Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Mato Grosso do Sul
  4. Instituto Federal do Mato Grosso do Sul – IFMS

Instituto Federal do Mato Grosso do Sul – IFMS

IFMS foi criado em 2008, mediante integração da Escola Técnica de Mato Grosso do Sul e da Escola Agrotécnica de Nova Andradina.

Publicado por Wanja Borges
Proposta é ampliar atuação do IFMS para outros seis municípios
Proposta é ampliar atuação do IFMS para outros seis municípios

Presente atualmente em sete municípios sul-mato-grossenses, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul foi instituído em 2008, mediante integração da Escola Técnica Federal de Mato Grosso do Sul e da Escola Agrotécnica Federal de Nova Andradina. Com Reitoria instalada em Campo Grande, o Instituto oferece mais de 10 cursos técnicos integrados e 05 cursos superiores, entre tecnologia e licenciatura. 

Foi em fevereiro de 2010 que os primeiros servidores (professores e funcionários administrativos) tomaram posse e, em março do mesmo ano, as primeiras turmas de alunos de informática e agropecuária foram iniciadas. Um dos objetivos do Instituto, para 2013, é ampliar sua atuação para outros seis municípios: Dourados, Jardim, Naviraí, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste e Sidrolândia. 

CAMPUS
•    Campus Aquidauana
Rua Cinco, s/nº, Vila Ycaraí, Aquidauana – MS
aquidauana@ifms.edu.br
(67) 3241-9984 / 5019

Técnico em Edificações, Técnico em Informática e Tecnologia em Sistemas para Internet. 

•    Campus Campo Grande
Rua Harmonia, n° 780, Bairro Santo Antônio, Campo Grande – MS
campo.grande@ifms.edu.br
(67) 3391-7113

Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Informática, Técnico em Mecânica, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Tecnologia em Sistemas para Internet. 

•    Campus Corumbá
Rua Pedro de Medeiros, s/nº, Bairro Popular Velha, Corumbá – MS
corumba@ifms.edu.br
(67) 3232-2192

Técnico em Metalurgia, Técnico em Informática, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

•    Campus Coxim
Rua Salime Tanure, s/nº, Bairro Santa Tereza, Coxim – MS
coxim@ifms.edu.br
(67) 3291-4004

Técnico em Alimentos, Técnico em Informática, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Licenciatura em Química. 

•    Campus Nova Andradina
Rodovia MS 473, Km 23, Fazenda Santa Bárbara, Nova Andradina – MS
nova.andradina@ifms.edu.br
(67) 3303-7016

Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 

•    Campus Ponta Porã
Rodovia BR 463, Km 14, s/nº, Ponta Porã – MS
ponta.pora@ifms.edu.br
(67) 3433-7652 / 7653

Técnico em Agricultura, Técnico em Informática, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Técnico em Fruticultura e Tecnologia em Agronegócio. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

•    Campus Três Lagoas
Rua Antônio Estevão Leal, s/nº, Bairro Jardins das Paineiras, Três Lagoas – MS
tres.lagoas@ifms.edu.br
(67) 3522-5260

Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Informática, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Tecnologia em Sistemas para Internet. 
FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional
O Vestibular do IFMS, aplicado especificamente para cursos técnicos, é realizado em uma única etapa, geralmente no turno vespertino. As provas são constituídas por 20 questões de Língua Portuguesa, 20 de Matemática e 10 de Conhecimentos Gerais. Já a seleção para ingresso em cursos superiores é feita exclusivamente pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), coordenado pelo Ministério da Educação.   

•    Sistema de Cotas 
O IFMS destina, atualmente, 50% das vagas de cada curso para candidatos que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas. Desse total, um percentual é destinado para estudantes que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e para candidatos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas. A opção deve ser informada no ato da inscrição. 

•    Sisu e Enem 
O SiSU é a modalidade de seleção adotada pelo IFMS para ingresso em seus cursos superiores de graduação. O Processo Seletivo utiliza as notas da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, devido à natureza dos cursos, adota pesos diferenciados nos resultados conforme áreas de conhecimento. Além disso, candidatos oriundos da rede pública têm direito a 50% das vagas disponíveis. 

•    Ensino a Distância 
O IFMS oferece cursos de educação profissional a distância por meio da Rede e-Tec, programa coordenado pelo Ministério da Educação. São 11 opções de cursos na modalidade subsequente, oferecidos em 22 municípios de Mato Grosso do Sul. O ingresso acontece por meio de sorteio público ou análise de histórico escolar. 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Exame de Seleção

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Orkut

Veja também

Enem 2020: inscritos com Coronavírus poderão solicitar reaplicação das provas
Poderá fazer solicitação quem estiver com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas até um dia antes das provas, marcadas para 1º e 8 de novembro

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2020/2 de Medicina da USCS
Processo seletivo que oferece 60 vagas em São Caetano do Sul está marcado para dia 21 de junho

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.