Home Universidades Bahia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

A UESB possui campi nas cidades de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga, além de utilizar o SiSU via desempenho do Enem.

Publicado por Érica Caetano em Bahia

Compartilhe

No momento, a UESB beneficia mais de 60 municípios do sudoeste baiano
No momento, a UESB beneficia mais de 60 municípios do sudoeste baiano

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) iniciou seus trabalhos em 1980, em Vitória da Conquista. Hoje, além desta cidade, está presente também em Jequié e Itapetinga. Apesar de estar localizada somente nesses três municípios, a instituição abrange com seu ensino mais de 60 municípios do sudoeste baiano.

CAMPUS

Campus Vitória da Conquista

Estrada do Bem Querer, KM 4, Vitória da Conquista - BA

(77) 3424-8600

Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Comunicação, Economia, Física, Filosofia, Matemática, Medicina, Pedagogia, História, Biologia, Geografia e Agronomia.

Campus Jequié

Rua José Moreira Sobrinha, Jequié - BA

(73) 3525-6125

Fisioterapia, Biologia Química, Sistemas de Informação, Pedagogia, Educação Física, Matemática e Farmácia.

Campus Itapetinga

Rodovia BR 415, KM 03, s/nº, Itapetinga - BA

(77) 3261-1720

Engenharia de Alimentos, Zootecnia, Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental.

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular

Atualmente, a UESB realiza vestibular do modo tradicional uma vez ao ano. As provas são divididas em três dias, em cada um são aplicados testes de disciplinas estudadas durante o Ensino Médio, além da confecção de uma redação.

Enem e SiSU

Do total de vagas oferecidas no processo seletivo da UESB, 50% delas destinam-se ao ingresso de estudantes através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção é feita pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU),  que avalia o desempenho do candidato. Para poder participar da seleção através do SiSU, é necessário primeiro fazer o Exame Nacional do Ensino Médio e, posteriormente, inscrever-se no sistema dentro do prazo estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Sistema de Cotas

A instituição também destina 50% de suas vagas aos estudantes oriundos da rede pública de ensino (desde que tenham cursado no mínimo sete anos do ensino regular nessas instituições) e para aqueles que se autodeclararem negros. 

Desse montante,  15% destina-se a candidatos oriundos de escolas públicas, que comprovem ao menos sete anos de estudos na rede. O restante das vagas, ou seja 35%, são destinados aos alunos de escola pública que se declararem negros ou pardos.

Ensino a Distância

A universidade oferece somente cursos de especialização e extensão na modalidade Ensino a Distância (EaD). Eles são ministrados no campus de Vitória da Conquista.

PÁGINA ELETRÔNICA

Site | Vestibular | TV UESB

REDES SOCIAIS

Facebook | Twitter 

VEJA TAMBÉM

1 2
  • UEMA abre inscrições para PAES 2019

    A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) recebe até o dia 10 de agosto inscrições para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2019). A taxa custa R$ 84.

  • IFPR recebe inscrições do Vestibular 2019

    Já estão sendo recebidas as inscrições do Vestibular 2019 do IFPR. Os cadastros podem ser feitos via internet até 27 de agosto e a taxa de inscrição custa R$ 50. Estão sendo oferecidas 2.403 oportunidades e desse total, 20% são para ampla concorrência.

  • UFSC divulga boletim de desempenho do Vestibular 2018/2

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) soltou na tarde desta segunda-feira, 16 de julho, o boletim de desempenho preliminar do Vestibular 2018/2.