Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Rio Grande do Sul
  4. Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS

Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS

IFRS conta, atualmente, com 12 campi no estado do Rio Grande do Sul. Meta é chegar a 16 nos próximos dois anos.

Publicado por Wanja Borges
IFRS oferece dois tipos de processos seletivos para novos alunos
IFRS oferece dois tipos de processos seletivos para novos alunos

Criado pela Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) surgiu da integração de importantes instituições de ensino da região, como o Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves, Escola Técnica Federal de Canoas, Colégio Técnico Industrial Professor Mário Alquati e Escola Agrotécnica Federal de Sertão. Hoje, estruturado em multicampi com proposta orçamentária independente por unidade e reitoria, o Instituto oferece cursos técnicos concomitantes, integrados e subsequentes ao Ensino Médio, além de bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia. 

Dentre seus objetivos, ministrar educação profissional técnica de nível médio na forma de cursos integrados, cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores, e cursos superiores para profissionais ganha destaque. Além disso, o IFRS trabalha com pesquisas aplicadas, atividades de extensão, processos educativos, dentre outras ferramentas, para promover a justiça social, equidade, competitividade econômica e geração de novas tecnologias. O Instituto conta, ainda, com parcerias com importantes empresas rio-grandenses, como a Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente, o IFRS tem 12 campi no estado e mais de 15 mil alunos matriculados. A meta é chegar a 16 unidades educacionais em 2014. 

 

 

CAMPUS
•    Campus Bento Gonçalves
Av. Osvaldo Aranha, nº 540, Bairro Juventude da Enologia, Bento Gonçalves – RS
http://bento.ifrs.edu.br ou gabinete@bento.ifrs.edu.br
(54) 3455-3200

Técnico em Viticultura e Enologia, Técnico em Comércio, Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática para Internet, Licenciatura em Física, Licenciatura em Formação de Professores, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química, Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Horticultura, Tecnologia em Logística e Tecnologia em Viticultura e Enologia. 

 

•    Campus Canoas 
Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, nº 870 A, Bairro Igara III, Canoas – RS
http://www.canoas.ifrs.edu.br ou gabinete@canoas.ifrs.edu.br
(51) 3415-8200

Técnico em Eletrônica, Técnico em Informática, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Técnico em Administração, Tecnologia em Automação Industrial e Tecnologia em Logística. 

 

•    Campus Caxias do Sul
Rua Mário de Boni, nº 2.250, Bairro Floresta, Caxias do Sul – RS
http://caxias.ifrs.edu.br ou gabinete@caxias.ifrs.edu.br
(54) 3204-2100

Técnico em Administração, Técnico em Fabricação Mecânica, Técnico em Plásticos, Técnico em Química, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Educação Profissional e Tecnologia em Processos Metalúrgicos. 

 

•    Campus Erechim
Rua Domingos Zanella, nº 104, Bairro Três Vendas, Erechim – RS
http://erechim.ifrs.edu.br ou  gabinete@erechim.ifrs.edu.br
(54) 3321-7500

Técnico em Alimentos, Técnico em Mecânica, Técnico em Vendas, Técnico em Vestuário, Engenharia Mecânica e Tecnologia em Marketing. 

 

•    Campus Farroupilha 
Av. São Vicente, nº 785, esquina com Rodovia dos Romeiros, Farroupilha – RS
http://farroupilha.ifrs.edu.br ou gabinete@farroupilha.ifrs.edu.br
(54) 3260-2400

Técnico em Plásticos, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Informática, Técnico em Metalurgia, Técnico em Eletrônica, Técnico em Redes e Tecnologia em Processos Gerenciais. 

 

•    Campus Feliz
Rua Princesa Isabel, nº 60, Bairro Vila Rica, Feliz – RS
http://feliz.ifrs.edu.br ou gabinete@feliz.ifrs.edu.br
(51) 3637-2646 

Técnico em Administração, Técnico em Informática, Técnico em Meio Ambiente e Tecnologia em Processos Gerenciais. 

 

•    Campus Ibirubá
Rua Nelsi Ribas Fritsch, nº 1.111, Bairro Esperança, Ibirubá – RS
http://ibiruba.ifrs.edu.br ou gabinete@ibiruba.ifrs.edu.br
(54) 3324-8100

Técnico em Agropecuária, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Informática, Técnico em Mecânica, Licenciatura em Matemática e Tecnologia em Produção de Grãos. 

 

•    Campus Osório
Rua Machado de Assis, nº 1.456, Bairro Sulbrasileiro, Osório – RS
http://osorio.ifrs.edu.br ou gabinete@osorio.ifrs.edu.br
(51) 3601-3500

Técnico em Administração, Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Informática para Internet e Tecnologia em Processos Gerenciais. 

 

•    Campus Porto Alegre
Rua Ramiro Barcelos, nº 2.777, Santana, Porto Alegre – RS
http://poa.ifrs.edu.br ou gabinete@poa.ifrs.edu.br
(51) 3308-5110

Técnico em Administração, Técnico em Biblioteconomia, Técnico em Biotecnologia, Técnico em Contabilidade, Técnico em Informática, Técnico em Instrumento Musical (Flauta Doce ou Violão), Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Panificação e Confeitaria, Técnico em Química, Técnico em Redes de Computadores, Técnico em Secretariado, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Transações Imobiliárias, Licenciatura em Ciências da Natureza (Habilitação em Biologia e Química), Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Sistemas para Internet. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

•    Campus Restinga
Estrada João Antônio da Silveira, nº 351, Bairro Restinga, Porto Alegre – RS
http://restinga.ifrs.edu.br ou gabinete@restinga.ifrs.edu.br
(51) 3247-8400

Técnico em Administração, Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Informática para Internet eTécnico em Eletrônica. 

 

•    Campus Rio Grande
Rua Engenheiro Alfredo Huch, nº 475, Campus Cidade, Centro, Rio Grande – RS
http://riogrande.ifrs.edu.br ou gabinete@riogrande.ifrs.edu.br
(53) 3233-8603

Técnico em Automação Industrial, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Enfermagem, Técnico em Geoprocessamento, Técnico em Refrigeração e Climatização, Técnico em Fabricação Mecânica, Técnico em Informática para Internet, Técnico em Informática, Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Construção de Edifícios e Tecnologia em Refrigeração e Climatização. 

 

•    Campus Sertão
Rodovia RS 135, km 25, Dt. Engenheiro Luiz Englert, Sertão – RS
http://sertao.ifrs.edu.br ou gabinete@sertao.ifrs.edu.br
(54) 3345-8000

Técnico em Agroindústria, Técnico em Agropecuária, Técnico em Comércio, Técnico em Informática, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Agronomia, Zootecnia, Licenciatura em Ciências Agrícolas, Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes, Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Alimentos e Tecnologia em Gestão Ambiental. 

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

O IFRS realiza dois tipos de processos seletivos. O primeiro é destinado para cursos técnicos concomitantes e integrados ao Ensino Médio e o segundo é direcionado para cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio e cursos superiores. Ambos são constituídos por 40 questões objetivas, sendo que as provas do primeiro grupo abordam conteúdos de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Já no segundo, são apresentadas questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Candidatos aos Cursos Técnicos de Nível Médio têm 3 horas para responderem as provas. Os vestibulandos dos cursos superiores têm uma hora de acréscimo, já que também são condicionados à Prova de Redação. As datas de aplicação das provas variam conforme a definição de cada campus. 

 

•    Enem
O desempenho conquistado na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é utilizado pelo IFRS apenas para cursos técnicos, na modalidade subsequente. Nesse caso, 50% das vagas são reservadas para estudantes que participaram do Exame. Para concorrer às vagas ofertadas pelo Instituto, mediante a utilização da nota do Enem, o candidato não poderá ter zerado nenhuma das provas do Exame, incluindo Redação. O acesso ao boletim de desempenho é feito pelo CPF do aluno. Inscritos nesta modalidade são isentos de taxa de inscrição.

 

•    Sistema de Cotas 
Quanto ao Sistema de Cotas, o Instituto reserva 50% das vagas dos cursos técnicos concomitantes e integrados para estudantes que cursaram integralmente o Ensino Fundamental e Médio em instituições de ensino público. Já para cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio e cursos superiores, a reserva de vagas é de 25%. Além disso, candidatos que comprovarem a percepção de renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita e forem considerados pardos, pretos e indígenas também serão enquadrados no Sistema de Cotas. 

 

•    SiSU
A opção pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) pode ser feita apenas por candidatos inscritos nos Cursos Superiores. Geralmente, 50% das vagas são destinadas para o ingresso via SiSU. Entretanto, os vestibulandos precisam aguardar edital específico divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). A seleção é feita por meio da nota obtida na última edição do Enem. 

 

•    Ensino a Distância 
Atualmente, o IFRS oferece apenas três cursos na modalidade Ensino a Distância (EaD). São eles: Técnico em Administração, Técnico de Informática na Formação de Instrutores e Técnico em Informática para Internet. Os cursos são ministrados nos campi de Porto Alegre, Bento Gonçalves e Rio Grande e possuem duração de dois semestres, quatro semestres mais estágio de 360 horas e dois anos, respectivamente. 

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site

 

 

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Youtube | Orkut

 

Veja também

UFSC publica local de prova do Vestibular Unificado 2020
Universidade também liberou a concorrência do processo seletivo: cursos de Medicina, em Florianópolis, Chapecó e Passo Fundo são os mais procurados

Acesse resultado do Vestibular 2020 da Uniube (MG)
Estudantes que fizeram o Enem de 2015 a 2018 ainda podem se inscrever no processo seletivo até fevereiro

Unicap está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/1
A Unicap está ofertando 3.910 vagas em 38 cursos no Vestibular 2020/1, sendo 2.920 oportunidades para ingresso no primeiro semestre e 990 nos demais.

Unicamp publica gabarito da primeira fase do Vestibular 2020
Prova teve questões que abordaram Instagram, imigração, guerra digital e machismo. Abstenção foi a menor dos últimos três anos.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2020/1 da FPS é encerrado
A taxa de inscrição é de R$ 90, mas para o curso de Odontologia é de R$ 150 e para o de Medicina, R$ 395.

UFJF libera local de prova do PISM 2020
Mais de 40 mil estudantes vão fazer provas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro em quatro cidades mineiras e em Volta Redonda (RJ)

Mais cinco universidades portuguesas aceitam o Enem
Estudantes brasileiros que fizeram exame educacional podem ingressar agora em 47 instituições de ensino de Portugal

Inep informa a anulação de uma questão do Enem 2019
O Inep afirma que a anulação de um item, ou mesmo a aplicação de provas com itens diferentes, não compromete o processo de estimação da nota das participantes.

PUC Minas solta resultado do Vestibular 2020/1
Candidatos selecionados devem fazer matrículas na semana que vem, nos dias 25 e 26 de novembro

UERR divulga resultado do Vestibular 2020
Os candidatos que desejarem interpor recursos contra o resultado preliminar do processo seletivo têm entre os dias 21 e 22 de novembro para as solicitações.

UPE divulga gabaritos da 3ª etapa do SSA 2020
Mais de 12 mil candidatos da terceira etapa se inscreveram na seleção, mas mais de 10% faltaram às provas

UFPB terá mais de 7,8 mil vagas no SiSU 2020
Para participar do Sistema de Seleção Unificada, é necessário que o candidato tenha feito as provas do Enem 2019