Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Rio Grande do Sul
  4. Universidade Federal de Pelotas – UFPel

Universidade Federal de Pelotas – UFPel

Com mais de 40 anos de história, UFPel pretende se tornar referência em formação inovadora e empreendedora.

Publicado por Wanja Borges
UFPel está localizada no Sul do Estado e a 250km de Porto Alegre
UFPel está localizada no Sul do Estado e a 250km de Porto Alegre

Promover a formação integral e permanente do profissional, construindo o conhecimento e a cultura, comprometidos com os valores da vida, construção e o progresso da sociedade é a missão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Instituída em agosto de 1969, a partir da transformação da Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul e aglutinação de instituições particulares, unidades centenárias compõem hoje sua estrutura, como a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Faculdade de Veterinária, Faculdade de Ciências Domésticas, de Direito e de Odontologia. 

Localizada no Sul do estado e a 250km de Porto Alegre, a UFPel vem trabalhando para ser referência em formação inovadora e empreendedora. Atualmente, mais de 150 cursos entre graduação, mestrado e doutorado são ministrados por cerca de dois mil docentes a quase 30 mil estudantes. Em 2010, a Universidade foi reconhecida com conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC). Já no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), referente ao ano de 2009, cursos como Administração, Direito, Design e Turismo conquistaram nota máxima na avaliação. 

 

 

CAMPUS
•    Campus Universitário

Rua Gomes Carneiro, nº 01, Centro, Pelotas – RS
http://www.ufpel.edu.br/ ou ccs@ufpel.edu.br
(53) 3921-1401 / 1268

Administração, Agronomia, Antropologia (Antropologia Social), Antropologia (Arqueologia), Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Cinema de Animação, Cinema e Audiovisual, Conservação e Restauro de Bens Culturais, Dança, Design Digital, Design Gráfico, Direito, Economia, Educação Física, Enfermagem e Obstetrícia, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia Eletrônica, Engenharia Geológica, Engenharia Hídrica, Engenharia Industrial Madeireira, Engenharia Sanitária e Ambiental, Farmácia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras (Redação e Revisão de Textos), Letras (Tradução), Letras (Inglês e Literatura Língua Inglesa), Letras (Português e Literatura Língua Portuguesa), Letras (Português/Alemão e respectivas literaturas), Letras (Português/Espanhol e respectivas literaturas), Letras (Português/Francês e respectivas literaturas), Letras (Português/Inglês e respectivas literaturas), Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Meteorologia, Museologia, Música (Canto), Música (Ciências Musicais), Música (Composição Musical), Música (Flauta Transversal), Música (Piano), Música (Violão), Música (Violino), Música (Flauta), Música (Teclado ou Piano), Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Química de Alimentos, Química Industrial, Teatro, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Geoprocessamento, Tecnologia em Processos Gerenciais, Turismo, Zootecnia. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

 

INFRAESTRUTURA
A UFPel é dividida em 23 unidades acadêmicas, em cinco campi diferentes, sendo três na cidade de Pelotas e dois no município de Capão do Leão. Sua estrutura física é composta por 21 laboratórios de informática, 8 bibliotecas, 9 salas especiais equipadas com equipamentos de última geração, laboratórios especializados, Centro Agropecuário da Palma, Centro de Pesquisa Meteorológica (Radar) e muito mais. A instituição também conta com uma editora, gráfica e livraria, além de uma Rádio Universitária. 

 


FORMAS DE INGRESSO
•    PAVE

Desde 2004, a UFPel trabalha com uma modalidade alternativa de seleção para seus cursos de graduação, o Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE). Processo gradual e sistemático, o programa avalia o estudante durante o Ensino Médio, ou seja, por meio de subprogramas trienais, constituídos de etapas. 

 

•    Enem e SiSU
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é a única forma de acesso aos cursos de graduação da UFPEL. Para isso, o estudante precisa ter participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As chamadas acontecem semestralmente. 

 

•    Sistema de Cotas 
Antes da regulamentação da Lei de Cotas, a UFPel não trabalhava com nenhum programa de ação inclusiva. Para o primeiro semestre de 2013, a Universidade pretende destinar 12,5% de suas vagas a cotistas, porcentagem mínima exigida. A implantação total da legislação deverá acontecer gradualmente, já que ainda não existe um estudo sobre o tema. 

 

•    Ensino a Distância 
A UFPEL oferece cursos de Ensino a Distância desde 1998, através do Centro de Educação a Distância (CEAD). Pedagogia, Espanhol, Educação do Campo e Matemática são as graduações ofertadas por essa modalidade. A instituição também oferece quatro cursos de pós-graduação e quatro de extensão em formato EAD. 
 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site

 

 

REDES SOCIAIS 
Facebook | Twitter | Orkut

Veja também

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.

Edital do Enem 2020 é divulgado
Solicitações de isenção de taxa terão início no dia 06 de abril.

UECE terá novo prazo de inscrição do Vestibular 2020/2
Também será divulgado um novo cronograma de provas, já que o calendário atual foi suspenso devido da pandemia da covid-19.