1. Home
  2. Universidades
  3. São Paulo
  4. Universidade Federal do ABC – UFABC

Universidade Federal do ABC – UFABC

Com IGC 5, em 2011, UFABC está entre as 27 melhores instituições de ensino superior do Brasil.

Publicado por Wanja Borges em São Paulo

Compartilhe

Quase 10 mil alunos são beneficiados pela UFABC hoje
Quase 10 mil alunos são beneficiados pela UFABC hoje

Localizada no ABC, região tradicionalmente industrial da Região Metropolitana de São Paulo, a Universidade Federal do ABC Paulista foi criada em 2004, pelo Projeto de Lei nº 3.962/2004, sancionado em julho de 2005 sob o nº 11.145. Única universidade federal brasileira com 100% de professores doutores, a UFABC vem atuando prioritariamente em São Bernardo do Campo e Santo André com um projeto pedagógico inovador e de vanguarda. 

Atualmente, a instituição conta com cerca de 8 mil alunos, 30 funcionário terceirizados, 500 docentes e 600 técnico-administrativos em seus 25 cursos de graduação. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011, a Universidade foi classificada com conceito 5, nota máxima da avaliação, destacando-se como uma das 27 melhores instituições de ensino superior do Brasil.  Além disso, seu curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia é o mais procurado pelos estudantes no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). 

 

 

CAMPUS
•    Campus Santo André

Rua Abolição, s/nº, Bangu, Santo André – SP 
Avenida dos Estados, nº 5001, Bangu, Santo André – SP
(11) 4996-0000

Ciências Biológicas, Ciências da Computação, Engenharia Ambiental e Urbana, Engenharia de Energia, Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica, Engenharia de Materiais, Engenharia de Informação, Física, Matemática e Química. 


•    Campus São Bernardo do Campo
Bloco Alfa: Rua Arcturus, nº 03, Jardim Antares, São Bernardo do Campo – SP 
Bloco Sigma: Rua João Pessoa, nº 59, Centro, São Bernardo do Campo – SP
(11) 2320-6120

Ciências Econômicas, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Biomédica, Engenharia de Gestão, Filosofia, Neurociência, Políticas Públicas, Planejamento Territorial, Relações Internacionais e Filosofia. 

 

 

INFRAESTRUTURA
A UFABC é composta por dois campi universitários, situados em Santo André e São Bernardo do Campo. Ambos são constituídos por seis blocos e estacionamento, sendo que o primeiro conta com 96.409,03m² de área construída e o segundo ainda está em fase de conclusão. Seus laboratórios ocupam uma área de 825m², enquanto a Central Experimental Multiusuário (CEM), utilizada por pesquisadores, instituições associadas e indústrias, ocupa 520m² de sua área total. A Universidade conta, ainda, com três centros e dois núcleos interdisciplinares, duas bibliotecas e complexo esportivo, dentre outros espaços físicos. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

O último vestibular tradicional da UFABC foi aplicado em 2008. As provas eram elaboradas, aplicadas e corrigidas pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) e constituídas por duas fases, compostas por 90 questões objetivas e 32 questões discursivas sobre quatro disciplinas, respectivamente. 

 

•    Sisu e Enem
Atualmente, o ingresso dos alunos de graduação na UFABC acontece, em fase única, pelo SiSU, exclusivamente com base nas notas da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A instituição foi a primeira universidade pública a adotar o Enem como critério exclusivo de aprovação, em 2008. 

 

•    Sistema de Cotas 
Desde o seu primeiro concurso vestibular, a UFABC reserva parte de suas vagas para cotistas sociais e raciais. Atualmente, a Universidade destina 50% delas para estudantes que cursaram o Ensino Médio, integralmente, em escolas públicas, dividindo o percentual de negros, pardos e indígenas conforme o Censo Demográfico do IBGE. 

 

•    Ensino a Distância 
A UFABC utiliza o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) para ministrar seus cursos de educação a distância, tendo como apoio 10 polos presenciais em todo o estado. Atualmente, são oferecidos os seguintes cursos: Tecnologia em Sistemas de Informação, Ciência e Tecnologia e Capacitação Docente e de Tutores. 
 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Prefeitura Universitária

 

 

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Youtube | Flickr | Orkut

VEJA TAMBÉM

1 2
  • IFRS solta resultado do Vestibular 2019/1 via Enem

    O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) liberou nesta quarta-feira, 23 de janeiro, o resultado do seu Vestibular 2019/1 via notas do Enem. Agora, os aprovados deverão realizar registro acadêmico nos dias 30 e 31 de janeiro, e 1º de fevereiro.

  • UEG solta resultado do Vestibular 2019/1 e SAS 3

    A Universidade Estadual de Goiás (UEG) liberou nesta terça-feira, o resultado do vestibular 2019/1 e da 3ª etapa do Sistema de Avaliação Seriada (SAs). Os candidatos deverão realizar matrículas nos dias 24, 25 e 28 de janeiro, na Secretaria Acadêmica do campus da UEG que oferece o curso para o qual o candidato foi classificado e convocado. 

  • Confira resultado do Vestibular 2019 de Medicina da Unisc (RS)

    A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), no Rio Grande do Sul, soltou na tarde de hoje, 22 de janeiro, a lista de aprovados no Vestibular de Verão 2019 do curso de Medicina.