Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Rio Grande do Norte
  4. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

A UFRN possui mais de 37 mil estudantes, além de ser considerada um dos principais centros de estudo de sismologia do país.

Publicado por Érica Caetano
A UFRN possui rádio, editora, TV e Agência de Comunicação, além de dois hospitais universitários, um hospital pediatra e uma maternidade
A UFRN possui rádio, editora, TV e Agência de Comunicação, além de dois hospitais universitários, um hospital pediatra e uma maternidade

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi criada em 1958, sendo federalizada dois anos mais tarde, em 1960.  Com mais de 50 anos de história, é considerada hoje um dos principais centros de estudo de sismologia do país. Oferece 84 cursos de graduação presencial, 09 na modalidade ensino a distância (EaD) e 86 de pós-graduação. Possui mais de 37 mil estudantes, entre graduandos e pós-graduandos.

Em 2009, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) concedeu o prêmio para o curso de Direito da instituição, sendo considerado o terceiro melhor do país. Além disso, a UFRN obteve média 4 no Índice Geral dos Cursos (IGC) 2011, garantindo a classificação da Universidade entre as 21 melhores do país.

CAMPUS

Campus Sede

Avenida Senador Salgado Filho, nº 3.000, Campus Universitário, Natal - RN

(84) 3215-3119

Administração, Aquicultura, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciências e Tecnologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Atuariais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Radialismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Dança, Design, Direito, Ecologia, Educação Artística, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia da Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia de Redes de Comunicação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Química, Engenharia Têxtil, Engenharia de Software, Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geofísica, Geografia, Geologia, Gestão de Políticas Públicas, Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde, História, Letras, Matemática, Medicina, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Química do Petróleo, Serviço Social, Teatro e Turismo.

Campus Currais Novos

Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) – Rua M. Brejuí, s/nº

Currais Novos - RN

Administração, Letras – Inglês, Letras – Português e Pedagogia.

Campus Caicó

Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) – Rua Joaquim Gregório, s/nº, Bairro Penedo, Caicó – RN

Ciências Contábeis, Direito, Geografia, História, Matemática e Pedagogia.

Campus da Facisa

Avenida Rio Branco, s/nº, Centro, Santa Cruz – RN

contato@facisa.ufrn.br

(84) 3291-2411

Educação Física.

INFRAESTRUTURA

A UFRN possui salas de aula equipadas e com infraestrutura adequada para propiciar ensino de qualidade aos seus graduandos. Sua estrutura é constituída por laboratórios e bibliotecas e em seu Campus Central, localizado em Natal, há uma área de convivência com restaurantes, agências bancárias, livrarias, galeria de arte e agência dos correios. A instituição possui também rádio, editora, TV e Agência de Comunicação (Agecom), além de dois hospitais universitários, um hospital pediatra e uma maternidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

A UFRN realiza vestibular tradicional para o ingresso em seus cursos superiores. O processo seletivo ocorre anualmente e tem duração de três dias. No primeiro dia, os estudantes realizam provas objetivas das áreas de biológicas, exatas e língua estrangeira. No segundo dia de prova, são feitas questões de disciplinas da área de humanas, além de uma redação. No terceiro e último dia, as provas são discursivas, com questões de matérias específicas da área do curso concorrido.

Enem e SiSU

A UFRN disponibiliza 50% das vagas ofertadas para estudantes que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção ocorre através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os candidatos interessados em concorrer utilizando o desempenho do Enem não precisam fazer o vestibular tradicional da Universidade.

Sistema de Cotas

Obedecendo a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, a UFRN reserva 12,5% de suas vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Eles também precisam ter renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo ou terem se autodeclarado negro, pardo ou indígena.

Ensino a Distância

A UFRN oferece ensino a distância através da Secretaria de Ensino a Distância (SEDIS). A seleção para os cursos de graduação nessa modalidade é feita através de vestibular. As aulas são ministradas em 23 polos da UFRN, distribuídos pelo estado do Rio Grande do Norte. São ofertados os cursos de Administração, Administração Pública, Química, Física, Pedagogia, Matemática, Educação Física, Letras, Geografia e Ciências Biológicas.

PÁGINA ELETRÔNICA

Site | Vestibular

REDES SOCIAIS

Facebook | Twitter 

Veja também

Enem 2020: inscritos com Coronavírus poderão solicitar reaplicação das provas
Poderá fazer solicitação quem estiver com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas até um dia antes das provas, marcadas para 1º e 8 de novembro

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2020/2 de Medicina da USCS
Processo seletivo que oferece 60 vagas em São Caetano do Sul está marcado para dia 21 de junho

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.