Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Minas Gerais
  4. Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP

Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP

Criada em 1969, UFOP oferece, atualmente, 38 opções de cursos de graduação na modalidade presencial.

Publicado por Wanja Borges
UFOP é constituída por quatro campi e nove unidades acadêmicas
UFOP é constituída por quatro campi e nove unidades acadêmicas

Instituída como Fundação de Direito Público em agosto de 1969, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) surgiu da integração da Escola de Farmácia com a Escola de Minas, instituições de ensino superior renomadas da região, criadas em 1839 e 1876, respectivamente. Seu primeiro reitor, Antônio Pinheiro Filho, ficou no cargo de agosto de 1969 até setembro de 1971 e, desde então, mais de 10 reitores já passaram pela história da Universidade.

Atualmente, com 38 cursos de graduação, a Universidade conta com cerca de 700 docentes, 700 técnico-administrativos e 10 mil estudantes. Considerada referência no Brasil, nas áreas de Farmácia e Engenharia, a UFOP foi classificada com conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) 2010, em uma escala de 1 a 5. No Ranking Universitário Folha, a instituição ocupa o 5º lugar entre as melhores Universidades de Minas Gerais, entre públicas e privadas, e o 37º lugar no placar geral. 

 

CAMPUS
•    Campus João Monlevade

Rua 36, nº 115, Loanda, João Monlevade – MG
http://www.icea.ufop.br/novo
(31) 3852-8709

Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação.

 

•    Campus Mariana I
Rua do Catete, nº 166, Centro, Mariana – MG
http://www.icsa.ufop.br
(31) 3557-3835

Administração, Ciências Econômicas, Jornalismo e Serviço Social. 

 

•    Campus Mariana II
Rua do Seminário, s/nº, Centro, Mariana – MG
http://www.ichs.ufop.br
(31) 3542-0000

História, Letras e Pedagogia. 

 

•    Campus Ouro Preto
Campus Universitário, Morro do Cruzeiro, s/n°, Ouro Preto – MG
http://www.ufop.br
(31) 3559-1323

Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia dos Alimentos, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia Geológica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Matemática, Medicina, Museologia, Música, Nutrição, Química Industrial, Química e Turismo. 

 

INFRAESTRUTURA
A UFOP é constituída, atualmente, por quatro campi, 9 unidades acadêmicas e 27 departamentos, localizados nos municípios de João Monlevade, Mariana e Ouro Preto. Além disso, seu Complexo Universitário conta com 12 bibliotecas, compostas por mais de 75 mil títulos e 150 mil volumes. Laboratórios especializados, Centro de Artes e Convenções, TV e Rádio UFOP, Mirante, Cineteatro, Museus, Empresas Juniores, Escritório Piloto e Observatório Astronômico são alguns dos espaços físicos que integram a infraestrutura da instituição. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

Desde 2011, a UFOP suspendeu seu vestibular tradicional para utilizar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como único critério de seleção para seus cursos de graduação. Por um tempo, realizou testes de habilidades específicas para Artes Cênicas e Música, mas agora esses cursos também são oferecidos no SiSU.

•    Sistema de Cotas 
Com a aprovação da Lei de Cotas, a Universidade oferece 50% de suas vagas para estudantes de escolas públicas.

•    Sisu 
O SiSU é utilizado, desde 2011, como único critério de avaliação para ingresso na UFOP. Gerenciado pelo Ministério da Educação, o sistema é utilizado pelas instituições públicas de ensino superior para oferecer vagas para candidatos participantes do Enem. 

•    Enem
O Enem é utilizado pela UFOP como critério para seleção de seus candidatos, tanto no SiSU quanto no processo seletivo especial dos cursos de Música e Artes Cênicas. Neste caso, o desempenho do candidato na Prova de Conhecimentos Gerais e Redação do Enem é utilizado pela instituição em substituição à primeira fase do vestibular. 

•    Ensino a Distância 
O Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) atua em 13 polos, em convênios com prefeituras municipais, e em 23 polos inseridos na Universidade Aberta do Brasil, contemplando cidades dos estados da Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Atualmente, a UFOP oferece os cursos de Administração, Geografia, Matemática e Pedagogia na modalidade de Ensino a Distância (EaD). 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular 

REDES SOCIAIS 
Facebook | Twitter | Youtube |

Veja também

UFLA (MG) divulga resultado da 3ª etapa do PAS 2019
Os candidatos da 3ª etapa do PAS da UFLA foram avaliados por meio das notas do Enem 2019, cujas provas foram aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro. 

UFMS libera notas da 1ª e 2ª etapas do Passe 2019
Instituição também divulgou as informações sobre matrícula dos aprovados no Passe e Vestibular 2020.

IFRO solta classificação preliminar do Vestibular 2020
Previsão é que o resultado final seja divulgado na próxima sexta-feira (31). Foram oferecidas quase mil vagas.

Resultados de vestibulares são adiados após suspensão do SiSU 2020/1
Entre as instituições estão as federais de São Paulo (Unifesp) e do Pará (UFPA). UFSC suspendeu cronograma de matrículas do SiSU.

UFRR disponibiliza classificação preliminar do Vestibular 2020
Aqueles que queiram apresentar recursos contra a classificação preliminar deverão fazer isso ainda hoje (27). O resultado dos recursos será disponibilizado no dia 28 seguinte .

Unespar divulga 2ª chamada do Vestibular 2020
De acordo com o edital de matrículas, os selecionados deverão se matricular no dia 29 de janeiro. Uma nova chamada é esperada para o dia 31 deste mesmo mês. 

Pré-vestibular gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas de 2020
Podem participar do preparatório, que tem foco nas provas do Enem, candidatos que estão matriculados no último ano do ensino médio em escola pública ou que já concluíram essa etapa também na rede pública.

Famerp solta resultado do Vestibular 2020/1
Agora, as matrículas deverão ser feitas das 09h às 15h, no Pavilhão Fleury ou na sala da Secretaria Geral, na sede da Famerp.

Unesp divulga resultado do Vestibular 2020
Selecionados devem fazer matrículas virtuais até esta terça-feira (28)

SiSU 2020/1: Justiça Federal continua mantendo a decisão de suspensão do resultado
Ainda há a possibilidade de o governo recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

Inscrições para o SiSU 2020/1 encerram neste domingo (26)
Resultado pode não ser divulgado na terça-feira porque a Justiça de SP determinou a suspensão do SiSU após o encerramento das inscrições.