Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Minas Gerais
  4. Universidade Federal de Itajubá – Unifei

Universidade Federal de Itajubá – Unifei

Cerca de cinco mil alunos, residentes na região de Itajubá e Itabira, são contemplados pelo ensino oferecido pela Unifei.

Publicado por Wanja Borges
Unifei utiliza Sisu para seleção de calouros
Unifei utiliza Sisu para seleção de calouros

Fundada em 23 de novembro de 1913, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) inicialmente ficou conhecida como Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (IEMI), reconhecido oficialmente pelo Governo Federal em 1917. Sua denominação foi alterada em abril de 1968 para Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI) e apenas em 2002 foi transformada em Universidade, através da sanção da lei 10.435. 

Atualmente, a Universidade oferece cerca de 15 cursos superiores, com foco na área de exatas e principalmente no ramo de Engenharia. Uma média de 96% de seu corpo docente trabalha na instituição em regime integral e dedicação exclusiva. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011, avaliação coordenada pelo MEC, a instituição obteve nota 4, em uma escala de 1 a 5, ficando entre as 30 melhores instituições de ensino superior do país. 

 

 

CAMPUS
•    Campus Itajubá

Av. BPS, nº 1303, Bairro Pinheirinho, Itajubá – MG
(35) 3629-1101 

Administração, Ciência da Computação, Ciências Atmosféricas, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Energia, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Hídrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecânica Aeronáutica, Engenharia Química, Física, Matemática, Química e Sistemas de Informação. 

 

•    Campus Itabira
Rua Irmã Ivone Drumond, nº 200, Distrito Industrial II, Itabira – MG
(31) 3834-3544 

Engenharia Ambiental, Engenharia de Mobilidade, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia de Saúde e Segurança, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. 

 

 

INFRAESTRUTURA
A Unifei é constituída por dois campi, localizados em Itajubá e em Itabira. A unidade de Itajubá é composta por 2.864 m² do Campus Avançado da Usina Hidrelétrica Luiz Dias e 38.334 m² do Campus Universitário Professor José Rodrigues Seabra. Já a de Itabira encontra-se em fase de implantação, contudo, uma área de 604 mil m² já foi destinada ao Complexo Universitário. Bibliotecas, Centro de Serviços e Convivência, Ginásio Poliesportivo, Laboratório de Alta Tensão, Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, Rádio e Televisão Universitária, Museu e Capela Ecumênica são alguns dos espaços que compõem a infraestrutura da Universidade. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

A Unifei substituiu seu vestibular tradicional pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como seleção.

 

•    Sistema de Cotas 
Estudantes que cursaram o Ensino Médio, integralmente, em escolas públicas têm direito a 12,5% das vagas oferecidas no Processo Seletivo da Unifei. Metade delas é destinada para estudantes com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita. Além disso, uma porcentagem também é destinada para cotas raciais, segundo censo do IBGE. 

 

•    Sisu e Enem 
A Unifei utiliza o SiSU como única forma de seleção para seus cursos de graduação. Isso significa que o preenchimento de 100% das vagas oferecidas é feito através do desempenho do vestibulando no Enem. O cronograma do Processo Seletivo é definido pelo próprio Ministério da Educação.  

 

•    Ensino a Distância 
O Ensino a Distância (EaD) da Unifei iniciou suas atividades em dezembro de 2000. Cinco anos depois, o Ministério da Educação criou a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Universidade decidiu oferecer a modalidade de ensino a distância através desse sistema. Atualmente, a instituição oferece o curso de licenciatura em Física em cinco polos educacionais. 

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

 

 

REDES SOCIAIS
Twitter | Facebook | Orkut | Youtube

Veja também

Enem 2020: inscritos com Coronavírus poderão solicitar reaplicação das provas
Poderá fazer solicitação quem estiver com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas até um dia antes das provas, marcadas para 1º e 8 de novembro

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2020/2 de Medicina da USCS
Processo seletivo que oferece 60 vagas em São Caetano do Sul está marcado para dia 21 de junho

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.