1. Home
  2. Universidades
  3. Rio de Janeiro
  4. Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro – Cederj

Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro – Cederj

Criado em 1999, Cederj oferece cursos de graduação gratuitos em polos regionais na capital fluminense e em municípios do Rio de Janeiro.

Publicado por Wanja Borges em Rio de Janeiro

Compartilhe

Cederj oferece mais de seis mil vagas por semestre
Cederj oferece mais de seis mil vagas por semestre

Elaborado em 1999 e autorizado pelo Governo do Rio de Janeiro e Reitorias das Universidades Consorciadas um ano depois, o Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (CEDERJ) é constituído por seis universidades públicas cariocas, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro e tem como objetivo oferecer cursos de graduação a distância. 

Restrito aos cursos de graduação gratuitos e semipresenciais, sendo todos autorizados e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), o Consórcio conta com polos regionais na capital fluminense e em municípios no Rio de Janeiro. As aulas são baseadas em material autoinstrucional, disponibilizado em material impresso, e tutoria presencial.  O Consórcio utiliza a Plataforma CEDERJ como ambiente virtual de aprendizagem.

 


CAMPUS
•    Campus Sede

Rua da Ajuda, n° 5, 16º andar, Rio de Janeiro – RJ
http://www.cederj.edu.br/cederj
(21) 2334-1728

Administração, Administração Pública, Ciências Biológicas, Física, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Turismo, Tecnologia em Sistemas de Computação e Tecnologia em Turismo. 

 

 

INFRAESTRUTURA
O Consórcio CEDERJ é formado por seis universidades públicas do estado do Rio de Janeiro: Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Juntas, elas contam com 33 polos presenciais de apoio para realização de aulas práticas, avaliações, tutorias etc. A instituição possui gráfica própria para confecção dos materiais didáticos e um museu, denominado de Museu Ciência e Vida, que compreende três exposições permanentes, um planetário digital, auditório, além de exposições temporárias, espalhadas por quatro pavimentos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

O Processo Seletivo tradicional do CEDERJ é realizado semestralmente e constituído apenas por uma fase. As provas são compostas por 40 questões objetivas sobre Conhecimentos Gerais, 05 questões discursivas e uma redação. Mais de seis mil vagas são oferecidas por semestre. Os candidatos têm cinco horas para responder as questões. 

 

•    Sistema de Cotas 
A UERJ reserva 20% das vagas para negros e indígenas, 20% para oriundos da rede pública e 5% para pessoas com deficiência. Na UFRJ, além das vagas reservadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 10% são destinadas para professores da rede pública. Já para os cursos da UFF, UNIRIO, UFRRJ e CEFET/RJ, são 20% para professores da rede pública, além das vagas do Enem.  

 

•    Enem
A UFRJ reserva 30% de suas vagas para candidatos do Enem, oriundos da rede pública, e mais 30% para o Exame por Ampla Concorrência. Na UFF, UNIRIO, UFRRJ e CEFET-RJ, o percentual é 12,5% para candidatos do Enem, oriundos da rede pública, e 30% para Exame por Ampla Concorrência.

 

•    Ensino a Distância 
O Consórcio CEDERJ, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciências e Tecnologia do estado do Rio de Janeiro, oferece apenas cursos de graduação a distância, na modalidade semipresencial. Ao todo, são 12 cursos, sendo dois bacharelados, oito licenciaturas e dois tecnológicos. 

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

 

 

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Youtube | Flickr | Orkut 

VEJA TAMBÉM

1 2
  • Leia as redações nota mil do Enem 2018

    O Inep liberou ontem, dia 19, o acesso aos espelhos das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 para os candidatos. A cópia digitalizada da redação do participante só pode ser utilizada para verificação, a chamada vista pedagógica, já que o Inep não recebe recursos contra as nota.

  • Enem 2018: espelho da redação e notas dos treineiros são liberadas

    Participantes do Enem 2018 podem acessar a partir de hoje, 18 de março, o espelho da redação. O texto foi realizado em novembro do ano passado e teve como tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. 

  • Inscrições para o Vestibular 2019/2 da ESPM estão abertas

    A Escola Superior de Marketing e Propaganda (ESPM) abriu inscrições para o Vestibular 2019/2 das suas três unidades: São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. O prazo vai até 13 de junho para ingresso via provas tradicionais e até 24 de maio via Enem.