Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Universidades
  3. Rio Grande do Sul
  4. Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Composta por uma infraestrutura diferenciada, UFSM atende, prioritariamente, a população da região Centro-Oeste do Rio Grande do Sul.

Publicado por Wanja Borges
UFSM foi pioneira na interiorização do ensino superior
UFSM foi pioneira na interiorização do ensino superior

Localizada no centro geográfico do Rio Grande do Sul e a quase 300 km da capital rio-grandense, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi criada em 1960 pelo Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho, mas instalada oficialmente somente em março de 1961 no centro da cidade. Pioneira na interiorização do Ensino Superior, a instituição foi idealizada com a proposta de construir e difundir conhecimento, tendo como premissa a formação de pessoas capazes de inovar e de contribuir com o desenvolvimento da sociedade de modo sustentável. 

Hoje com quase dois mil docentes, três mil servidores técnico-administrativos e cerca de 30 mil alunos, a UFSM atua prioritariamente na região centro-oeste do Rio Grande do Sul, facilitando o acesso desse público à Universidade. Em 2010, a instituição foi reconhecida com conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), ficando em 20ª posição entre as melhores universidades do país. No Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), 13 cursos da UFSM foram avaliados com nota 4 e 5. Os cursos de Odontologia, Medicina, Agronomia e Farmácia foram reconhecidos com conceito máximo.  

CAMPUS
•    Campus Santa Maria

Avenida Roraima, nº 1.000, Cidade Universitária, Bairro Camobi, Santa Maria – RS
http://www.ufsm.br/ 
(55) 3220-8000
 
Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Artes Cênicas (Direção Teatral ou Interpretação Teatral), Artes Visuais (Desenho e Plástica), Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Produção Editorial), Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Comunicação Social (Relações Públicas), Dança, Desenho Industrial (Programação Visual), Desenho Industrial (Projeto de Produto), Direito, Educação Especial, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Acústica, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária e Ambiental, Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geografia, História, Letras (Português e Literaturas de Língua Portuguesa), Letras (Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola), Letras (Inglês e Literaturas de Língua Inglesa), Letras (Português e Literaturas de Língua Portuguesa), Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Meteorologia, Música (Canto ou Instrumento), Música, Música e Tecnologia, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Industrial, Relações Internacionais, Serviço Social, Sistemas de Informação, Sociologia, Teatro, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Fabricação Mecânica, Tecnologia em Geoprocessamento, Tecnologia em Gestão de Cooperativas, Tecnologia em Processos Químicos, Tecnologia em Redes de Computadores, Tecnologia em Sistemas para Internet, Terapia Ocupacional, Zootecnia.   

•    Campus Frederico Westphalen
Rua 7 de setembro, s/nº, BR 386, Km 40
http://www.cesnors.ufsm.br/ ou http://www.cafw.ufsm.br
(55) 3744-8964 – Ramal 8720

Agronomia, Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Relações Públicas – Ênfase em Multimídia), Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Sistemas de Informação, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Sistemas para Internet.  
 
•    Campus Palmeira das Missões
Centro de Educação Superior Norte (CESNORS)
Av. Independência, nº 3.751, Bairro Vista Alegre
http://www.cesnors.ufsm.br/ 
(55) 3742-8802 / 5174

Administração, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Enfermagem, Nutrição, Zootecnia.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

•    Campus Silveira Martins
Unidade Descentralizada de Educação Superior (UDESSM)
Rua Francisco Guerino, nº 407, Silveira Martins – RS
http://www.ufsm.br/udessm ou udessm@ufsm.br
(55) 3224-4701

Administração, Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão de Turismo, Tecnologia em Processos Gerenciais. 

INFRAESTRUTURA
O campus universitário da UFSM conta com 281.614 metros quadrados de área construída. Hoje, a Universidade é constituída por 25 auditórios, agências bancárias, 12 lanchonetes, dois restaurantes universitários, biblioteca central com quase 100 mil volumes, bibliotecas setoriais, museus, planetários e muito mais. Hospital Universitário, Hospital Veterinário e Farmácia Escola também compõem a infraestrutura da UFSM. Além disso, a instituição também oferece uma área residencial com capacidade para quase 2 mil estudantes. 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular (PSU e PSS)

O vestibular da UFSM até 2014 era dividido em Processo Seletivo Único (PSU) e Processo Seletivo Seriado (PSS). O primeiro era voltado para os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente até a data de confirmação da vaga. O vestibular ocorria durante três dias, com três provas objetivas e uma prova de Redação. As notas do Enem representavam 20% da pontuação final. 

Já o segundo (PSS) eram realizadas as provas objetivas referentes ao 1º ano do Ensino Médio ou equivalente (PS1), ao 2º ano (PS2) e ao 3º ano (PS3), conforme a inscrição do candidato, seguida de uma prova de Redação. As notas do Enem representavam 20% da pontuação do PS3. No entanto, foi anunciada a extinção imediata do PSU e gradativa do PSS, que acontecerá no final de 2016.

•    SiSU
A UFSM vai adotar a partir do Vestibular 2016-2017 o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como única forma de ingresso. Portanto, os vestibulandos precisam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer as vagas oferecidas pela instituição.

•    Sistema de Cotas 
A UFSM já segue a Lei de Cotas na íntegra, ou seja, destina 50% de suas vagas para candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino ou concluíram através do Enem, sendo metade para pessoas com renda familiar mensal superior a 1,5 salário-mínimo per capital e metade para abaixo desse valor. Dentro dessa divisão há ainda vagas reservadas para negros, pardos e indígenas.

•    Ensino a Distância 
A UFSM oferece cursos de graduação, pós-graduação e de extensão na modalidade Ensino a Distância, através do Projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB), iniciativa do Ministério da Educação instituída em 2005. Dentre os cursos de graduação oferecidos neste formato estão Administração Pública, Educação Especial, Licenciatura em Física, Letras (Espanhol/Literatura e Português/Literatura), Pedagogia, Licenciatura em Sociologia e Tecnólogo em Agricultura Familiar e Sustentabilidade. 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Site 50 anos

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Orkut

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa