Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Mato Grosso
  4. Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat

Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat

Unemat contempla mais de 15 mil vestibulandos de 108 municípios mato-grossenses, atualmente. Cursos como Agronomia e Enfermagem têm destaque na Universidade.

Publicado por Wanja Borges
Unemat é constituída por 11 campi e 15 núcleos pedagógicos
Unemat é constituída por 11 campi e 15 núcleos pedagógicos

Instituição pública, gratuita e de qualidade, a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) começou sua história em 1978 com a criação do Instituto de Ensino Superior de Cáceres, cuja meta era promover o ensino superior e a pesquisa. Em 1985, 1989 e 1992, o Instituto ficou conhecido como Fundação Centro Universitário de Cáceres, Fundação Centro de Ensino Superior de Cáceres e Fundação de Ensino Superior de Mato Grosso, respectivamente. Somente em 1993 que a instituição foi reconhecida como Universidade.  

Hoje, a UNEMAT atende cerca de 15 mil acadêmicos em mais de 80 cursos regulares e 50 especializações. Além disso, uma média de mil professores integra o corpo docente da instituição, cuja sede está localizada em Cáceres. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2010, a Universidade foi classificada com conceito 3, em uma escala de 1 a 5, ficando em segundo lugar entre as instituições de ensino avaliadas pelo Ministério da Educação em Mato Grosso. Cursos como Agronomia e Enfermagem foram avaliados com conceito 4 no Enade.   

CAMPUS
•    Campus Alta Floresta
Campus I, Rod. MT 208, Km 147, Jardim Tropical, Alta Floresta – MT
http://afl.unemat.br ou marcocarvalho@unemat.br
(66) 3521-2041 / 3521-1464

Agronomia, Engenharia Florestal e Biologia. 

•    Campus Alto Araguaia
Rua Santa Rita, nº 148, Centro, Alto Araguaia – MT
http://www.aia.unemat.br ou coord-aia@unemat.br
(66) 3481-1857

Comunicação Social (Jornalismo), Licenciatura Plena em Computação e Letras. 

•    Campus Barra do Bugres
Rua A, s/nº, Cohab São Raimundo, Barra do Bugres – MT
http://bbg.unemat.br ou coordenacao.bbg@unemat.br
(65) 3361-1413

Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção Agroindustrial e Matemática. 

•    Campus Cáceres
Av. São João, s/nº, Cavalhada, Cáceres – MT
http://www.caceres.unemat.br ou coord-regionalcaceres@hotmail.com
(65) 3221-0500

Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, História, Letras, Licenciatura em Computação, Matemática, Medicina e Pedagogia. 

•    Campus Colider
Av. Senador Júlio Campos, nº 393, Setor Leste, Colíder – MT
http://www.colider.unemat.br ou giovanemvale@gmail.com
(66) 3541-1573 / 2529/ 1465

Licenciatura em Computação e Geografia. 

•    Campus Juara
Rodovia Juara/Bransnorte, Km 02, Juara – MT
juara@unemat.br
(66) 3556-2940

Pedagogia. 

•    Campus Luciara
Rodovia MT 100, s/nº, km 1, Zona Rural, Luciara – MT
luciara@unemat.br
(66) 3528-1136

Química, Letras e Matemática. 

•    Campus Nova Xavantina
Av. Expedição Roncador Xingu, Nova Xavantina – MT
coordenacaonx@unemat.br
(66) 3438-1224

Agronomia, Ciências Biológicas e Turismo. 

•    Campus Pontes e Lacerda
Rodovia BR 174, Km 209, Pontes e Lacerda – MT
coordenacaopl@unemat.br
(65) 3266-8100

Letras e Zootecnia. 

•    Campus Sinop
Avenida dos Ingás, nº 3.001, Centro, Sinop – MT
http://sinop.unemat.br/site ou coordenacao@unemat-net.br
(66) 3511-2102/ 2103

Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Letras, Matemática e Pedagogia. 

•    Campus Tangará da Serra
Rodovia MT 358, Km 07, Jardim Aeroporto - Tangará da Serra – MT
http://tangara.unemat.br ou tangara@unemat.br
(65) 3311-4900

Agronomia, Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Enfermagem e Letras. 

INFRAESTRUTURA
A UNEMAT é constituída, atualmente, por 11 campi e 15 núcleos pedagógicos que contemplam 108 dos 141 municípios mato-grossenses. A biblioteca da Universidade, localizada no Campus de Cáceres, é considerada uma das maiores do interior do Estado de Mato Grosso. Compõem seu acervo mais de 70 mil exemplares de livros, 9 mil exemplares de periódicos, 600 dissertações e 80 teses. Além disso, a instituição conta com laboratórios de ensino e de informática, Museu, Editora, Rádio e TV Web, Anfiteatro, Ateliê, Agência Júnior de Jornalismo, dentre outros departamentos. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional
A UNEMAT realiza vestibular tradicional apenas para ingresso no segundo semestre. O Processo Seletivo, específico para as modalidades Parcelada e Turma Fora de Sede, é constituído por duas fases. A primeira, aplicada em dois dias, é composta por 9 testes objetivos sobre Física, Biologia, Matemática, Língua Estrangeira, Química, História, Língua Portuguesa e Literatura, enquanto a segunda consiste em prova de Redação. O prazo concedido pela Diretoria de Gestão de Concursos e Vestibulares para resolução de ambas é de quatro horas. 

•    Sistema de Cotas 
Quanto ao Sistema de Cotas, a UNEMAT destina 25% de suas vagas do Concurso Vestibular Específico para candidatos negros, inscritos no Programa de Interação e Inclusão Étnico-Racial da Universidade. Na seleção feita pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), são 25% das vagas para negros ou pardos e 50% para candidatos oriundos de escolas públicas brasileiras, restando assim apenas 25% para ampla concorrência, nesta modalidade. Depois de selecionados, é preciso apresentar documentação comprobatória.  

•    Sisu e Enem 
A partir de 2013, o SiSU será a principal forma de ingresso utilizada pela Unemat. A adesão da Unemat em 100% das vagas será somente para o ingresso no primeiro semestre letivo de cada ano. Desse total de vagas, pelo menos 50% serão reservadas a estudantes oriundos da rede pública de ensino e outros 25% para o programa de Inclusão Ético-Racial da Unemat. O SiSU utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para seleção dos candidatos. 

•    Ensino a Distância 
Desde 1999, a UNEMAT trabalha com Educação a Distância (EaD), contudo, foi em 2008 que a Universidade passou a integrar o sistema Universidade do Brasil (UAB). Atualmente, a instituição oferece os seguintes cursos de graduação na modalidade de EaD: Licenciatura Plena em Pedagogia (Habilitação em Educação Básica ou Educação Infantil), Bacharelado em Administração Pública e Licenciatura em Física e Biologia, além de cursos de pós-graduação. O material de apoio é disponibilizado sem qualquer custo financeiro e há orientação de professores e tutores a distância, além de equipe de apoio presencial. 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Youtube | Orkut

Veja também

UFLA (MG) divulga resultado da 3ª etapa do PAS 2019
Os candidatos da 3ª etapa do PAS da UFLA foram avaliados por meio das notas do Enem 2019, cujas provas foram aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro. 

UFMS libera notas da 1ª e 2ª etapas do Passe 2019
Instituição também divulgou as informações sobre matrícula dos aprovados no Passe e Vestibular 2020.

IFRO solta classificação preliminar do Vestibular 2020
Previsão é que o resultado final seja divulgado na próxima sexta-feira (31). Foram oferecidas quase mil vagas.

Resultados de vestibulares são adiados após suspensão do SiSU 2020/1
Entre as instituições estão as federais de São Paulo (Unifesp) e do Pará (UFPA). UFSC suspendeu cronograma de matrículas do SiSU.

UFRR disponibiliza classificação preliminar do Vestibular 2020
Aqueles que queiram apresentar recursos contra a classificação preliminar deverão fazer isso ainda hoje (27). O resultado dos recursos será disponibilizado no dia 28 seguinte .

Unespar divulga 2ª chamada do Vestibular 2020
De acordo com o edital de matrículas, os selecionados deverão se matricular no dia 29 de janeiro. Uma nova chamada é esperada para o dia 31 deste mesmo mês. 

Pré-vestibular gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas de 2020
Podem participar do preparatório, que tem foco nas provas do Enem, candidatos que estão matriculados no último ano do ensino médio em escola pública ou que já concluíram essa etapa também na rede pública.

Famerp solta resultado do Vestibular 2020/1
Agora, as matrículas deverão ser feitas das 09h às 15h, no Pavilhão Fleury ou na sala da Secretaria Geral, na sede da Famerp.

Unesp divulga resultado do Vestibular 2020
Selecionados devem fazer matrículas virtuais até esta terça-feira (28)

SiSU 2020/1: Justiça Federal continua mantendo a decisão de suspensão do resultado
Ainda há a possibilidade de o governo recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

Inscrições para o SiSU 2020/1 encerram neste domingo (26)
Resultado pode não ser divulgado na terça-feira porque a Justiça de SP determinou a suspensão do SiSU após o encerramento das inscrições.