Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Rio de Janeiro
  4. Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro – Cederj

Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro – Cederj

Criado em 1999, Cederj oferece cursos de graduação gratuitos em polos regionais na capital fluminense e em municípios do Rio de Janeiro.

Publicado por Wanja Borges
Cederj oferece mais de seis mil vagas por semestre
Cederj oferece mais de seis mil vagas por semestre

Elaborado em 1999 e autorizado pelo Governo do Rio de Janeiro e Reitorias das Universidades Consorciadas um ano depois, o Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (CEDERJ) é constituído por seis universidades públicas cariocas, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro e tem como objetivo oferecer cursos de graduação a distância. 

Restrito aos cursos de graduação gratuitos e semipresenciais, sendo todos autorizados e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), o Consórcio conta com polos regionais na capital fluminense e em municípios no Rio de Janeiro. As aulas são baseadas em material autoinstrucional, disponibilizado em material impresso, e tutoria presencial.  O Consórcio utiliza a Plataforma CEDERJ como ambiente virtual de aprendizagem.

 


CAMPUS
•    Campus Sede

Rua da Ajuda, n° 5, 16º andar, Rio de Janeiro – RJ
http://www.cederj.edu.br/cederj
(21) 2334-1728

Administração, Administração Pública, Ciências Biológicas, Física, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Turismo, Tecnologia em Sistemas de Computação e Tecnologia em Turismo. 

 

 

INFRAESTRUTURA
O Consórcio CEDERJ é formado por seis universidades públicas do estado do Rio de Janeiro: Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Juntas, elas contam com 33 polos presenciais de apoio para realização de aulas práticas, avaliações, tutorias etc. A instituição possui gráfica própria para confecção dos materiais didáticos e um museu, denominado de Museu Ciência e Vida, que compreende três exposições permanentes, um planetário digital, auditório, além de exposições temporárias, espalhadas por quatro pavimentos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

O Processo Seletivo tradicional do CEDERJ é realizado semestralmente e constituído apenas por uma fase. As provas são compostas por 40 questões objetivas sobre Conhecimentos Gerais, 05 questões discursivas e uma redação. Mais de seis mil vagas são oferecidas por semestre. Os candidatos têm cinco horas para responder as questões. 

 

•    Sistema de Cotas 
A UERJ reserva 20% das vagas para negros e indígenas, 20% para oriundos da rede pública e 5% para pessoas com deficiência. Na UFRJ, além das vagas reservadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 10% são destinadas para professores da rede pública. Já para os cursos da UFF, UNIRIO, UFRRJ e CEFET/RJ, são 20% para professores da rede pública, além das vagas do Enem.  

 

•    Enem
A UFRJ reserva 30% de suas vagas para candidatos do Enem, oriundos da rede pública, e mais 30% para o Exame por Ampla Concorrência. Na UFF, UNIRIO, UFRRJ e CEFET-RJ, o percentual é 12,5% para candidatos do Enem, oriundos da rede pública, e 30% para Exame por Ampla Concorrência.

 

•    Ensino a Distância 
O Consórcio CEDERJ, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciências e Tecnologia do estado do Rio de Janeiro, oferece apenas cursos de graduação a distância, na modalidade semipresencial. Ao todo, são 12 cursos, sendo dois bacharelados, oito licenciaturas e dois tecnológicos. 

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

 

 

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Youtube | Flickr | Orkut 

Veja também

Pré-Enem 2020 gratuito em Campina Grande (PB) está com inscrições abertas
Interessados nas 80 vagas devem fazer o cadastro pessoalmente na sede do cursinho, no bairro Catolé

Locais de prova do Vestibular EaD 2020 da UFS já podem ser acessados
Os inscritos deverão acessar e imprimir o cartão de identificação para apresentá-lo no dia das provas.

UFT solta resultado dos pedidos de isenção do Vestibular 2020/2
Inscrições para processo seletivo da Universidade Federal do Tocantins poderão ser feitas a partir de março

UFT oferta 148 vagas remanescentes do Vestibular 2020/1 via Enem
As inscrições são gratuitas e vão até 03 de março. Para participar é preciso utilizar o desempenho das edições de 2018 ou 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

UEMA solta 2ª chamada de excedentes do PAES 2020
Selecionados deverão realizar matrículas de 2 a 5 de março, das 09h às 12h e das 14h às 17h30

UnB publica 2ª chamada do Vestibular 2020/1 via Enem
Os candidatos aprovaodos deverão se matricular entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março, das 09h às 18h

Resultado do Fies 2020/1 está disponível
Quem não foi selecionado na chamada única do Fies Juro Zero poderão participar da lista de espera de 28 a 31 de março. 

Fuvest 2020: convocação da lista de espera começa hoje (26)
Segundo a organizadora do vestibular, os selecionados deverão fazer as matrículas virtuais em até 48 horas após a convocação

UFFS recebe inscrições para vagas remanescentes do Vestibular 2020 via Enem
Podem participar deste processo seletivo os candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer edição entre 2015 e 2019.

Uneb disponibiliza cronograma de matrículas do Vestibular 2020
De acordou com o documento disponibilizado, as datas são diferentes de acordo com a modalidade do curso: presencial ou a distância. Também foi divulgada a data das próximas chamadas.

Confira livros que serão exigidos nos Vestibulares 2020/2 e 2021 da UFSC
Três obras literárias serão cobradas em ambos os processos seletivos. Entre elas, está livro de Clarice Lispector.

2ª repescagem do Vestibular 2020 da UFPA é publicada
Agora, os novos aprovados deverão primeiramente preencher o cadastro virtual para posterior matrícula presencial.