Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Universidades
  3. São Paulo
  4. Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas

Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas

PUC Campinas é considerada a mais antiga universidade do interior de São Paulo e a segunda maior da cidade.

Publicado por Wanja Borges
PUC Campinas é a mais antiga universidade do interior de São Paulo
PUC Campinas é a mais antiga universidade do interior de São Paulo

Com atividades norteadas em valores como solidariedade, respeito ao pluralismo e à diversidade, compromisso social e responsabilidade com o meio ambiente, a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas) deu início a sua história em 7 de junho de 1941, com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Em 1955, a Faculdade se transformou em Universidade Católica e, em 1972, recebeu o título de Pontifícia. 

Com a missão de produzir, sistematizar e socializar o conhecimento, por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a PUC Campinas é a mais antiga universidade do interior de São Paulo e a segunda maior da cidade. Atualmente, a instituição conta com mais de 20 mil alunos em seus 50 cursos de graduação. Por quatro vezes consecutivas, ela foi considerada a melhor Universidade Privada na área da saúde, pela Editora Abril. 

CAMPUS
•    Campus I

Rodovia Dom Pedro I, Km 136, Parque das Universidades, Campinas – SP
http://www.puc-campinas.edu.br/institucional/campusi
(19) 3343-7000 

Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Educação Física, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Engenharia de Telecomunicações, Filosofia, Geografia, História, Jornalismo, Letras (Português/Inglês), Matemática, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Química, Relações Internacionais, Relações Públicas, Serviço Social Sequencial de Formação Específica em Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, Tecnologia em Construção de Edifícios, Tecnologia em Geoprocessamento, Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, Tecnologia em Hotelaria, Tecnologia em Jogos Digitais, Tecnologia em Rede de Computadores, Teologia, Turismo.

•    Campus II
Avenida John Boyd Dunlop, s/n°, Jardim Ipaussurama, Campinas – SP
http://www.puc-campinas.edu.br/institucional/campusii
(19) 3343-6800

Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Hotelaria, Terapia Ocupacional.

•    Campus Central
Rua Marechal Deodoro, n° 1.099, Centro, Campinas – SP
http://www.puc-campinas.edu.br/institucional/campus-central
(19) 3735-5900

Direito. 

INFRAESTRUTURA
O Complexo Universitário da PUC Campinas é constituído por três campi e cinco centros de estudo, que equivalem a 206.054 m² de área construída. O Campus I, localizado na região norte da cidade, é o maior deles, com 788 mil m² e mais da metade dos cerca de 20 mil alunos de graduação. Seu Sistema de Bibliotecas e Informação é composto por 5 unidades, sendo uma escolar e 4 universitárias e um acervo de mais de 200 mil livros e 10 mil títulos. Além disso, os três campi reúnem quase 100 laboratórios especializados. O Campus II, conhecido como “Cidade da Saúde”, reúne os cursos do Centro de Ciências da Vida e o Hospital e Maternidade Celso Pierro, constituído por 355 leitos, unidades de internação, pronto-socorro adulto e infantil, ginecologia, obstetrícia e ortopedia, além de Unidades de terapia Intensiva adulto, pediátrica, neonatal e coronária. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

O Processo Seletivo Tradicional da PUC Campinas é constituído por Redação e 50 questões objetivas sobre Conhecimentos Gerais, contudo, candidatos inscritos nos cursos de Direito e Medicina são condicionados a uma prova específica, composta por 10 perguntas sobre Língua Portuguesa e 40 sobre duas disciplinas específicas. 

•    Vestibular Social 
A PUC Campinas também realiza um Vestibular Social para ingresso de candidatos em situação de vulnerabilidade social, em seus cursos de licenciatura e bacharelado, com bolsa de estudo integral. Neste Processo Seletivo, candidatos que não participaram do Vestibular Tradicional, deverão responder 10 questões objetivas sobre Português, mais Redação. 

•    Enem
Atualmente, a Universidade não utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em seu vestibular tradicional, contudo, no Processo Seletivo Social, o resultado obtido pelo candidato no Exame equivale a 80% de sua nota final. Além disso, o desempenho no Enem pode ser utilizado como critério de seleção para as vagas remanescentes. 

•    Prouni
O Programa Universidade para Todos (Prouni) é outra forma de ingresso da PUC Campinas, que oferece bolsas de estudo parciais ou integrais a estudantes com renda familiar, por pessoa, de um e meio até três salários mínimos. Para se candidatar, o vestibulando tem que ter participado do último Enem com desempenho superior a 400 pontos. 

•    Ensino a Distância 
A PUC Campinas está credenciada pelo Ministério da Educação para oferecer cursos à distância apenas nas modalidades sequenciais e de pós-graduação lato sensu. A metodologia utilizada é semipresencial, sendo que 75% das aulas são ministradas a distância e o restante, presencialmente. 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Youtube | Flickr | Google +

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023