11) 3654-0768

Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais. 

Campus São José dos Campos
Rua Talim, nº 330, São José dos Campos – SP
www.sjc.unifesp.br/portal 
(12) 3309-9500

Biotecnologia, Ciência Da Computação, Engenharia Biomédica, Engenharia De Computação, Engenharia De Materiais, Interdisciplinar Em Ciência E Tecnologia e Matemática Computacional.

•    Campus São Paulo
Rua Botucatu, nº 726, São Paulo – SP
www.Unifesp.br/homevila 
(11) 5576-4000

Biomedicina, Tecnologia Em Informática Em Saúde,  Tecnologia Em Radiologia, Tecnologia Oftálmica, Enfermagem, Fonoaudiologia e Medicina.

Cursos a distância

A Unifesp não possui cursos de graduação a distância, mas algumas disciplinas são ministradas na plataforma Moodle. Mais informações em ead.unifesp.br.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

INFRAESTRUTURA

O Complexo Universitário da Unifesp é constituído por 06 campi, localizados na Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, Osasco, São José dos Campos e São Paulo. Em Guarulhos, as atuais instalações da Universidade ocupam um terreno de 19 mil m² e 12 mil m² de área construída. A instituição conta com cerca de 30 anfiteatros, 14 centros acadêmicos, 05 associações atléticas, 04 bibliotecas, uma Escola de Enfermagem, uma Escola de Medicina, um Hospital Universitário, restaurantes e moradias universitárias, dentre outros espaços físicos.

Vestibular

A Unifesp utiliza o Sistema de Seleção Misto como forma de ingresso em seus cursos de graduação. Neste caso, as provas são aplicadas em duas etapas, sendo que a primeira é constituída pelo desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a segunda por 30 questões de Língua Portuguesa, 15 de Língua Estrangeira, Redação e 20 questões de natureza analítico-expositiva sobre Conhecimentos Específicos. 

Sisu e Enem

A Unifesp realizava seu próprio processo seletivo até 2009. A partir desta data, a instituição deu liberdade para cada Comissão de Curso optar entre duas formas de ingresso: Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e Vestibular Misto. O SiSU utiliza o desempenho obtido na última edição do Enem como único critério de seleção dos candidatos. No Vestibular Misto, o Enem é a primeira etapa.

Cotas

A Unifesp reserva 50% de suas vagas a estudantes que tenham cursado, integralmente, o ensino médio em escolas públicas. Dentro desse percentual, há oito categorias de reservas de vagas, que podem ser referentes a renda social, racial, deficiência e outros. Saiba mais na Lei de Cotas.

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular 

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Instagram | Youtube

Veja também

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.

Edital do Enem 2020 é divulgado
Solicitações de isenção de taxa terão início no dia 06 de abril.

UECE terá novo prazo de inscrição do Vestibular 2020/2
Também será divulgado um novo cronograma de provas, já que o calendário atual foi suspenso devido da pandemia da covid-19.