1. Home
  2. Universidades
  3. São Paulo
  4. Centro Universitário Belas Artes – Belas Artes

Centro Universitário Belas Artes – Belas Artes

Fundada em setembro de 1925, Belas Artes é mantida pela Fundação Escola de Belas Artes de São Paulo (FEBASP).

Publicado por Wanja Borges em São Paulo

Compartilhe

Complexo Universitário da Belas Artes é constituído por 23 unidades educacionais
Complexo Universitário da Belas Artes é constituído por 23 unidades educacionais

Com a missão de criar, produzir e difundir conhecimento por meio das artes, da cultura e das ciências humanas e sociais, visando a formação humanística e o despertar do desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional, é que o Centro Universitário Belas Artes foi criado em 23 de setembro de 1925, por Pedro Augusto Gomes Cardim, sob o nome de Academia de Belas Artes de São Paulo. Seu nome original foi concedido apenas em 1932, época em que a instituição criou um forte laço com a Pinacoteca do Estado de São Paulo e se responsabilizou por seu acervo durante sete anos. 

Instituição de ensino superior filantrópica e privada, mantida pela Fundação Escola de Belas Artes de São Paulo (FEBASP), o Belas Artes oferece atualmente 20 cursos superiores entre bacharelados e de tecnologia. Anualmente, mais de cinco mil alunos integram o corpo discente da instituição, considerada a melhor faculdade particular do Brasil na categoria artes e design, segundo o Prêmio Melhores Universidades de 2012, do Guia do Estudante.  Já no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011, o Centro Universitário foi classificado com conceito 3, em uma escala de 1 a 5.

 

 

CAMPUS
•    Campus Universitário

Rua Doutor Álvaro Alvim, nº 90, Vila Mariana, São Paulo – SP
(11) 5576-7300

Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais (Escultura), Artes Visuais (Gravura), Artes Visuais (Pintura), Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Comunicação Social (Rádio e TV), Comunicação Social (Relações Internacionais), Design de Interiores, Design de Moda, Design de Produto, Design Gráfico, Música (Composição e Regência), Música (Instrumentos), Música (Produção e Tecnologia Musical), Relações Públicas, Tecnologia em Desenho de Animação, Tecnologia em Fotografia, Tecnologia em Produção Cênica, Tecnologia em Produção Multimídia. 

 

 

INFRAESTRUTURA
O Complexo Universitário do Centro Universitário Belas Artes é constituído por 23 unidades educacionais, atualmente. Seus espaços físicos foram construídos com muito estilo, cor e inovação. A área de convivência, por exemplo, está localizada na antiga Galeria Prof. Vicente Di Grado, sob o mesmo nome, em homenagem ao aluno, professor e diretor da instituição. Os laboratórios de informática são equipados com máquinas de última geração e softwares atualizados. Além disso, sala stadium, ateliê de desenho e serigrafia, canteiro de obras, laboratórios especializados e oficina de costura, design, maquetes e modelagem, são alguns dos espaços físicos que constituem a infraestrutura do Belas Artes. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular 

O Processo Seletivo Tradicional do Belas Artes é realizado em uma única fase, constituída por 40 questões objetivas sobre conteúdo do Ensino Médio, 02 questões dissertativas sobre temas de conhecimentos gerais e atualidades e redação. Além disso, a instituição aplica testes de habilidades específicas para avaliar o grau de habilidade do candidato em relação ao curso escolhido. 

 

•    ProUni  
O Programa Universidade para Todos (Prouni) é outra forma de ingresso do Centro Universitário Belas Artes, responsável pela concessão de bolsas de estudo parciais ou integrais a estudantes com renda familiar, por pessoa, de um e meio até três salários mínimos. Para se candidatar, o vestibulando tem que ter participado do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com desempenho superior a 400 pontos. 

 

•    Enem
O Enem só é aceito pelo Belas Artes na adesão ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Os interessados em financiar até 100% de suas mensalidades, que vão de R$ 1,5 mil a R$ 4 mil na instituição, através do programa oferecido pelo Ministério da Educação, são obrigados a participarem do Exame, mesmo não sendo uma prova exigida pela Faculdade.  

 

•    Ensino a Distância 
A metodologia de Educação a Distância (EaD) é utilizada pelo Belas Artes em sua graduação de curta distância. Apoiada nos mesmos conceitos dos cursos de bacharelado, os cursos desta grade são estruturados em duas disciplinas comuns, ministradas a distância: Empreendedorismo e Estratégia de Projetos e Marketing de Projetos. 

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

 

 

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Youtube | Flickr | Orkut | Linkedin | Foursquare

VEJA TAMBÉM

1 2