Enade

O Enade faz parte do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), que tem como foco avaliar a qualidade dos cursos de ensino superior.

Publicado por Érica Caetano em Universidade para Todos

Compartilhe

O Enade avalia o rendimento dos alunos nos cursos de graduação
O Enade avalia o rendimento dos alunos nos cursos de graduação

Criado em 2004, para substituir o Exame Nacional de Cursos, conhecido também como Provão, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. É obrigatório aos estudantes que forem selecionados, sendo indispensável a sua realização para garantia da emissão do histórico escolar.

O Enade tem como principal objetivo medir as competências e habilidades dos universitários nos cursos que passaram por alguma alteração. As inscrições para o estudante habilitado em realizar o exame são de responsabilidade da sua instituição. A primeira aplicação dos testes do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima com que cada área de conhecimento é avaliada é trienal.

Neste ano, o exame contará com algumas mudanças em suas regras. Estas foram anunciadas pelo Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, no começo do ano. Aplicado anteriormente somente a estudantes que estão concluindo o curso superior, o Enade agora irá avaliar também alunos que estejam cursando o penúltimo semestre. Ou seja, neste ano, devem participar da prova futuros formandos de 2012 e estudantes com perspectiva de conclusão do curso até o primeiro semestre de 2013.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O desempenho dos estudantes no Enade é um dos componentes do Conceito Preliminar de Curso (CPC). Além do CPC, compõem a nota o Índice de Diferença de Desempenho (IDD), que é a média entre a nota do aluno no ingresso e no final do curso, e também a opinião dos alunos sobre a instituição de Ensino Superior em que estudam, no que se refere à infraestrutura, recursos didático-pedagógicos, titulação dos professores e o questionário do estudante, que é preenchido pelos participantes do Enade.

Mais informações: http://enade.inep.gov.br

VEJA TAMBÉM

1 2
  • Leia as redações nota mil do Enem 2018

    O Inep liberou ontem, dia 19, o acesso aos espelhos das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 para os candidatos. A cópia digitalizada da redação do participante só pode ser utilizada para verificação, a chamada vista pedagógica, já que o Inep não recebe recursos contra as nota.

  • Enem 2018: espelho da redação e notas dos treineiros são liberadas

    Participantes do Enem 2018 podem acessar a partir de hoje, 18 de março, o espelho da redação. O texto foi realizado em novembro do ano passado e teve como tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. 

  • Inscrições para o Vestibular 2019/2 da ESPM estão abertas

    A Escola Superior de Marketing e Propaganda (ESPM) abriu inscrições para o Vestibular 2019/2 das suas três unidades: São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. O prazo vai até 13 de junho para ingresso via provas tradicionais e até 24 de maio via Enem.