Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Rio de Janeiro
  4. Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO)

Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO)

Inaugurada em 2005, a instituição oferece 10 cursos de graduação e seu vestibular é junto com o da UERJ.

Publicado por Rafael Batista
Novo campus da UEZO
Novo campus da UEZO

A Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste do Rio de Janeiro, mais conhecida como Uezo, foi criada pela Lei Estadual 3.808 de 2002, inaugurada em 2005 e oficialmente emancipada como Fundação de Direito Publico através da Lei 5.380 de 16 de janeiro de 2009. A instituição é vinculada à Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia.

O centro universitário oferece 10 cursos de graduação e oportunidade aos graduandos de desenvolver projetos de pesquisa e extensão, além de oferecer cursos de pós-graduação. 

LOCALIZAÇÃO

Avenida Manuel Caldeira de Alvarenga, 1.203 – Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ. Telefone: (21) 2332-7532

CURSOS

Ciências Biológicas Produção Químico-Biológica, Tecnologia em Biotecnologia, Ciências da Computação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema, Farmácia, Tecnologia em Produção de Fármacos, Tecnologia em Polímeros, Tecnologia em Construção Naval, Tecnologia em Processos Metalúrgicos e Engenharia de Produção.

Infraestrutura

A instituição conta com um corpo docente de aproximadamente 130 professores entre adjuntos e contratados. Já está em fase de processo de licitatório a construção de um novo campus no Distrito Industrial de Campo Grande. Além disso, está disponível para os acadêmicos uma Biblioteca composta por aproximadamente 6 mil exemplares de livros, coleções de revistas, CD-Rom, DVDs e Trabalhos de Conclusão de Curso de estudantes da UEZ. Os alunos contam também com computadores com acesso à internet e internet sem fio (wireless) no espaço da biblioteca.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular

O Vestibular da UEZO é realizado junto com o Vestibular Tradicional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e é constituído por duas fases, aplicadas semestralmente, que seleciona candidatos também para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). A primeira etapa, conhecida como Exame de Qualificação, é constituída por 60 questões objetivas sobre Conhecimentos Gerais e pode ser feita duas vezes. Já a segunda é composta por questões discursivas sobre Língua Portuguesa e redação, além de duas provas de disciplinas específicas ao curso escolhido. 

Enem e SiSU

A instituição também reserva vagas para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificado do Ministério da Educação (SiSU), cujo critério de seleção é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A quantidade de oportunidades destinadas para esta seleção é definida pelo edital divulgado em cada semestre.

Cotas

Conforme a Lei Estadual 5.346 de 2008, a instituição reserva 45% de suas vagas para cotistas, sendo 20% para estudantes oriundos da rede pública, 20% para negros e indígenas e 5% para pessoas com necessidades especiais e filhos de policiais civis, militares, bombeiros e inspetores de segurança e administração penitenciária mortos ou incapacitados por serviço.

SITE

www.uezo.rj.gov.br

REDES SOCIAIS

Facebook | Twitter 

Veja também

Enem 2020: inscritos com Coronavírus poderão solicitar reaplicação das provas
Poderá fazer solicitação quem estiver com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas até um dia antes das provas, marcadas para 1º e 8 de novembro

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2020/2 de Medicina da USCS
Processo seletivo que oferece 60 vagas em São Caetano do Sul está marcado para dia 21 de junho

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.