Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Minas Gerais
  4. Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IFSuldeMinas

Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IFSuldeMinas

Instituto tem campi em Inconfidentes, Muzambinho, Machado, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre.

Publicado por Lorraine Vilela Campos
IFSuldeMinas divide suas vagas entre Vestibular e SiSU/Enem
IFSuldeMinas divide suas vagas entre Vestibular e SiSU/Enem

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas) foi criado a partir da unificação das escolas Agrotécnicas de Inconfidentes, Machado e Muzambinho. Além dos três campi de origem, juntaram-se Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre às unidades do instituto. 

O Instituto

O IFSuldeMinas conta com os campi Inconfidentes, Muzambinho, Machado, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre, além dos campi avançados de Três Corações e Carmo de Minas. Confira quais cursos fazem parte de cada unidade do instituto:

•    Campus Inconfidentes
Praça Tiradentes, nº 416, Centro, Inconfidentes – MG
http://www.ifs.ifsuldeminas.edu.br
(35) 3464-1200

Cursos oferecidos: Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Alimentos, Matemática, Técnico em Administração, Técnico em Agrimensura, Técnico em Agropecuária, Técnico em Alimentos, Técnico em Informática, Tecnologia em Agrimensura, Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Redes de Computadores. 

•    Campus Machado
Rodovia Machado, Paraguaçu, Km 3, Bairro Santo Antônio, Machado – MG
http://www.mch.ifsuldeminas.edu.br
(35) 3295-9700

Cursos oferecidos: Ciências Biológicas, Computação, Engenharia Agronômica, Técnico em Administração, Técnico em Agropecuária, Técnico em Alimentos, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Meio Ambiente, Tecnólogo em Alimentos e Tecnólogo em Cafeicultura. 

•    Campus Muzambinho
Estrada de Muzambinho, Km 35, Bairro Morro Preto, Muzambinho – MG
http://www.muz.ifsuldeminas.edu.br
(35) 3571-5051

Cursos oferecidos: Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem do Trabalho, Engenharia Agronômica, Técnico em Agropecuária, Técnico em Alimentos, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Segurança do Trabalho e Tecnologia em Cafeicultura. 

•    Campus Passos
Rua Mario Ribola, nº 409, Penha II, Passos – MG
http://portal.pas.ifsuldeminas.edu.br
(35) 3526-4856 / 4679

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cursos oferecidos: Técnico em Comunicação Visual, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Produção de Moda e Técnico em Secretaria Escolar. 

•    Campus Poços de Caldas
Rua Coronel Virgílio Silva, nº 1.723, Vila Nova, Poços de Caldas – MG
http://www.pcs.ifsuldeminas.edu.br
(35) 3713-5120

Cursos oferecidos: Técnico em Administração, Técnico em Edificações, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Informática e Técnico em Meio Ambiente. 

•    Campus Pouso Alegre
Avenida Dr. João Beraldo, nº 242, Centro, Pouso Alegre – MG
http://www.portalpoa.ifsuldeminas.edu.br
(35) 3421-2502

Cursos oferecidos: Técnico em Administração, Técnico em Agricultura, Técnico em Edificações, Técnico em Informática, Técnico em Química e Técnico em Segurança do Trabalho. 

Vestibular
 

•    Vestibular Tradicional

O Vestibular Tradicional é realizado semestralmente e conta com 50 questões objetivas sobre Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Matemática, Biologia, Química, Física, Geografia, História e Redação. A seleção é responsável pelo preenchimento de 50% das oportunidades oferecidas pelo IFSuldeMinas.

•    Sisu e Enem

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é a forma de ingresso para 50% das vagas oferecidas pelo IFSuldeMinas. A seleção é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

•   Cotas 

A metade de todas as vagas oferecidas nas graduações do IFSuldeMinas é reservada para cotas. O SiSU tem 50% de suas oportunidades para os cotistas e o Vestibular também reserva 50% para tais estudantes. As oportunidades são para estudantes de escolas públicas (havendo percentual para autodeclarados pretos, pardos e indígenas e candidatos com baixa renda.

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

Veja também

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.

Edital do Enem 2020 é divulgado
Solicitações de isenção de taxa terão início no dia 06 de abril.

UECE terá novo prazo de inscrição do Vestibular 2020/2
Também será divulgado um novo cronograma de provas, já que o calendário atual foi suspenso devido da pandemia da covid-19.