Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Orientação Vocacional
  3. Qual a minha área?

Qual a minha área?

Saber se gosta mais de Ciências Humanas, Exatas ou Biológicas ajudará o estudante a definir a escolha do seu curso.

Publicado por Érica Caetano
Saber qual das três ciências o estudante gosta mais o ajudará na definição do curso para prestar vestibular
Saber qual das três ciências o estudante gosta mais o ajudará na definição do curso para prestar vestibular

No ano de preparação para o vestibular, muitos estudantes ficam confusos quanto à escolha do curso em que desejam ingressar. A dúvida cresce ainda mais quando os processos seletivos se aproximam. Esse tipo de reação é mais do que natural, afinal de contas, esta é uma escolha muito importante a ser tomada, já que o que está em jogo é a escolha da carreira profissional.

Na maioria das vezes, precisamos tomar essa decisão prematuramente, quando ainda estamos muito novos e milhares de dúvidas permeiam nossas cabeças. Para facilitar essa escolha e clarear parte dessas inseguranças, uma boa forma de começar é observando quais são as disciplinas que mais te chamam a atenção no decorrer das aulas; quais são aquelas matérias em que mais gosta das aulas e dos conteúdos; quais exercícios você considera mais prazerosos de serem feitos. Comece a fazer essas perguntas. A partir das respostas será possível identificar qual área você possui maior aptidão, se é de ciências exatas, humanas ou biológicas.

Aqueles estudantes que têm interesse pelas disciplinas de matemática, física ou química possuem claramente maior habilidade com a área de exatas. Portanto, recomenda-se que escolham profissões ligadas a esta área, como o curso de Engenharia. Já para aqueles que preferem as matérias de história, literatura, geografia e português é indicado que escolham cursos da área de humanas. Comunicação Social, Psicologia e Direito são algumas das opções. Os estudantes que se identificam com questões de biologia e fisiologia, além de fenômenos da natureza devem optar pela área de biológicas, como os cursos de Enfermagem e Medicina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tomando essas medidas, as escolhas podem se tornar mais claras e menos complicadas, já que algumas preferências foram sinalizadas. Vale lembrar que cada pessoa tem uma personalidade diferente da outra e que as preferências nas áreas também diferem muito. Uma escolha mal pensada pode acarretar em grandes frustrações.

O aluno terá muito mais prazer em estudar e, consequentemente, dedicar-se se realmente escolher a área que mais condiz com o seu perfil. Como citado anteriormente, procure perceber durante as aulas quais são as matérias que mais lhe interessam. Essas observações podem ser o primeiro passo para a escolha da profissão certa.

 

Veja também

É hoje o Vestibular 2020/1 da UEG
Os 20.174 candidatos farão as provas das 13h10 às 17h10. Especificamente para o curso de Medicina as provas serão aplicadas das 13h10 às 18h10, somente nas cidades de Goiânia e Itumbiara. 

Provas do Vestibulinho 2020/1 das Etecs (SP) são realizadas hoje
As provas serão realizadas às 12h30. Os candidatos devem levar documento de identificação original com foto, caneta de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente), lápis preto, borracha e régua.

Provas da 2ª fase do Vestibular 2020 da Unesp têm início hoje
Os convocados farão as provas da segunda etapa até amanhã, 16 de dezembro, das 14h às 18h30, nos mesmos locais onde foi realizada a primeira etapa. 

Provas do Vestibular 2020/1 do IFPE acontecem amanhã
No dia das provas, será necessário levar Cartão de Inscrição, documento oficial de identificação com foto e em perfeito estado e caneta esferográfica de tinta na cor preta.

Uneb inicia provas do Vestibular 2020 amanhã (15)
As provas serão realizadas nos dias 15 e 16 de dezembro, ou seja, amanhã e depois. Os portões serão abertos, em ambos os dias, às 07h20 e fechados às 07h50, seguindo o horário local.

UECE: segunda fase do Vestibular 2020/1 ocorre hoje e amanhã
Os 9.695 candidatos concorrem a 2.534 vagas, das quais 1.268 são para cursos de Fortaleza e 1.266 em unidades do interior

Vestibular 2020/1 da Unicap começa neste domingo (15)
Provas seguem amanhã (16), em Recife. Previsão é resultado saia no dia 20 de dezembro. 

Cursinho gratuito da USP inscreve para turmas de 2020
Interessados nas 270 vagas devem passar por prova e entrevista socioeconômica

FGV libera resultado da 1ª fase do Vestibular 2020 de Direito
Convocados para a segunda fase participarão de um exame oral, entre 16 e 20 de dezembro, em São Paulo.

Resultado do Vestibular 2020 do Centro Universitário FEI é liberado
Agora, os selecionados deverão realizar matrículas nos dias 17 e 18 de dezembro, no campus, das 09h30 às 20h.

Inscrições para o Vestibular 2020 da UFMG para cursos com habilidades específicas encerram hoje (13)
Podem participar os estudantes que fizeram a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. A taxa é de R$ 205.

Fuvest 2020: começam hoje (13) os testes de habilidades específicas
Provas são obrigatórias para os candidatos aos cursos de Música (São Paulo e Ribeirão Preto), Artes Cênicas e Artes Visuais.