Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Paraná
  4. Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – Unicentro

Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – Unicentro

Unicentro oferece mais de 50 cursos de graduação na região Centro-Oeste do Paraná.

Publicado por Wanja Borges
Corpo discente da Unicentro conta com mais de 10 mil alunos
Corpo discente da Unicentro conta com mais de 10 mil alunos

Criada em junho de 1990, através da fusão de duas faculdades públicas, localizadas em Guarapuava e Irati, a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) foi reconhecida como Universidade somente em agosto de 1997. Instituição pública de ensino superior mantida pelo Governo do Estado, a Unicentro conta com três campi universitários e quatro campi avançados que atendem mais de 50 municípios paranaenses. 

Atualmente, a instituição conta com mais de 10 mil alunos e dois mil funcionários, entre professores e servidores técnico-administrativos. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2010, a Universidade foi classificada com conceito 3 e, em 2009, a Unicentro ficou em 13º lugar em um universo de 157 instituições. No Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), os cursos de Agronomia, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia e Serviço Social ficaram entre os melhores conceituados. 

 

CAMPUS
•    Campus Santa Cruz
Rua Salvatore Renna, nº 875, Padre Salvador, Santa Cruz, Guarapuava – PR
(42) 3621-1000

Arte Educação, Filosofia, Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), História, Letras Português e suas Literaturas, Letras Inglês e suas Literaturas, Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Secretariado Executivo e Serviço Social.

•    Campus CEDETEG
Rua Camargo Varela de Sá, nº 03, Vila Carli – Guarapuava – PR
http://sites.unicentro.br/cedeteg
(42) 3629-8100

Agronomia, Biologia, Geografia, Medicina Veterinária, Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos, Física, Matemática, Química, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição. 

•    Campus de Irati
PR 153, Km 07, Riozinho, Irati – PR
http://sites.unicentro.br/irati
(42) 3421-3000

Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Geografia, Matemática, História, Letras (Português, Inglês ou Espanhol), Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis, Turismo, Educação Física, Fonoaudiologia e Psicologia. 

•    Campus Avançado Chopinzinho
Rua Frei Everaldo, nº 93, Centro
http://www.unicentro.br/unidades/chopinzinho
(46) 3242-3522

Pedagogia e Ciências Contábeis. 

•    Campus Avançado Laranjeiras do Sul
Rua 7 de Setembro, nº 1.710, Centro, Laranjeiras do Sul – PR
http://www.unicentro.br/unidades/laranjeiras
(42) 3635-2440

Letras, Pedagogia, Administração e Ciências Contábeis. 

•    Campus Avançado Pitanga
Rua Osvaldo Aranha, nº 251, Centro, Pitanga – PR
http://www.unicentro.br/unidades/pitanga
(42) 3646-1461

Pedagogia e Administração. 

•    Campus Avançado Prudentópolis 
Prolongamento da Av. São João, s/nº, Barro Preto, Prudentópolis – PR
http://www.unicentro.br/unidades/prudentopolis
(42) 3908-1074 

Letras, Pedagogia, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. 

 

INFRAESTRUTURA
A Unicentro é constituída por três campi universitários e quatro campi avançados. Auditórios, miniauditórios, laboratórios especializados, bibliotecas, teatro, clínica veterinária, hospital, TV, rádio universitária e muito mais compõem a estrutura física da instituição. Em 2012, o Governo do Paraná autorizou a liberação de R$ 6 milhões à Universidade para obras de melhoria de sua infraestrutura. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

A Unicentro realiza dois vestibulares por ano: o de verão, em janeiro, e o de primavera, em setembro. A primeira fase do Vestibular é constituída por 30 questões de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira Moderna, além de Redação. Já na segunda etapa, são 45 questões sobre três disciplinas, conforme o Grupo de Cursos.

•    PAC
A Unicentro possui um vestibular seriado, chamado de Processo de Avaliação Continuada (PAC). Ao PAC são destinados 20% das vagas da Unicentro, mas esse percentual vai cair para 10% a partir de 2015. Os participantes fazem uma prova ao final de cada série do ensino médio, com conteúdos específicos da respectiva série.

•    SiSU
A partir de 2015 o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) será responsável pelo preenchimento de metade das vagas oferecidas anualmente pela Unicentro. O sistema utiliza somente as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção. 

•    Sistema de Cotas 
Até os vestibulares para ingresso em 2015 a Unicentro reservava 20% das vagas para candidatos que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública e que não estejam cursando ou tenham concluído um curso superior. A partir de 2015 a reserva será de 40% e apenas no SiSU. Os candidatos precisam optar por concorrer pelo sistema universal ou pelas cotas. Anteriormente o cotista concorria pelos dois sistemas.

•    Ensino a Distância 
Desde 2008, a Unicentro oferece cursos superiores na modalidade a distância, data em que a instituição foi credenciada também ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Hoje, mais de 10 cursos de graduação são oferecidos pela instituição em quase 20 unidades educacionais, dentre eles: Ciências Biológicas, História e Administração Pública. Cursos de especialização e extensão também são fornecidos nesta modalidade. 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Youtube | Soundcloud | Flickr

Veja também

É hoje o Vestibular 2020/1 da UEG
Os 20.174 candidatos farão as provas das 13h10 às 17h10. Especificamente para o curso de Medicina as provas serão aplicadas das 13h10 às 18h10, somente nas cidades de Goiânia e Itumbiara. 

Provas do Vestibulinho 2020/1 das Etecs (SP) são realizadas hoje
As provas serão realizadas às 12h30. Os candidatos devem levar documento de identificação original com foto, caneta de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente), lápis preto, borracha e régua.

Provas da 2ª fase do Vestibular 2020 da Unesp têm início hoje
Os convocados farão as provas da segunda etapa até amanhã, 16 de dezembro, das 14h às 18h30, nos mesmos locais onde foi realizada a primeira etapa. 

Provas do Vestibular 2020/1 do IFPE acontecem amanhã
No dia das provas, será necessário levar Cartão de Inscrição, documento oficial de identificação com foto e em perfeito estado e caneta esferográfica de tinta na cor preta.

Uneb inicia provas do Vestibular 2020 amanhã (15)
As provas serão realizadas nos dias 15 e 16 de dezembro, ou seja, amanhã e depois. Os portões serão abertos, em ambos os dias, às 07h20 e fechados às 07h50, seguindo o horário local.

UECE: segunda fase do Vestibular 2020/1 ocorre hoje e amanhã
Os 9.695 candidatos concorrem a 2.534 vagas, das quais 1.268 são para cursos de Fortaleza e 1.266 em unidades do interior

Vestibular 2020/1 da Unicap começa neste domingo (15)
Provas seguem amanhã (16), em Recife. Previsão é resultado saia no dia 20 de dezembro. 

Cursinho gratuito da USP inscreve para turmas de 2020
Interessados nas 270 vagas devem passar por prova e entrevista socioeconômica

FGV libera resultado da 1ª fase do Vestibular 2020 de Direito
Convocados para a segunda fase participarão de um exame oral, entre 16 e 20 de dezembro, em São Paulo.

Resultado do Vestibular 2020 do Centro Universitário FEI é liberado
Agora, os selecionados deverão realizar matrículas nos dias 17 e 18 de dezembro, no campus, das 09h30 às 20h.

Inscrições para o Vestibular 2020 da UFMG para cursos com habilidades específicas encerram hoje (13)
Podem participar os estudantes que fizeram a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. A taxa é de R$ 205.

Fuvest 2020: começam hoje (13) os testes de habilidades específicas
Provas são obrigatórias para os candidatos aos cursos de Música (São Paulo e Ribeirão Preto), Artes Cênicas e Artes Visuais.