Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Universidade para Todos
  3. Carreira Militar: Você sabe o que é?

Carreira Militar: Você sabe o que é?

Vamos entender melhor neste artigo como ocorre o ingresso na carreira militar e o decorrer desses estudos.

Publicado por Érica Caetano
Estudantes ITA
Estudantes de graduação do ITA, uma das opções para seguir a carreira militar
Crédito da Imagem: Divulgação ITA

Apesar de estarmos habituados a ouvir constantemente a expressão “carreira militar”, você sabe realmente como ela funciona e o que deve ser feito para ingressar nessa área de atuação? Vamos entender melhor como ocorre o ingresso e o decorrer da vida de estudos no militarismo.

Resumidamente, militar é um indivíduo pertencente a uma determinada organização que tem autoridade dentro das Forças Armadas, que são formadas pelo Exército, Marinha e Aeronáutica. Juntas, elas trabalham com o objetivo de manter a ordem, segurança e soberania do país. Essas organizações estão presentes em praticamente todos os países e podem atuar em situações consideradas de guerra ou, ainda, em missões especiais.

Portanto, chamamos de carreira militar todas as funções seguidas pelo indivíduo dentro das Forças Armadas. A carreira militar está englobada em três áreas, que são chamadas de “armas”, sendo elas as três citadas acima, além da carreira de policial militar. Para cada uma delas há determinados pré-requisitos para o ingresso, como idade mínima, conclusão do Ensino Médio ou até mesmo curso superior em determinada área (Engenharia, Administração, Medicina, Enfermagem, Contabilidade etc.).

A carreira militar é vista atualmente como uma área promissora, em razão da estabilidade que ela oferece e por ter remunerações salariais consideravelmente boas, com planos de carreira e possibilitando a ascensão profissional. De acordo com o crescimento na carreira, o profissional tem seus salários aumentados. Quando ele se aposenta, fato conhecido também como ir para a reserva, os valores de seus rendimentos são pagos de forma integral.

Mas engana-se quem vê somente pontos positivos na atuação militar. A rotina também é bastante puxada e cansativa, além de exigir muito respeito pela autoridade e comprometimento extremo com os princípios de ética, ordem e trabalhar em equipe.

Tópicos deste artigo

Como ingressar?

O ingresso na carreira militar ocorre, geralmente, por meio de colégios e academias específicas na formação de oficiais. Para entrar nessas escolas, é necessário preencher alguns pré-requisitos regulamentados em leis existentes nas três áreas: Aeronáutica, Marinha e Exército. 

Quando o estudante ingressa nessas instituições ainda no Ensino Médio, ele já tem a possibilidade de conviver com o cotidiano acadêmico militar, desde o vestuário específico (uniforme), dinâmicas e métodos disciplinares, além de atividades para melhorar seu condicionamento físico, outro requisito muito importante para quem pensa em dedicar-se à carreira militar. Tudo isso é casado com o estudo habitual de disciplinas vistas durante o Ensino Médio.

Com o fim dos estudos no Ensino Médio, dependendo de como for o desempenho do estudante, ele poderá ingressar em Academias de Formação de Oficiais, conhecidas também como Escolas Preparatórias. As principais instituições nesse segmento são as que estão ligadas pelas Forças Armadas, sendo, consequentemente, mantidas por elas também.

Essas escolas realizam processos seletivos para o ingresso de novos alunos, na maioria das vezes, anualmente. Os certames são constituídos por provas com questões objetivas, exame de saúde e teste de aptidão física. Algumas dessas academias oferecem ajuda de custo ao estudante e funcionam no sistema de internato, onde ele pode morar durante a realização do curso. 

As principais escolas ligadas às forças armadas são:

As vagas nesses centros são bastante disputadas por serem bem conceituados. Além de terem ensino reforçado e de qualidade, os alunos dessas escolas têm uma preparação mais assídua no que diz respeito à prática esportiva, já que a carreira militar exige boa educação e um corpo saudável para ser um bom profissional. Os cursos possuem, geralmente, duração de três anos, e caso o aluno tenha interesse em dar continuidade à carreira nessa área, poderá ingressar em alguma Academia Militar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Graduação

Assim como acontece nos certames de ingresso para o Ensino Médio em instituições especiais e nas Escolas Preparatórias, o ingresso na graduação de nível superior da carreira militar também é bastante concorrido. As provas são aplicadas em grande parte das vezes de forma anual e são formadas por questões objetivas, confecção de redação, além de exames médicos, de condicionamento e avaliação de saúde.

Os selecionados também ficam em regime de internato, com direito à remuneração que varia de acordo com a instituição, mas pode chegar a R$ 6,5 mil, além de outros benefícios, tais como assistência médica, alimentação e vestuário. 

Os estudantes recebem formação acadêmica e treinamento militar básico através de formação técnica. Ao formarem-se, ainda recebem a titulação de Oficial Militar. O curso dura em torno de quatro anos. Confira algumas academias militares brasileiras:

Há também outras instituições de ensino superior federais que são ligadas às Forças Armadas e, consequentemente, ofertam cursos superiores de graduação nessas áreas. Entre as mais concorridas, estão o Instituto Militar de Engenharia (IME) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Para esses institutos, são realizadas provas de Vestibular, no entanto, para participar, é preciso estar dentro de um limite de faixa etária. Além disso, também ofertam instrução militar básica para oficiais da reserva. Saiba mais sobre eles!

IME

O IME está ligado ao Exército Brasileiro e oferta cursos superiores na área de Engenharias, no Rio de Janeiro. Para participar do processo seletivo, conhecido como Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação (CA/CFG), o candidato precisa ter entre 16 e 21 anos e ter concluído o Ensino Médio.

O Vestibular do IME é constituído por três etapas de exames, sendo a primeira o Exame Intelectual (EI), formado por duas fases; Inspeção de Saúde (IS) e Exame de Aptidão Física (EAF).

São disponibilizadas pelo Instituto especialidades nas seguintes áreas de Engenharia: Elétrica, Eletrônica, Química, Fortificação e Construção (Civil), Mecânica e de Armamento, Comunicações, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Cartografia e Computação. Eles possuem duração de cinco anos. 

Além dos cursos de graduação, o IME oferece cursos de pós-graduação e de extensão universitária tanto para militares quanto para civis. Também é oferecida instrução militar básica a oficiais da ativa ou da reserva. Estudantes da ativa têm alimentação, alojamento, ajuda de custo mensal e assistência médica e odontológica.

ITA

Já o ITA está ligado ao Comando da Aeronáutica e está situado na cidade de São José dos Campos, no estado de São Paulo. É considerado referência no que diz respeito ao ensino de engenharia no país.

O Vestibular do ITA também é conhecido como Concurso de Admissão. Ele é formado por Exame de Escolaridade, dividido em duas fases, e Inspeção de Saúde.

Os interessados em participar precisam ser brasileiros natos de ambos os sexos, com até 23 anos completos e que já tenham concluído o Ensino Médio.

Após aprovação no Vestibular, os selecionados são condicionados ainda ao exame médico obrigatório e de caráter eliminatório. No ato do registro acadêmico, aqueles candidatos considerados aptos que não são aspirantes a Oficial da Reserva das Forças Armadas serão inscritos no Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) da Aeronáutica.

O ITA oferta as seguintes especialidades de Engenharia: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica. Todas elas têm duração de cinco anos, sendo os dois primeiros comuns a todos os alunos e os três últimos específicos para cada carreira.

Carreira Militar para mulheres

Na carreira militar para mulheres há certas restrições em algumas áreas de formação, como idade, não estar em período gestacional e até a própria natureza de formação, já que a maioria das oportunidades é para Quadros Complementares de Oficiais, para as que já possuem alguma formação superior. 

Mas, na maioria das vezes, o ingresso pode acontecer na Marinha, Exército ou Aeronáutica. A Academia da Força Aérea, o Colégio da Aeronáutica e as Academias de Formação para Polícia Militar são algumas das academias que aceitam mulheres.

Veja também

MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023
MEC divulga edital do Prouni 2024
É possível conquistar bolsas de estudo através da sua nota do Enem
Resultado do Enem 2023 está liberado
Provas do Enem 2023 foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Veja como e onde usar as notas do Enem
Resultado do Enem 2023 será liberado amanhã (16)
Provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 aconteceram nos dias 5 e 12 de novembro