1. Home
  2. Universidades
  3. Rio de Janeiro
  4. Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Atualmente localizada em sete municípios cariocas, UERJ ficou em 11º lugar, entre as melhores universidades do país, no Ranking Universitário Folha.

Publicado por Wanja Borges em Rio de Janeiro

Compartilhe

Curso de Direito da UERJ está entre os 10 primeiros colocados da região
Curso de Direito da UERJ está entre os 10 primeiros colocados da região

Considerada uma das principais universidades do país, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) deu início à sua história em 1950, ainda com o nome de Universidade do Distrito Federal (UDF), instituição fundada em 1935 e extinta em 1939. Em 1958 e 1961, a UDF foi rebatizada como Universidade do Rio de Janeiro (URJ) e Universidade do Estado da Guanabara (UEG), respectivamente. Foi somente em 1975 que a instituição obteve o seu nome original. 

Atualmente localizada em sete municípios cariocas, a UERJ conta com cerca de 20 mil alunos em seus 50 cursos de graduação. A instituição conta, ainda, com uma média de dois mil docentes. Avaliada pelo Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011 com conceito 4, a Universidade ficou em 11º lugar no Ranking Universitário Folha, que avaliou cerca de 200 instituições de ensino superior. Além disso, seu curso de Direito ficou entre os 10 primeiros colocados da região que mais aprovou alunos na OAB. 


CAMPUS
•    Campus Rio de Janeiro

Rua São Francisco Xavier, nº 524, Maracanã,  Rio de Janeiro – RJ
http://www.uerj.br 
(21) 2587-7100

Administração, Artes Visuais, Ciências Atuariais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Desenho Industrial, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estatística, Filosofia, Física, Geografia, Geologia, História, História da Arte, Jornalismo, Letras, Matemática, Medicina, Nutrição, Oceanografia, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Públicas e Serviço Social. 

•    Campus São Gonçalo
Rua Dr. Francisco Portela, nº 1.470, Patronato, São Gonçalo – RJ
http://www.ffp.uerj.br
(21) 3705-2227/4631

Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras (Português/Inglês), Letras (Português/Literaturas), Matemática e Pedagogia. 

•    Campus Duque de Caxias
Rua General Manoel Rabelo, s/nº, Vila São Luís, Duque de Caxias – RJ
http://www.febf.uerj.br
(21) 3651-8410/8278

Geografia, Matemática e Pedagogia.

•    Campus Teresópolis
Avenida Lúcio Meira, nº 223, Centro, Teresópolis – RJ 
http://www.uerj.br
(21) 2334-0669

Turismo.

•    Campus Nova Friburgo
Alberto Rangel, s/nº, Vila Nova, Nova Friburgo – RJ
http://www.iprj.uerj,br
(22) 2533-5149 / 2263

Engenharia de Computação e Engenharia Mecânica.

•    Campus Resende
Rodovia Presidente Dutra, Km 298, Polo Industrial, Resende – RJ
http://www.fat.uerj.br
(24) 3354-7851 / 7875

Engenharia de Produção. 

•    Campus Petrópolis
Avenida Barão do Rio Brando, 279, Centro - Petrópolis/RJ

Arquitetura e Urbanismo. 

INFRAESTRUTURA
O Complexo Universitário da UERJ é constituído por 15 institutos, 15 faculdades, 04 centros setoriais, 04 núcleos especializados e 01 escola. Além disso, compõem a infraestrutura da instituição cerca de 500 laboratórios especializados, 300 núcleos e centros de estudos, 200 oficinas e ateliês, além de 100 centrais e campos de estágios. Seu Sistema de Bibliotecas é constituído por mais de 10 unidades. Centro Universitário de Controle do Câncer, Hospital Universitário Pedro Ernesto, Núcleo Perinatal e Policlínica Piquet Carneiro são as unidades de saúde gerenciadas pela Universidade, localizada em sete municípios cariocas.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

O Vestibular Tradicional da UERJ é constituído por duas fases, aplicadas semestralmente, que seleciona candidatos também para a UEZO e CBMERJ. A primeira, conhecida como Exame de Qualificação, é constituída por 60 questões objetivas sobre Conhecimentos Gerais e pode ser feita duas vezes. Já a segunda é composta por questões discursivas sobre Língua Portuguesa e redação, além de duas provas de disciplinas específicas ao curso escolhido. 

•    Sistema de Cotas 
Desde 2003, a UERJ trabalha com Sistema de Cotas para ingresso em seus cursos de graduação. Atualmente, a instituição reserva 45% de suas vagas para cotistas, sendo 20% para estudantes oriundos da rede pública, 20% para negros e indígenas e 5% para pessoas com necessidades especiais e filhos de policiais civis, militares, bombeiros e inspetores de segurança e administração penitenciária mortos ou incapacitados por serviço. 

•    Sisu e Enem
A UERJ é a única universidade carioca que não aderiu ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como método de acesso aos seus cursos de graduação. Como seu processo seletivo possui características similares ao Enem, a instituição pretende utilizá-lo apenas para preenchimento de vagas remanescentes, contudo, nada ainda foi definido pela Universidade. 

•    Ensino a Distância 
A UERJ, juntamente a outras cinco universidades públicas, integra o Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj). A Universidade participa como co-coordenadora do curso de graduação em Pedagogia para séries iniciais do Ensino Fundamental e de disciplinas didático-pedagógicas dos demais cursos de graduação oferecidos na modalidade, como Administração, Tecnologia em Turismo e Licenciaturas. 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular | TV UERJ

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Youtube | Orkut

VEJA TAMBÉM

1 2
  • Confira a 3ª chamada do Vestibular 2019 da UNEB

    A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) publicou na tarde desta sexta-feira, 22 de fevereiro, a relação de aprovados na terceira chamada do Vestibular 2019.

  • Fuvest solta a 5ª chamada do Vestibular 2019

    A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) divulgou hoje, 22 de fevereiro, a 5ª chamada do Vestibular 2019 para ingresso na Universidade de São Paulo (USP). Agora, é necessário fazer a etapa virtual, das 08h de segunda-feira, 25 de fevereiro até as 16h do dia 26.

  • Unicamp divulga 3ª chamada do Vestibular 2019

    A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) soltou nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, os aprovados em 3ª chamada no seu Vestibular 2019. Conforme o calendário liberado pela universidade, os selecionados deverão fazer as matrículas no dia 22 de fevereiro.

  • UEM divulga mudanças para o Vestibular 2019

    A Universidade Estadual de Maringá (UEM), divulgou essa semana a aprovação de alterações no regulamento do Vestibular para cursos de graduação em 2019. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) da Universidade deu o aval nas propostas sugeridas pela Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU).

  • 2ª repescagem do PS 2019 da UFPA está disponível

    A Universidade Federal do Pará (UFPA) soltou ontem, 20 de fevereiro, o resultado da 3ª repescagem seu Processo Seletivo (PS) 2019, cujo critério de seleção foi o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Selecionados deverão realizar matrículas a partir desta sexta-feira, 22, para a entrega dos documentos exigidos no curso em que foram classificados.

  • 2ª reclassificação do PISM 2019 da UFJF é publicada

    A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, solto nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, a lista de aprovados na 2ª reclassificação da terceira etapa do Programa Seletivo de Ingresso Misto (PISM) 2019. Agora, os aprovados deverão fazer a pré-matrícula online até sexta-feira, dia 22.