Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Rio Grande do Sul
  4. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Com 80 anos de história, UFRGS oferece quase 100 opções de cursos de graduação, na modalidade presencial, e 150 especializações.

Publicado por Wanja Borges
UFRGS conta com 30 unidades educacionais
UFRGS conta com 30 unidades educacionais

Considerada uma das melhores instituições educacionais de ensino superior do mundo, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) vem se destacando pela qualidade de suas pesquisas acadêmicas e prestígio internacional, em quase 80 anos de história. Criada em 1934 e composta inicialmente por cinco unidades acadêmicas, a Universidade de Porto Alegre se transformou em Universidade do Rio Grande do Sul (URGS) em 1947. Três anos depois, a instituição foi federalizada, mas recebeu o nome de UFRGS somente em 1968. Hoje, são quase 100 opções de cursos de graduação, na modalidade presencial, e 150 especializações, oferecidos por quase 30 unidades. 

A Universidade já foi palco de graduação de autoridades brasileiras importantes, como a presidenta Dilma Rousseff. Atualmente, a UFRGS conta com mais de 30 mil graduandos, 10 mil estudantes de pós-graduação e cinco mil colaboradores, entre docentes e servidores técnico-administrativos. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2010, a instituição foi reconhecida com conceito cinco, nota máxima da avaliação. Além disso, os cursos de Biomedicina, Nutrição, Agronomia, Medicina Veterinária também obtiveram nota máxima no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) de 2010, destacando-se entre os 25 cursos mais bem avaliados. 


CAMPUS
•    Campus Centro

Av. Paulo Gama, nº 110 Farroupilha, Porto Alegre - RS
(51) 3308-6000

Administração (Bacharelado), Administração (Formação em Administração Pública e Social), Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), Biomedicina, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Jurídicas e Sociais (Bacharelado), Design (Design de Produto), Design (Design Visual), Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Energia, Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Química, História da Arte, Música (Canto), Música (Teclado), Música (Cordas ou Sopros), Música (Regência Coral), Música (Composição), Música (Licenciatura), Pedagogia, Relações Internacionais, Teatro (Direção Teatral), Teatro (Interpretação Teatral) e Teatro (Licenciatura). 

•    Campus da Saúde
Rua Ramiro Barcelos, s/nº, Santana, Porto Alegre – RS

Análise de Políticas e Sistemas de Saúde, Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Comunicação Social (Relações Públicas), Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina, Museologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia (Bacharelado e Licenciatura) e Serviço Social.

•    Campus Olímpico
Rua Felizardo, nº 750, Jardim Botânico, Porto Alegre - RS

Dança (Licenciatura), Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) e Fisioterapia.

•    Campus do Vale
Av. Bento Gonçalves, nº 9.500, Agronomia, Porto Alegre - RS

Agronomia, Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura), Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Engenharia de Alimentos, Engenharia da Computação, Engenharia Física, Estatística, Filosofia (Bacharel e Licenciatura), Física (Astrofísica), Física (Física Computacional), Física (Materiais e Nanotecnologia), Física (Pesquisa Básica), Física (Licenciatura), Geografia (Bacharel e Licenciatura), Geologia, História (Bacharelado e Licenciatura), Letras (Bacharelado Português/Alemão), Letras (Bacharelado Português/Espanhol), Letras (Bacharelado Português/Francês), Letras (Bacharelado Português/Inglês), Letras (Bacharelado Português/Italiano), Letras (Bacharelado Português/Japonês), Letras (Licenciatura Português/Língua Portuguesa), Letras (Licenciatura Português/Alemão), Letras (Licenciatura Português/Espanhol), Letras (Licenciatura Português/ Francês), Letras (Licenciatura Português/ Inglês), Letras (Licenciatura Português/ Italiano), Letras (Licenciatura Português/ Latim), Letras (Licenciatura Português/ Grego), Letras (Licenciatura Língua Moderna/Alemão), Letras (Licenciatura Língua Moderna/Espanhol), Letras (Licenciatura Língua Moderna/Francês), Letras (Licenciatura Língua Moderna/Inglês). Letras (Licenciatura Língua Moderna/Italiano), Matemática (Bacharelado e Licenciatura), Medicina Veterinária, Políticas Públicas, Química (Bacharelado e Licenciatura) e Química Industrial.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

INFRAESTRUTURA
A UFRGS conta com quatro campi e 29 unidades de ensino, constituídas por 300 prédios e 94 departamentos diferentes, em 10.607m² de área construída. Além disso, a Universidade é constituída por mais de 500 laboratórios, 33 bibliotecas, 37 auditórios, cinco restaurantes universitários, três casas do estudante, duas colônias de férias e muito mais. Hospital Universitário, Editora, Jardim Botânico, Centro de Teledifusão e Observatório Astronômico também compõem a infraestrutura da instituição. 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

A UFRGS oferece, anualmente, seu Processo Seletivo Tradicional. Organizado pela Comissão Permanente de Seleção (Coperse), o vestibular costuma ser aplicado em janeiro na cidade de Porto Alegre e em municípios do interior do Rio Grande do Sul, durante dois finais de semana consecutivos. Anteriormente, a prova era aplicada durante quatro dias seguidos.

•    Enem 
A UFRGS já adotou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de ingresso em seus cursos. A nota do estudante no Exame era somada com seu desempenho no vestibular da instituição, o que equivalia a 10% da pontuação final. Contudo, atualmente não Exame deixou de ser utilizado para a complementação da nota. Vale ressaltar que os 30% das vagas para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) continua valendo.

•    Sistema de Cotas 

Atualmente, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul reserva 30% de suas vagas, em cada curso, ao Sistema de Cotas, sendo que 15% são destinados para estudantes oriundos de escolas públicas e os outros 15% para afrodescendentes. Para indígenas, são 10 vagas. 

•    Ensino a Distância 
Desde 2002, a UFRGS oferece, por meio da Secretaria de Educação a Distância (SEAD), cursos de extensão, graduação e especialização pela modalidade Ensino a Distância. Dentre os cursos de graduação estão Administração, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Desenvolvimento Rural, Letras (Inglês), Matemática, Música e Pedagogia. 

Página Eletrônica
Site


REDES SOCIAIS 
Facebook | Twitter | Orkut | Youtube | Flickr

 

Veja também

Enem 2020: inscritos com Coronavírus poderão solicitar reaplicação das provas
Poderá fazer solicitação quem estiver com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas até um dia antes das provas, marcadas para 1º e 8 de novembro

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2020/2 de Medicina da USCS
Processo seletivo que oferece 60 vagas em São Caetano do Sul está marcado para dia 21 de junho

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.