Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Paraná
  4. Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA

Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA

Instituída em janeiro de 2010, a primeira turma da Universidade contou com 200 alunos brasileiros, paraguaios, uruguaios e argentinos.

Publicado por Wanja Borges
Sede da UNILA foi projetada por Oscar Niemeyer
Sede da UNILA foi projetada por Oscar Niemeyer

Instituição proposta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) foi criada em janeiro de 2010 pela Lei nº 12.189/2010. Localizada na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, a Universidade tem como missão constitucional formar recursos humanos aptos a contribuirem com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no Mercado Comum do Sul (Mercosul).

Décima terceira instituição de ensino superior criada no Governo lula, a UNILA contou com um investimento médio de 550 milhões para construção de sua sede, idealizada pelo arquiteto brasileiro de nome mais influente na Arquitetura Moderna, Oscar Niemeyer. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Universidade tem como objetivo oferecer graduação, mestrado e doutorado para cerca de 10 mil estudantes.  

CAMPUS
•    Campus Sede
Av. Tancredo Neves, nº 6.731, Bloco 4, Foz do Iguaçu - PR 
unila@unila.edu.br 
(45) 3576-7307 

Antropologia (Diversidade Cultural Latino-Americana), Arquitetura e Urbanismo, Ciência Política e Sociologia (Sociedade, Estado e Política na América Latina), Ciências Biológicas (Ecologia e Biodiversidade), Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química), Ciências Econômicas (Economia, Integração e Desenvolvimento), Cinema e Audiovisual, Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar, Engenharia Civil de Infraestrutura, Engenharia de Energias Renováveis, Geografia (Território e Sociedade na América Latina), História da América Latina, Letras (Artes e Mediação Cultural), Música, Relações Internacionais e Integração, Saúde Coletiva.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

INFRAESTRUTURA
O campus sede da UNILA, cujo projeto é de autoria de Niemeyer, já está sendo construído em um terreno de 45,7 hectares doado pela Itaipu. A previsão é de que nove prédios sejam estruturados para abrigar aulas e diretórios, restaurantes, biblioteca, teatro, laboratórios, recepção, edifício central, galeria de utilidades etc. O Ministério da Educação destinou uma verba de R$ 284,6 milhões para a execução do projeto. As obras tiveram início em 6 de julho de 2011 e a previsão de término é para junho de 2013. 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular

A instituição não realiza provas de vestibular. Em substituição, a UNILA utiliza sistema próprio de seleção de alunos para os cursos de graduação, tendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério na seleção de candidatos brasileiros. Para estrangeiros, a seleção acontece no país de origem, pelo respectivo Ministério da Educação. 

•    Enem 
A nota obtida no Enem é critério exclusivo utilizado na seleção de alunos brasileiros para os cursos de graduação da UNILA. 

•    Sistema de Cotas 
Atualmente, a UNILA não adota sistema de cotas. Contudo, uma bonificação na nota é concedida para alunos oriundos de escolas públicas, conforme o número de anos cursados no Ensino Médio na rede pública. 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Youtube

Veja também

UFLA (MG) divulga resultado da 3ª etapa do PAS 2019
Os candidatos da 3ª etapa do PAS da UFLA foram avaliados por meio das notas do Enem 2019, cujas provas foram aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro. 

UFMS libera notas da 1ª e 2ª etapas do Passe 2019
Instituição também divulgou as informações sobre matrícula dos aprovados no Passe e Vestibular 2020.

IFRO solta classificação preliminar do Vestibular 2020
Previsão é que o resultado final seja divulgado na próxima sexta-feira (31). Foram oferecidas quase mil vagas.

Resultados de vestibulares são adiados após suspensão do SiSU 2020/1
Entre as instituições estão as federais de São Paulo (Unifesp) e do Pará (UFPA). UFSC suspendeu cronograma de matrículas do SiSU.

UFRR disponibiliza classificação preliminar do Vestibular 2020
Aqueles que queiram apresentar recursos contra a classificação preliminar deverão fazer isso ainda hoje (27). O resultado dos recursos será disponibilizado no dia 28 seguinte .

Unespar divulga 2ª chamada do Vestibular 2020
De acordo com o edital de matrículas, os selecionados deverão se matricular no dia 29 de janeiro. Uma nova chamada é esperada para o dia 31 deste mesmo mês. 

Pré-vestibular gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas de 2020
Podem participar do preparatório, que tem foco nas provas do Enem, candidatos que estão matriculados no último ano do ensino médio em escola pública ou que já concluíram essa etapa também na rede pública.

Famerp solta resultado do Vestibular 2020/1
Agora, as matrículas deverão ser feitas das 09h às 15h, no Pavilhão Fleury ou na sala da Secretaria Geral, na sede da Famerp.

Unesp divulga resultado do Vestibular 2020
Selecionados devem fazer matrículas virtuais até esta terça-feira (28)

SiSU 2020/1: Justiça Federal continua mantendo a decisão de suspensão do resultado
Ainda há a possibilidade de o governo recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

Inscrições para o SiSU 2020/1 encerram neste domingo (26)
Resultado pode não ser divulgado na terça-feira porque a Justiça de SP determinou a suspensão do SiSU após o encerramento das inscrições.