Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Universidades
  3. Piauí
  4. Universidade Federal do Piauí - UFPI

Universidade Federal do Piauí - UFPI

As vagas para os cursos superiores da UFPI são preenchidas 100% através do SiSU, que avalia o desempenho dos candidatos no Enem.

Publicado por Érica Caetano
A Universidade Federal do Piauí possui cinco campi, localizados nos municípios de Bom Jesus, Paranaíba, Floriano, Picos e na capital, Teresina
A Universidade Federal do Piauí possui cinco campi, localizados nos municípios de Bom Jesus, Paranaíba, Floriano, Picos e na capital, Teresina

Mantida pela Fundação Universidade Federal do Piauí (FUFPI) e financiada com recursos do Governo Federal, a UFPI trabalha com a missão de oferecer conhecimento, seja ele de ordem filosófica, científica, artística ou tecnológica, e acredita que assim poderá contribuir para o desenvolvimento econômico, social e cultural de seus alunos.

A Universidade foi instalada em 01 de março de 1971, a partir da junção de outras faculdades já existentes no estado do Piauí. Sua sede encontra-se localizada na capital do estado, Teresina, mas possui campi nas cidades de Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus. No momento, a instituição possui 20.174 mil alunos matriculados nos 98 cursos de graduação oferecidos.

 

CAMPUS

Campus Professora Cinobelina Elvas

Campus Universitário, BR 135, KM 3, Bom Jesus - PI

http://www.ufpi.br/bomjesus

(89) 3562-2535

Biologia, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia.

 

Campus Universitário de Parnaíba

Avenida São Sebastião, nº 2.819, Parnaíba - PI

http://www.ufpi.br/parnaiba

(86) 3323-5248

Administração, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia de Pesca, Fisioterapia, Matemática, Pedagogia, Psicologia, Teologia e Turismo.

 

Campus Ministro Petrônio Portella

Campus Universitário, Bairro do Ininga, Teresina - PI

 (86) 3215-5525

Administração, Arquitetura e Urbanismo, Arqueologia, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Jornalismo, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Enfermagem, Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Moda, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Química e Serviço Social.

 

Campus Amilcar Ferreira Sobral

BR 343, KM 3,5, Bairro Meladão, Floriano - PI

(89) 3522-27216

Administração, Ciências Biológicas, Enfermagem e Pedagogia.

 

Campus Senador Helvídio Nunes de Barros

Rua Cícero Eduardo, s/nº, Bairro Junco, Picos - PI

(89) 3422-4200

Administração, Ciências Biológicas, Enfermagem, Letras, História, Nutrição, Pedagogia, Matemática e Sistemas de Informação.

 

INFRAESTRUTURA

Os campi da UFPI oferecem aos universitários toda estrutura necessária para o auxílio e desempenho das atividades propostas durante os seus estudos. A instituição possui hospital e ambulatório universitário, hospital veterinário, uma biblioteca central e nove setoriais, salas de aula equipadas, auditório, restaurante universitário, laboratórios para pesquisas avançadas e de informática, além de estacionamento próprio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular

Não utiliza.

 

Enem e SiSU

A UFPI utiliza como processo seletivo para os seus cursos de graduação o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Portanto, os estudantes interessados em estudar na Universidade Federal do Piauí precisam realizar o Exame e, em seguida, inscreverem-se no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), já que a classificação ocorre através dele. Atualmente, a Universidade classifica 100% de seus estudantes através do SiSU. Para isso, é preciso que eles façam o Enem, inscrevam-se no Sistema e aguardem o resultado. A classificação ocorre de acordo com a nota e o desempenho obtido no Enem.

 

Sistema de Cotas

A UFPI já utilizava o sistema de cotas, entretanto, com a aprovação da Lei 12.711, de 2012 (Lei de Cotas), sancionada pela presidente Dilma Rousseff, a instituição decidiu reformular essa divisão, baseando-se no que estipula a nova lei. Com isso, serão disponibilizadas para o processo seletivo 2013 da Universidade 12,5% de suas vagas para alunos que estudaram o Ensino Médio na rede pública de ensino. Esse valor deve aumentar gradativamente, já que as universidades públicas devem regularizar essa distribuição (de até 50%) dentro de quatro anos.

 

Ensino a Distância

Criado em 2006, o Centro de Educação a Distância (CEAD) da UFPI está interligado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Dentre os cursos de graduação oferecidos na modalidade Ensino a Distância pela instituição estão Administração, Administração Pública, Ciências Biológicas, Filosofia, Física, Matemática, Pedagogia, Química e Sistemas de Informação.

 

PÁGINA ELETRÔNICA

Site

 

REDES SOCIAIS

Facebook | Twitter

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa