Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Pará
  4. Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

A UFOPA está presente nos municípios de Santarém, Alenquer, Itaituba, Juriti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná.

Publicado por Érica Caetano
O principal campus da UFOPA está na cidade de Santarém, terceiro maior município do estado.
O principal campus da UFOPA está na cidade de Santarém, terceiro maior município do estado.

A UFOPA surgiu através da Lei nº 12.085, de 05 de novembro de 2009, e faz parte do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). A instituição vem trabalhando para que o ensino superior na região Amazônica seja ampliado.

A universidade tem uma proposta acadêmica inovadora, na qual pauta a flexibilidade curricular e interdisciplinar, além da formação em ciclos, constituída por um sistema integrado de educação continuada. O campus principal da UFOPA está situado na cidade de Santarém, terceira maior cidade do Pará, descentralizando o formato das demais instituições de ensino, que geralmente estão presentes na capital do estado.

CAMPUS

Campus Santarém

Avenida Mendonça Furtado, nº 2.946, Fátima, Santarém - PA

(93) 2101-6502

Campus Alenquer

Travessa Eugênio Marques, s/nº, Bairro São Cristóvão, Alenquer – PA

Campus Itaituba

Avenida Hugo de Mendonça, esquina com a Travessa 13 de Maio, Centro, Itaituba - PA

Campus Juruti

Em construção.

Campus Monte Alegre

Travessa Major Francisco Mariano, s/nº, Bairro Cidade Alta, Monte Alegre - PA

Campus Óbido

Rua Pedro Álvares Cabral, nº 850, Bairro Cidade Nova, Óbidos - PA

Campus Oriximiná

Rodovia PA-254, nº 257, Bairro Santíssimo, Oriximiná – PA

(93) 3544-1365

Cursos oferecidos pela UFOPA:

Ciências Naturais e Matemática, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Ciências da Educação, Agroecologia, Química de Produtos Naturais, Ciências Jurídicas, Ciências da Sociedade, Ciência e Tecnologia, Ciências da Terra, Ciências da Informação e da Computação, Ciências Biológicas, Ciência e Tecnologia das Águas, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Educação Infantil, Educação Especial, Gestão e Coordenação Pedagógica, Agronomia, Engenharia Florestal, Zootecnia, Farmácia, Direito, Engenharia Física, Geofísica, Geologia, Ciência da Computação, Biologia, Engenharia de Aquicultura, Ciências Pesqueiras, Ciências, Informática Educacional, Pedagogia e Psicopedagogia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular

A UFOPA aderiu 100% ao Enem, não realizando provas de vestibular no formato tradicional. Para participar é necessário realizar inscrição com a universidade, mas se utiliza como critério de avaliação somente o desempenho do estudante no exame.

Enem

A instituição utiliza integralmente o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Portanto, para concorrer a uma das vagas, é imprescindível realizar o exame. Apesar de ter o Enem como processo seletivo, o desempenho dos alunos não é avaliado pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC). A universidade ainda não aderiu ao sistema.

Sistema de Cotas

A UFOPA realiza em conjunto com a Universidade Federal do Pará (UFPA) um processo seletivo exclusivo para candidatos indígenas. Além dessa seleção específica, ela também reserva uma porcentagem aos estudantes oriundos da rede pública de ensino, para aqueles que se autodeclararem negros ou pardos e ainda para os candidatos com renda per capta menor ou igual a 1,5 salário mínimo, obedecendo a Lei de Cotas.

PÁGINA ELETRÔNICA

Site 

REDES SOCIAIS

Facebook | Twitter | Blog | Youtube

Veja também

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.

Edital do Enem 2020 é divulgado
Solicitações de isenção de taxa terão início no dia 06 de abril.

UECE terá novo prazo de inscrição do Vestibular 2020/2
Também será divulgado um novo cronograma de provas, já que o calendário atual foi suspenso devido da pandemia da covid-19.