1. Home
  2. Universidades
  3. Rio de Janeiro
  4. Instituto Militar de Engenharia (IME)

Instituto Militar de Engenharia (IME)

O IME é a terceira mais antiga escola de Engenharia do Mundo e a primeira das Américas.

Publicado por Letícia de Oliveira Januário em Rio de Janeiro

Compartilhe

Sede do IME, no Rio de Janeiro: o Instituto é tido hoje como um dos melhores de Engenharia do país.
Sede do IME, no Rio de Janeiro: o Instituto é tido hoje como um dos melhores de Engenharia do país.

Criado em 1792, a partir do decreto da D. Maria I, então rainha de Portugal, o Instituto Militar de Engenharia (IME) é uma instituição pública ligada ao Exército Brasileiro que oferta cursos superiores na área de Engenharia. O IME é a terceira escola de engenharia mais antiga do mundo e a primeira das Américas. 

O instituto, que passou por diversas mudanças e nomes até chegar ao que é hoje, nasceu com objetivo formar oficiais de armas e engenheiros, mas apenas em 1964 começou a ser aceita admissão de civis. Ao final do curso era concedida a condição de oficial reserva. A participação feminina foi aceita somente 33 anos depois, em 1997.

Localização: Praça General Tibúrcio 80, Praia Vermelha, Rio de Janeiro/RJ. Telefone: (21) 2546-7080 

Cursos de Graduação
O curso de Formação e Graduação (CFG) do IME tem duração de 5 anos. Nos dois primeiros anos os estudantes passam pelo curso básico, que tem finalidade de preparar os alunos para cursar as diferentes especialidades de engenharias. Veja abaixo as especialidades:

Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Química, Engenharia Fortificação e Construção (Civil), Engenharia Mecânica e de Armamento, Engenharia Comunicações, Engenharia Mecânica e de Automóveis, Engenharia Materiais, Engenharia Cartografia e Engenharia Computação.

O aluno selecionado para CFG pode escolher entre o Curso de Formação de Oficiais da Ativa, que é destinado aos candidatos que desejam seguir carreira militar, e o Curso de Formação de Oficiais da Reserva, que é direcionado a quem não queria seguir carreira militar. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além de cursos de graduação, o IME oferece cursos de pós-graduação e de extensão universitária para militares e civis. Também é oferecida instrução militar básica a oficiais da ativa ou da reserva. 

Formas De Ingresso
O Concurso de Admissão do IME é constituído por três etapas de exames, sendo a primeira o Exame Intelectual (EI), que acontece durante cinco dias consecutivos, quando os candidatos são condicionados a provas objetivas e discursivas sobre as matérias ministradas no ensino médio. Os aprovados passam pela segunda fase, a Inspeção de Saúde (IS), e somente os candidatos aptos realizam a terceira e última epata, o Exame de Aptidão Física (EAF).

Para participar do Concurso de Admissão é preciso ser brasileiro nato; ter no mínimo 26 anos e no máximo 21 anos completos; e ter concluído ou cursar a última série do Ensino Médio.

Cotas
Mesmo sendo uma Instituição Pública Federal, o IME é subordinado ao Ministério da Defesa, por isso não há a obrigatoriedade da adoção ao Sistema de Cotas.

Página Eletrônica
Site 

Redes Sociais
Facebook

VEJA TAMBÉM

1 2
  • Confira a 3ª chamada do Vestibular 2019 da UNEB

    A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) publicou na tarde desta sexta-feira, 22 de fevereiro, a relação de aprovados na terceira chamada do Vestibular 2019.

  • Fuvest solta a 5ª chamada do Vestibular 2019

    A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) divulgou hoje, 22 de fevereiro, a 5ª chamada do Vestibular 2019 para ingresso na Universidade de São Paulo (USP). Agora, é necessário fazer a etapa virtual, das 08h de segunda-feira, 25 de fevereiro até as 16h do dia 26.

  • Unicamp divulga 3ª chamada do Vestibular 2019

    A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) soltou nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, os aprovados em 3ª chamada no seu Vestibular 2019. Conforme o calendário liberado pela universidade, os selecionados deverão fazer as matrículas no dia 22 de fevereiro.

  • UEM divulga mudanças para o Vestibular 2019

    A Universidade Estadual de Maringá (UEM), divulgou essa semana a aprovação de alterações no regulamento do Vestibular para cursos de graduação em 2019. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) da Universidade deu o aval nas propostas sugeridas pela Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU).

  • 2ª repescagem do PS 2019 da UFPA está disponível

    A Universidade Federal do Pará (UFPA) soltou ontem, 20 de fevereiro, o resultado da 3ª repescagem seu Processo Seletivo (PS) 2019, cujo critério de seleção foi o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Selecionados deverão realizar matrículas a partir desta sexta-feira, 22, para a entrega dos documentos exigidos no curso em que foram classificados.

  • 2ª reclassificação do PISM 2019 da UFJF é publicada

    A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, solto nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, a lista de aprovados na 2ª reclassificação da terceira etapa do Programa Seletivo de Ingresso Misto (PISM) 2019. Agora, os aprovados deverão fazer a pré-matrícula online até sexta-feira, dia 22.