Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Alagoas
  4. Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Universidade Federal de Alagoas - UFAL

A UFAL está presente nos municípios de Araparica, Delmiro Gouveia e na capital Maceió.

Publicado por Érica Caetano
A UFAL tem como objetivo ser referência nacional nas atividades de ensino, pesquisa e extensão
A UFAL tem como objetivo ser referência nacional nas atividades de ensino, pesquisa e extensão

Cirada em 1961, a Universidade Federal de Alagoas oferece mais de 80 cursos de graduação, além de disponibilizar diversos projetos de pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento. São aproximadamente 26 mil alunos matriculados em cursos presenciais e 4 mil nas graduações a distância.

Além do Campus A. C. Simões, na capital alagoana, outros dois campi no interior do estado oferecem cursos superiores, especializações, mestrados e doutorados. A UFAL conta ainda uma Escola Técnica de Artes que oferece os cursos de: Arte Dramática, Canto, Dança, Produção de Moda e Instrumento Musical.

Campi

Campus A. C. Simões
Endereço: Avenida Lourival Melo Mota, s/nº, Tabuleiro dos Martins, Maceió - AL 
Telefone: (82) 3219-1052
Cursos: Administração, Administração Pública, Agroecologia, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Ciência da Comutação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Dança, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Energia Renováiveis, Engenharia de Petróleo, Engenharia Florestal, Engenharia Química, Farmácia, Filosofia, Físca, Geografia, História, Jornalismo, Letras, Letras - Espanhol, Letras - Francês, Letras - Inglês, Letras - Português, Letras - Libras, Matemática, Medicina, Meteorologia, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Tecológica e Industrial, Relações Públicas, Serviço Social, Teatro e Zootecnia.

Campus Arapiraca
Endereço: Avenida Manoel Severino Barbosa, s/nº, Bom Sucesso, Araparica - AL
Telefone: (82) 9851-9624
Cursos: Administração, Administração Pública, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Pesca, Engenharia de Produção, Física, Letras - Português, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Pedagogia, Psicologia, Química, Química, Serviço Social, Sistemas de Informação, Turismo e Zootecnia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Campus Sertão
Endereço: Rodovia AL 145, KM 3, nº 3.849, Bairro Cidade Universitária, Delmiro Gouveia - AL
Telefone: (82) 3214-1918
Cursos: Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Geografia, História, Letras e Pedagogia.

Vestibular

Atualmente a UFAL só realiza vestibular para os cursos ministrados na modalidade a distância. Para ingresso na universidade os estudantes precisam ter realizado o Enem e se inscrever por meio do SiSU, organizado pelo Ministério da Educação (MEC).

SiSU

A UFAL utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como processo seletivo para o ingresso de estudantes nos cursos de graduação presenciais que oferece. Por isso, o aluno que deseja estudar na instituição deve realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e utilizar o seu desempenho para pleitear uma vaga.

Cotas

Com a adoção do SiSU, a UFAL cumpre o previsto pela Lei 12.711/2012, reservando parte das vagas para o sistema de cotas. O sistema contempla estudantes de escolas públicas, negros, pardos e índios.

Ensino a Distância

A oferta de vagas em cursos a distância (EaD) da UFAL é feita no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). São ofertados pela instituição os seguintes cursos de graduação nesse formato: Administração, Administração Pública, Ciências Sociais, Física, Geografia, Letras - Espanhol, Letras - Inglês, Letras - Português, Matemática, Pedagogia, Química, Sistemas de Informação.

Sites

ufal.edu.br | Facebook | Twitter | Youtube

Veja também

UFLA (MG) divulga resultado da 3ª etapa do PAS 2019
Os candidatos da 3ª etapa do PAS da UFLA foram avaliados por meio das notas do Enem 2019, cujas provas foram aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro. 

UFMS libera notas da 1ª e 2ª etapas do Passe 2019
Instituição também divulgou as informações sobre matrícula dos aprovados no Passe e Vestibular 2020.

IFRO solta classificação preliminar do Vestibular 2020
Previsão é que o resultado final seja divulgado na próxima sexta-feira (31). Foram oferecidas quase mil vagas.

Resultados de vestibulares são adiados após suspensão do SiSU 2020/1
Entre as instituições estão as federais de São Paulo (Unifesp) e do Pará (UFPA). UFSC suspendeu cronograma de matrículas do SiSU.

UFRR disponibiliza classificação preliminar do Vestibular 2020
Aqueles que queiram apresentar recursos contra a classificação preliminar deverão fazer isso ainda hoje (27). O resultado dos recursos será disponibilizado no dia 28 seguinte .

Unespar divulga 2ª chamada do Vestibular 2020
De acordo com o edital de matrículas, os selecionados deverão se matricular no dia 29 de janeiro. Uma nova chamada é esperada para o dia 31 deste mesmo mês. 

Pré-vestibular gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas de 2020
Podem participar do preparatório, que tem foco nas provas do Enem, candidatos que estão matriculados no último ano do ensino médio em escola pública ou que já concluíram essa etapa também na rede pública.

Famerp solta resultado do Vestibular 2020/1
Agora, as matrículas deverão ser feitas das 09h às 15h, no Pavilhão Fleury ou na sala da Secretaria Geral, na sede da Famerp.

Unesp divulga resultado do Vestibular 2020
Selecionados devem fazer matrículas virtuais até esta terça-feira (28)

SiSU 2020/1: Justiça Federal continua mantendo a decisão de suspensão do resultado
Ainda há a possibilidade de o governo recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

Inscrições para o SiSU 2020/1 encerram neste domingo (26)
Resultado pode não ser divulgado na terça-feira porque a Justiça de SP determinou a suspensão do SiSU após o encerramento das inscrições.