Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. São Paulo
  4. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – FCMSCSP

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – FCMSCSP

Sediada em São Paulo, FCMSCSP trabalha apenas com cursos de Enfermagem, Fonoaudiologia e Medicina.

Publicado por Wanja Borges
FCMSCSP já formou mais de quatro mil médicos
FCMSCSP já formou mais de quatro mil médicos

Com a missão de promover o ensino, pesquisa, extensão e atenção à saúde, com excelência, oferecendo à comunidade profissionais com formação científica, ética, humanística e responsabilidade social, é que a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) teve sua história iniciada em 1884, nos altos de Arouche. Em 1912, foi apresentado à Provedoria da Irmandade um projeto que formalizava o ensino da ciência médica e, um ano depois, a instituição passou a oferecer ensino médio também na região.

Considerado o primeiro local a formar médicos e cirurgiões do Estado de São Paulo, o Hospital de Santa Casa passou a sediar, oficialmente, a partir de 1962, a FCMSCSP, cuja aula inaugural foi proferida em 24 de maio de 1963. Desde então, a instituição formou mais de quatro mil médicos, 500 mestres, 250 doutores e 30 livres-docentes. Hoje, três cursos são oferecidos pela Faculdade, que funciona em regime privado, mesmo tendo o Sistema Único de Saúde (SUS) como mantenedor de suas atividades. 

 

 

CAMPUS
•    Campus Sede

Rua Doutor Cesário Motta Júnior, n º 61, 3º andar, Vila Buarque, São Paulo – SP
secretaria@fcmsantacasasp.edu.br 
(11) 3367-7700/ 7837

Enfermagem, Fonoaudiologia, Medicina. 

 

 

INFRAESTRUTURA
A FCMSCSP está localizada no Complexo Hospitalar da Irmandade de Misericórdia da Santa Casa de São Paulo, hospital-escola mantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), constituído por três unidades: Hospital Central, Hospital São Luís Gonzaga e Hospital Geriátrico e de Convalescentes D. Pedro II. O primeiro conta com cerca de 770 leitos, 50 salas cirúrgicas e 05 subdivisões de emergência, enquanto o segundo é constituído por 225 leitos e 13 salas de cirurgia e o terceiro mantém 710 leitos. Pediatria, cirurgia, clínica médica, obstetrícia, ginecologia, ortopedia, traumatologia, Unidade de Tratamento Intensivo, pronto-socorro e laboratórios são alguns dos espaços físicos que constituem a infraestrutura da Faculdade. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular 

A seleção de candidatos para o curso de Medicina é feita através do vestibular da Fuvest, composto por 90 questões de múltipla escolha, na primeira fase, e redação, 26 perguntas de conhecimentos gerais, mais 12 perguntas específicas ao curso escolhido, na segunda. Já o Processo Seletivo dos cursos de Enfermagem e Fonoaudiologia é realizado pela própria FCMSCSP e constituído por redação e 35 questões objetivas sobre conhecimentos gerais. 

 

•    ProUni  
O Programa Universidade para Todos (Prouni) é outra forma de ingresso da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, que oferece bolsas de estudo parciais ou integrais a estudantes com renda familiar, por pessoa, de um e meio até três salários mínimos. Para se candidatar, o vestibulando tem que ter participado do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com desempenho superior a 400 pontos. 

 

•    Enem
O Enem só é aceito pela FCMSCSP na adesão ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Os interessados em financiar até 100% de suas mensalidades, que vão de R$ 1,5 mil a R$ 4 mil na instituição, através do programa oferecido pelo Ministério da Educação, são obrigados a participarem do Exame, mesmo não sendo uma prova exigida pela Faculdade.  

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Blog | Vestibular

 

 

REDES SOCIAIS 
Twitter | Facebook | Youtube

 

Veja também

Resultado do SiSU 2020/1 já pode ser conferido
Convocados deverão comparecer às universidades entre os dias 29 de janeiro e 04 fevereiro

STJ autoriza divulgação do resultado do SiSU 2020/1
Decisão atende recurso protocolado no tribunal pela AGU para garantir a manutenção do calendário de divulgação da lista de aprovados.

Ufopa adia resultado do Vestibular 2020 por causa de suspensão do SiSU 2020/1
Conforme cronograma, lista de aprovados em processo seletivo que usa notas do Enem deveria sair hoje (28)

UFSC divulga 2ª chamada e 1º remanejamento do Vestibular Unificado 2020
Os selecionados deverão se atentar as etapas de matrículas, já que a primeira delas é a matrícula virtual e destinada a todas as modalidades de aprovados.

Famema 2020: confira o resultado do vestibular
Agora, os selecionados deverão realizar matrículas no período de 05 a 07 de fevereiro, na sede da Famema.

Inscrições do ProUni 2020/1 estão suspensas
Apesar das inscrições do ProUni 2020/1 estarem suspensas, já está disponível a consulta as bolsas.

UFMS libera notas da 1ª e 2ª etapas do Passe 2019
Instituição também divulgou as informações sobre matrícula dos aprovados no Passe e Vestibular 2020.

IFRO solta classificação preliminar do Vestibular 2020
Previsão é que o resultado final seja divulgado na próxima sexta-feira (31). Foram oferecidas quase mil vagas.

Resultados de vestibulares são adiados após suspensão do SiSU 2020/1
Entre as instituições estão as federais de São Paulo (Unifesp) e do Pará (UFPA). UFSC suspendeu cronograma de matrículas do SiSU.

UFRR disponibiliza classificação preliminar do Vestibular 2020
Aqueles que queiram apresentar recursos contra a classificação preliminar deverão fazer isso ainda hoje (27). O resultado dos recursos será disponibilizado no dia 28 seguinte .

Unespar divulga 2ª chamada do Vestibular 2020
De acordo com o edital de matrículas, os selecionados deverão se matricular no dia 29 de janeiro. Uma nova chamada é esperada para o dia 31 deste mesmo mês. 

Pré-vestibular gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas de 2020
Podem participar do preparatório, que tem foco nas provas do Enem, candidatos que estão matriculados no último ano do ensino médio em escola pública ou que já concluíram essa etapa também na rede pública.