Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Pernambuco
  4. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

As unidades da UFRPE localizadas em Garanhuns e Serra Talhada foram criadas a partir do programa de extensão e interiorização do Ensino Superior, do Governo Federal.

Publicado por Érica Caetano
A UFRPE está presente nos municípios de Recife, Garanhuns e Serra Talhada
A UFRPE está presente nos municípios de Recife, Garanhuns e Serra Talhada

A Universidade Federal Rural de Pernambuco foi fundada em 1912, quando ainda recebia o nome de Escola Superior de Agricultura. A instituição tem o ensino voltado para as atividades ligadas às áreas de Ciências Agrárias, Humanas e Sociais, Biológicas, Exatas e da Terra.

Através do ensino, a instituição busca a evolução tecnológica e educacional de todo o estado de Pernambuco, de forma que consiga atender as necessidades e anseios da sociedade pernambucana. A instituição conta atualmente com mais de 17 mil estudantes, 900 técnicos e mais de mil docentes.

 

CAMPUS

Campus Dois Irmãos

Rua Dom Manoel de Medeiros, s/nº, Dois Irmãos, Recife - PE

(81) 3320-6000

Agronomia, Administração, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Gastronomia e Segurança Alimentar, Sistemas de Informação, Economia Doméstica, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Ciências Agrícolas, Computação, Educação Física, Física, História, Letras – Português, Letras – Espanhol, Matemática, Pedagogia, Química, Medicina Veterinária e Zootecnia.

 

Campus Garanhuns

Avenida Bom Pastor, s/nº, Boa Vista, Garanhuns - PE

(87) 3761-0882

Agronomia, Letras, Medicina Veterinária, Pedagogia, Ciência da Computação e Engenharia de Alimentos.

 

Campus Serra Talhada

Fazenda Saco, s/nº, Serra Talhada - PE

(87) 3831-2053

Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas – Economia Rural, Ciências Econômicas – Engenharia de Pesca, Sistemas de Informação, Licenciatura Plena em Química, Administração, Zootecnia e Letras.

 

INFRAESTRUTURA

A UFRPE possui biblioteca, com acervo de aproximadamente 59 mil volumes, entre livros e folhetos, mais de mil títulos de periódicos e cerca de 600 filmes e documentários em fitas e DVDs, à disposição de alunos e docentes. Possui também quatro residências estudantis, com capacidade para mais de 200 alunos de ambos os sexos, laboratórios para pesquisa, núcleo de serviço à saúde, além de centro esportivo constituído por piscina semiolímpica, campo de futebol, quadra coberta e pista de atletismo. Conta ainda com hospital veterinário e centro de cirurgias de castração de cães e gatos.

 

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular

A UFRPE não realiza vestibular tradicional, exceto para estudantes que desejam realizar as seguintes modalidades: reintegração, reopção, transferência e para portadores de diplomas. Para esses casos é realizado processo seletivo duas vezes ao ano, em datas previstas e com editais publicados pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da instituição, nos quais são divulgados quais cursos possuem vagas disponíveis para esses tipos de acesso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Enem e SiSU

Desde 2009, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) utiliza somente o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única etapa de ingresso nos cursos de graduação que oferta, não possuindo vestibular tradicional, conforme orientação do Ministério da Educação (MEC). Como a Universidade não possui vestibular tradicional e utiliza somente o desempenho do estudante no Enem, a seleção dos classificados se dá por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), criado pelo Ministério da Educação (MEC). Os candidatos que concorrem a vagas através do sistema de cotas também são selecionados através do SiSU. Para concorrer é preciso se inscrever e estar atento às datas de divulgação de resultados, estipuladas pelo MEC.

 

Sistema de Cotas

A UFRPE já está utilizando a Lei de Cotas nas vagas disponibilizadas para ingresso em seus cursos superiores. A instituição reserva 50% de suas vagas dos cursos de graduação para alunos da rede pública de ensino. Dentro dessa porcentagem, há o desmembramento para as cotas sociais, beneficiando estudantes de famílias que recebem até 1,5 salário mínimo e para os autodeclarados negros, pardos ou índios.

 

Ensino a Distância

O Núcleo de Educação a Distância da UFRPE está interligado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e iniciou a oferta de cursos nessa modalidade em 2005. Dentre os cursos de graduação oferecidos pela instituição, no formato Ensino a Distância, estão Administração Pública, Sistemas da Informação, Artes Visuais Digitais, Computação, Física, História, Ciências Naturais, Letras e Pedagogia. A instituição também oferece pós-graduação neste formato.

 

PÁGINA ELETRÔNICA

Site

 

REDES SOCIAIS

Facebook | Twitter | Youtube

Veja também

Enem 2020: inscritos com Coronavírus poderão solicitar reaplicação das provas
Poderá fazer solicitação quem estiver com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas até um dia antes das provas, marcadas para 1º e 8 de novembro

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2020/2 de Medicina da USCS
Processo seletivo que oferece 60 vagas em São Caetano do Sul está marcado para dia 21 de junho

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.