Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Santa Catarina
  4. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

UFSC conta com 11 unidades universitárias nos municípios de Florianópolis, Araranguá, Curitibanos e Joinville.

Publicado por Wanja Borges
Campus de Florianópolis da UFSC
Campus de Florianópolis da UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi criada em dezembro de 1960, sob o nome de Universidade de Santa Catarina. Resultado da junção de outras sete faculdades, a instituição já contava com quase mil alunos e 50 docentes nos primeiros meses de funcionamento. Em agosto de 1965, a UFSC conquistou a denominação de universidade federal e com a reforma universitária de 1969 adquiriu sua estrutura administrativa atual, composta por 11 unidades universitárias. Em 2009, teve sua estrutura ampliada a outros três campi. 

Considerada a quinta melhor instituição de ensino superior da América Latina pelo Webometrics Ranking of World Universities, a UFSC conta, hoje, com mais de 40 mil alunos e três mil docentes.  No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2010, a Universidade obteve conceito 4. Já no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), grande parte dos oito cursos avaliados ficou com nota 4. Agronomia obteve nota máxima no Exame e o 8º lugar no ranking nacional. Já Educação Física, Farmácia, Nutrição e Odontologia foram conceituados com média 4.  

CAMPUS
•    Campus Florianópolis

Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, Trindade, Florianópolis – SC
http://ufsc.br
(48) 3721-9000

Administração, Antropologia, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Artes Cênicas, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Econômicas, Ciências Rurais, Ciências Sociais, Cinema, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Produção Elétrica, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária e Ambiental, Farmácia, Filosofia, Física, Fonoaudiologia, Geografia, Geologia, História, Jornalismo, Letras (Língua Alemã), Letras (Língua Espanhola), Letras (Língua Francesa), Letras (Língua Inglesa), Letras (Língua Italiana), Letras (Libras), Letras (Língua Portuguesa), Matemática, Matemática e Computação Científica, Medicina, Meteorologia, Museologia, Nutrição, Oceanografia, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Sistemas de Informação e Zootecnia.

•    Campus Araranguá 
Rua Pedro João Pereira, nº 150, Mato Alto, Araranguá – SC
http://ararangua.ufsc.br
(48) 3721-2170

Engenharia de Computação, Engenharia de Energia, Fisioterapia, Tecnologias da Informação e Comunicação. 

•    Campus Curitibanos 
Rodovia Ulisses Gaboardi, km 3, Curitibanos – SC
http://curitibanos.ufsc.br
(48) 3721-4166

Agronomia, Ciências Rurais, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária.

•    Campus Blumenau
Rua Pomerode, 710, Bairro Salto do Norte, Blumenau - SC
http://blumenau.ufsc.br
(47) 3232-5100

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia Têxtil, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química

•    Campus Joinville
Rua Presidente Prudente de Moraes, nº 406, Santo Antônio, Joinville – SC 
http://joinville.ufsc.br
(48) 3721-4655
    
Bacharelado Interdisciplinar em Mobilidade, Engneharia Aeroespacial, Engenharia Automotiva, Engenharia de Infraestrutura, Engenharia de Transporte e Logística, Engenharia Ferroviária e Metroviária, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Naval.

INFRAESTRUTURA
A sede da UFSC, localizada em Trindade, é dividida em 11 centros de ensino, construídos em uma área superior a 20 milhões m². Além disso, a instituição conta com outros três campi localizados em Joinville, Curitibanos e Araranguá. O complexo educacional conta com Restaurante Universitário, Biblioteca Central, Bibliotecas setoriais, Hospital Universitário, Centro de Convivência, Centro de Cultura e Eventos, Laboratórios de computação e específicos de atividades de cada curso, Museu Universitário, Planetário, Fazenda Experimental e muito mais. 

FORMAS DE INGRESSO

•    Vestibular Tradicional
A UFSC realiza seu Vestibular Tradicional com o objetivo de preencher 70% das vagas oferecidas pela instituição para cursos de graduação. O Processo Seletivo acontece todo ano e é organizado pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve). As inscrições são abertas, geralmente, nos meses de setembro e outubro e a prova aplicada em dezembro. 

•    Enem e SiSU 
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é utilizado pela UFSC como parte da nota de seu vestibular. O peso destinado para essa modalidade de ingresso chega a ser de 30%. Os interessados em incluir a nota no processo seletivo devem informar a preferência no processo de inscrição. Além disso, a Universidade oferece parte das vagas pelo Sistema Único de Seleção (SiSU).  

    Sistema de Cotas 
Atualmente, a UFSC destina metade das vagas do Vestibular e SiSU para candidatos que estudaram todo o ensino médio na rede pública, conforme prevê a Lei de Cotas.  

•    Ensino a Distância 
A UFSC oferece, desde 1995, os seguintes cursos de graduação pela metodologia de Ensino a Distância: Administração, Administração Pública, Biologia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Filosofia, Física, Letras (Espanhol), Letras (Inglês), Letras (Português) e Matemática. Além disso, cursos de graduação pró-licenciatura, especialização e extensão também são oferecidos.  

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | 50 anos

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Google + | Youtube 

Veja também

É hoje o Vestibular 2020/1 da UEG
Os 20.174 candidatos farão as provas das 13h10 às 17h10. Especificamente para o curso de Medicina as provas serão aplicadas das 13h10 às 18h10, somente nas cidades de Goiânia e Itumbiara. 

Provas do Vestibulinho 2020/1 das Etecs (SP) são realizadas hoje
As provas serão realizadas às 12h30. Os candidatos devem levar documento de identificação original com foto, caneta de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente), lápis preto, borracha e régua.

Provas da 2ª fase do Vestibular 2020 da Unesp têm início hoje
Os convocados farão as provas da segunda etapa até amanhã, 16 de dezembro, das 14h às 18h30, nos mesmos locais onde foi realizada a primeira etapa. 

Provas do Vestibular 2020/1 do IFPE acontecem amanhã
No dia das provas, será necessário levar Cartão de Inscrição, documento oficial de identificação com foto e em perfeito estado e caneta esferográfica de tinta na cor preta.

Uneb inicia provas do Vestibular 2020 amanhã (15)
As provas serão realizadas nos dias 15 e 16 de dezembro, ou seja, amanhã e depois. Os portões serão abertos, em ambos os dias, às 07h20 e fechados às 07h50, seguindo o horário local.

UECE: segunda fase do Vestibular 2020/1 ocorre hoje e amanhã
Os 9.695 candidatos concorrem a 2.534 vagas, das quais 1.268 são para cursos de Fortaleza e 1.266 em unidades do interior

Vestibular 2020/1 da Unicap começa neste domingo (15)
Provas seguem amanhã (16), em Recife. Previsão é resultado saia no dia 20 de dezembro. 

Cursinho gratuito da USP inscreve para turmas de 2020
Interessados nas 270 vagas devem passar por prova e entrevista socioeconômica

FGV libera resultado da 1ª fase do Vestibular 2020 de Direito
Convocados para a segunda fase participarão de um exame oral, entre 16 e 20 de dezembro, em São Paulo.

Resultado do Vestibular 2020 do Centro Universitário FEI é liberado
Agora, os selecionados deverão realizar matrículas nos dias 17 e 18 de dezembro, no campus, das 09h30 às 20h.

Inscrições para o Vestibular 2020 da UFMG para cursos com habilidades específicas encerram hoje (13)
Podem participar os estudantes que fizeram a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. A taxa é de R$ 205.

Fuvest 2020: começam hoje (13) os testes de habilidades específicas
Provas são obrigatórias para os candidatos aos cursos de Música (São Paulo e Ribeirão Preto), Artes Cênicas e Artes Visuais.