Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Rio de Janeiro
  4. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Com conceito 4 no IGC 2011, UFRRJ está entre as 50 melhores instituições de ensino superior do país, segundo o Ranking Universitário Folha.

Publicado por Wanja Borges

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) teve origem em outubro de 1910 com a Escola Superior de Agronomia e Medicina Veterinária, inaugurada oficialmente em 1913 e fechada dois anos depois sob alegação de falta de verbas. Integrada a várias Escolas por vários anos, a instituição foi nomeada como Rural apenas em 1943 e passou a denominar-se Universidade Federal Rural do Brasil em 1963. Somente em 1967 é que ficou conhecida pelo atual nome.  

Atualmente, com mais de 50 cursos de graduação, sendo dois na modalidade de ensino a distância, a Universidade conta com mais de 10 mil estudantes e mil docentes. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011, a instituição foi classificada com conceito 4, em uma escala de 1 a 5. Já no Ranking Universitário Folha, a Universidade ficou em 48º lugar entre as melhores instituições de ensino superior do país, sendo que na área de ensino e pesquisa, a UFRRJ subiu para o 32º e 36º lugar, respectivamente. 

 

 

CAMPUS
•    Campus Nova Iguaçu

Avenida Governador Roberto Silveira, s/nº, Centro, Nova Iguaçu – RJ
http://www.ufrrj.br/institutos/im ou ufrrjni@gmail.com
(21) 2669-0105 / 5661

Administração, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Direito, Geografia, História, Letras (Português/Literatura), Letras (Português/Inglês/Literatura), Matemática, Pedagogia e Turismo. 

 

•    Campus Seropédica
Rodovia BR 465, Km 7, Seropédica – RJ
http://www.ufrrj.br ou gabinete@ufrrj.br 
(21) 2681-4600

Administração, Administração Pública, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Agrícolas, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social (Jornalismo), Direito, Economia Doméstica, Educação Física, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Farmácia, Filosofia, Física, Geografia, Geologia, História, Hotelaria, Letras (Português/Literatura), Letras (Português/Inglês/Literatura), Matemática, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Sistemas de Informação e Zootecnia. 

 

•    Campus Três Rios
Avenida Alberto Lavinas (Beira Rio), nº 1847, Centro, Três Rios – RJ
http://campustresrios.blogspot.com.br ou campustresrios@gmail.com 
(24) 2255-3677

Administração, Ciências Econômicas, Direito e Gestão Ambiental. 

 

 

INFRAESTRUTURA
Atualmente, a UFRRJ está estruturada em multicampi, com sedes nos municípios de Seropédica, Nova Iguaçu, Três Rios, Campos de Goytacazes e na cidade do Rio de Janeiro. Sua sede, localizada em Seropédica, ocupa uma área de 3.439,60 hectares, sendo 212.833,43 m² de área construída. Já o Campus de Nova Iguaçu localiza-se em uma área de 44 mil m². No geral, possui o maior campus universitário da América Latina com aproximadamente 3024 hectares e um conjunto arquitetônico de 13.1346 m² de área construída. Seu Sistema de Bibliotecas é constituído por mais de 50 mil títulos e 80 mil volumes de livros. Além disso, 11 Institutos integram a infraestrutura da Universidade. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


 

FORMAS DE INGRESSO
•    Sisu e Enem

Desde 2009, a UFRRJ utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para o preenchimento de 100% das vagas oferecidas para seus cursos de graduação, exceto os que exigem teste de habilidades específicas. Neste caso, o desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é utilizado como critério de seleção. O cronograma do processo seletivo é definido e divulgado pelo próprio Ministério da Educação. 

 

•    Sistema de Cotas 
Com a aprovação da Lei de Cotas, a UFRRJ decidiu destinar, a partir de 2013, 50% de suas vagas para estudantes que cursaram, integralmente, o Ensino Médio em instituição pública. Além disso, nas duas primeiras chamadas do SiSU 2013, a Universidade reserva 10% das vagas à ampla concorrência dos seus cursos de licenciatura para candidatos que sejam professores na rede pública de educação básica. 

 

•    Ensino a Distância 
Atualmente, a Universidade conta com dois cursos de graduação na modalidade de Ensino a Distância, oferecidos junto ao Consórcio CEDERJ: Bacharelado em Administração e Licenciatura em Turismo. Os cursos contam com 10 polos presenciais de apoio, localizados em Angra dos Reis, Itaperuna, Magé, Piraí, Quatis, Resende, Rio das Flores, São Fidélis, São Gonçalo e Saquarema.  

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular | Blog da Graduação

 

 

REDES SOCIAIS 
Facebook | Twitter | Flickr | Orkut

Veja também

Enem 2020: inscritos com Coronavírus poderão solicitar reaplicação das provas
Poderá fazer solicitação quem estiver com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas até um dia antes das provas, marcadas para 1º e 8 de novembro

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2020/2 de Medicina da USCS
Processo seletivo que oferece 60 vagas em São Caetano do Sul está marcado para dia 21 de junho

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.