Home Universidades Bahia Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Instituição conta com campi em Barreiras, Barra, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória

Publicado por Silvia Tancredi em Bahia

Compartilhe

Campus Prainha em Barreiras
Campus Prainha em Barreiras

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) foi criada em 05 de junho de 2013, por meio da Lei nº 12.825. A instituição é fruto do desmembramento do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (ICADS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), localizado no município de Barreiras.     

A UFOB foi implantada com o objetivo de desenvolver as atividades de ensino, pesquisa e extensão na região oeste do estado da Bahia. Atualmente, conta com quatro campi, além da sede, que fica em Barreiras. 

CAMPI

Campus Barreiras (sede)
Atualmente, está localizado no ICADS, no Campus Reitor Edgard Santos e conta com duas unidades. Uma delas é no Colégio Padre Vieira, no centro da cidade, e a outra unidade fica na Prainha, na estrada do Barrocão, às margens do Rio de Ondas.
Endereço: Rua Professor José Seabra de Lemos, 316, Recanto dos Pássaros – Barreiras/BA
Telefone: (77) 3614-3500 

Administração, Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades (Noturno), Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Engenharia Civil, Engenharia Sanitária, Engenharia Ambiental, Física (Bacharelado e Licenciatura), Geografia (Bacharelado e Licenciatura), Geologia, História (Licenciatura – noturno), Matemática (Bacharelado e Licenciatura) e Química (Bacharelado e Licenciatura). Direito, Farmácia, História (Bacharelado), Medicina e Nutrição terão início a partir de setembro 2014.

Campus Barra
O endereço provisório é na Escola Municipal Professor Elísio Mourão, localizada na Av. 23 de Agosto, s/n, Bairro Assunção. O campus definitivo da UFOB na cidade de Barra será implantado na BA161, a 4,2km da cidade.

Agronomia e Medicina Veterinária.

Campus Bom Jesus da Lapa
Está situado no Ginásio São Vicente de Paulo - Av. Dr. Manoel Novaes, Centro (endereço provisório).

Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.

Campus Luís Eduardo Magalhães
O campus definitivo ficará na zona de expansão urbana da cidade.

Engenharia Biotecnológica e Engenharia de Produção

Campus Santa Maria da Vitória
O endereço provisório será na Escola Municipal de 1º Grau José Teixeira de Oliveira, localizada na Praça Argemiro Filardi, Bairro Sambaiba. Já o campus definitivo da UFOB em Santa Maria da Vitória ficará na BR349, distante 5km da cidade, no Bairro Aeroporto.

Artes Visuais (Licenciatura) e Publicidade e Propaganda

INFRAESTRUTURA

Constituído por cinco campi, apenas o da sede, em Barreiras, possui instalações definitivas. São duas unidades: Prainha, com área total de 40ha, com laboratórios e biblioteca, e Colégio Padre Vieira, com três terrenos com 13,06ha. Nos outros quatro campi, a estrutura, embora provisória, conta com espaços para o corpo administrativo, bibliotecas, auditórios, quadras poliesportivas e estacionamentos.

A instituição possui ainda a fazenda experimental, com 1.250ha, que será estruturada para os cursos de Ciências Agrárias. A localização é na BA-161 à margem esquerda do Rio Grande, distante 8,0 km do local de implantação do campus Barra, na zona rural do município. 

FORMAS DE INGRESO

SiSU
O ingresso é feito pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Sistema de Cotas
A UFOP reserva metade das vagas para candidatos que estudaram todo o ensino médio na rede pública, conforme as regras da Lei de Cotas.

PÁGINA ELETRÔNICA
Site

REDES SOCIAIS
Facebook

VEJA TAMBÉM

1 2
  • UEMA abre inscrições para PAES 2019

    A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) recebe até o dia 10 de agosto inscrições para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2019). A taxa custa R$ 84.

  • IFPR recebe inscrições do Vestibular 2019

    Já estão sendo recebidas as inscrições do Vestibular 2019 do IFPR. Os cadastros podem ser feitos via internet até 27 de agosto e a taxa de inscrição custa R$ 50. Estão sendo oferecidas 2.403 oportunidades e desse total, 20% são para ampla concorrência.

  • UFSC divulga boletim de desempenho do Vestibular 2018/2

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) soltou na tarde desta segunda-feira, 16 de julho, o boletim de desempenho preliminar do Vestibular 2018/2.