1. Home
  2. Universidade para Todos
  3. Vestibulares Seriados

Vestibulares Seriados

Realizada durante os três anos do ensino médio, essa modalidade de vestibular permite a avaliação gradual do desempenho dos alunos.

Publicado por Rafael Batista em Universidade para Todos

Compartilhe

PAS da UnB é o vestibular seriado mais conhecido
PAS da UnB é o vestibular seriado mais conhecido

O Vestibular Seriado é uma das maneiras mais simplificadas de passar do Ensino Médio para o Superior. Os alunos que se candidatam para esse regime avaliativo realizam exames como no vestibular tradicional, no entanto o processo de seleção começa ainda no 1° ano do ensino médio. A grande diferença dessa modalidade de avaliação é que o aluno realiza três exames, uma ao final de cada ano (1°, 2° e 3°), porém a opção pelo curso só ocorre no ano de conclusão do ensino médio.

A Processo Seriado trata-se de uma avaliação que exige menos tensão do candidato, uma vez que o conteúdo é restrito ao que foi aprendido naquele ano, ao contrário da modalidade tradicional do vestibular, que demanda o que foi assimilado nos três anos de ensino médio. Apenas em algumas instituições o sistema é cumulativo (ao final do 2º ano, conteúdos de 1º e 2º anos, e ao final do 3º o conteúdo dos três anos, como no vestibular). 

Depois da realização das três provas a instituição elabora uma média com os resultados obtidos ao final de cada ano e as vagas destinadas ao processo são preenchidas de acordo com a pontuação dos candidatos. Grande parte das universidades que oferecem esse tipo de avaliação permitem que o candidato realize também, no último ano, o vestibular tradicional, sendo válido o melhor desempenho. 

Particularidades

Algumas instituições permitem aos estudantes, que não se inscreveram no primeiro ano, realizarem a primeira e segunda etapa da prova ao final do segundo ano. Na Universidade de Brasília (UnB), a realização de duas fases ao mesmo tempo não é permitida, mas o estudante que não realizar a primeira etapa e tiver o desejo de participar das outras duas poderá fazer, porém a nota do primeiro exame, que tem peso um, será zero. No entanto, essas são apenas exceções, a maioria dos processos seletivos não permite a participação que não seja nas três avaliações.

No caso específico do ensino médio realizado na modalidade de curso técnico, que aumenta para quatro o número de séries no ensino médio, os estudantes só começam a realizar as provas no segundo ano. A regra não vale para Universidade Estadual de Maringá (UEM), pois a instituição prevê que os candidatos realizem as provas ao final do 1°, 2° e 4° ano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Benefícios

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A prova do sistema seriado mede o conhecimento do estudante gradualmente e de forma progressiva, o que permite ao aluno acompanhar sua evolução em cada ano viabilizando assim a correção das falhas. Tendo por base a possibilidade de realizar o exame no ano seguinte, os estudantes podem melhorar o desempenho redirecionando os estudos e definindo suas aptidões. 


PAS – UnB

Uma das avaliações seriadas mais conhecidas e concorridas do país, o PAS (Programa de Avaliação Seriada) é realizado todos os anos pela UnB. Criado em 1995, o programa oferece para os alunos que estão realizando a terceira etapa da avaliação, 50% das vagas de todos os seus cursos de graduação para o PAS, no primeiro semestre de cada ano letivo. E ainda, o aluno que estiver inscrito na avaliação seriada pode participar também do vestibular tradicional ao final do 3º ano.

Principais Processos Seletivos Seriados do Brasil:

 – SIS – Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
 – SSA – Universidade de Pernambuco (UPE)
 PSS – Universidade Federal de Roraima (UFRR)
 – PISM – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
 – SASI – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
 – PAS – Universidade de Brasília (UnB)
 PIAS – Universidade de Uberaba (Uniube)
 – PAES – Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
 – PAS – Fundação Armando Álvares Penteado (Faap – SP)
 – SAS – Universidade Estadual de Goiás (UEG)
 – PSS – Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
 – PAS – Universidade Estadual de Maringá (UEM)
 – PAC – Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
 – PVS – Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

VEJA TAMBÉM

1 2
  • UFLA, em Minas Gerais, libera local de prova do PAS 2018

    A Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais, soltou na tarde desta sexta-feira, 14 de novembro, o cartão com os locais onde serão aplicadas as provas da 1ª e 2ª etapa do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2018. 

  • UESB abre inscrições para o Vestibular 2019

    Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2019 da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). O prazo vai até 2 de dezembro e a taxa é de R$ 100. São oferecidas 1.186 vagas em Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga.

  • Unicamp encerra inscrições do Vestibular 2019 via Enem

    A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebe somente até hoje, 14 de novembro, inscrições para o  Vestibular 2019 por meio das notas do Enem. 

  • Inep libera gabaritos do Enem 2018

    O Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 nesta quarta-feira, 14 de novembro. Apenas uma questão de Matemática foi anulada.

  • IFNMG realiza no domingo (18) o seu Vestibular 2019/1

    O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) divulgou os locais de prova do Vestibular 2019/1. As provas serão aplicadas no próximo domingo, dia 18, pela manhã e à tarde.

  • UEMA libera resultado da 1ª fase do PAES 2019

    O resultado da primeira fase do PAES 2019 da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) foi publicado nesta terça-feira, 13 de novembro. A lista também contempla os classificados para a disputa das vagas da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).