Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Orientação Vocacional
  3. Medicina ou Direito?

Medicina ou Direito?

Por serem tradicionais, ambas as carreiras costumam estar entre as mais escolhidas pelos estudantes

Publicado por Silvia Tancredi
Medicina e Direito são consideradas carreiras tradicionais e de prestígio social
Medicina e Direito são consideradas carreiras tradicionais e de prestígio social

No último ano do ensino médio chega o momento de todo estudante escolher qual profissão quer seguir ao longo da vida. Por serem carreiras tradicionais, Medicina e Direito costumam estar entre as mais escolhidas pelos futuros profissionais. Culturalmente, esses dois cursos concedem um prestígio social maior que os demais, e esse fato acaba levando muitos pais a influenciarem na escolha da carreira dos filhos.

Conheça o curso de Medicina

Saiba detalhes sobre a carreira de Direito

Principalmente pelos motivos citados, existem alunos que encontram-se divididos entre os dois cursos. Contudo, as duas carreiras apresentam habilidades específicas que devem ser levadas em conta no momento da decisão. Além disso, é importante analisar o perfil do estudante, as disciplinas que serão cursadas, os campos de atuação, entre outros. Talvez nenhum dos dois cursos seja ideal para você.

Veja as diferenças entre os cursos de Medicina e de Direito

Curso Medicina Direito
Ciências Biológicas/Saúde Humanas
Duração 6 anos + residência* 5 anos + OAB*
Público Pessoas responsáveis, éticas, carismáticas, solidárias, equilibradas emocionalmente, pacientes, etc. Pessoas autoconfiantes, persuasivas, discretas, controladas, críticas, com iniciativa, entre outras características.
Disciplinas Anatomia, bioquímica, neurofisiologia, fisiologia, genética, imunologia, microbiologia, patologia, entre outras. Também há aulas práticas. História do direito, direito penal, administrativo, constitucional, empresarial, civil, processual entre outros ramos. Também há aulas práticas.
Campos de atuação Dermatologia, Cardiologia, Medicina do Trabalho, Oncologia, Ginecologia e Obstetrícia, Oftalmologia, Pneumologia, etc. Advocacia, Delegacia de Polícia, Direito Administrativo,
Direito do Consumidor, Direito Penal ou Criminal, etc. 

 

Dúvidas

De acordo com o diretor pedagógico do curso Oficina de Estudante, de Campinas (SP), Célio Tasinafo, o aluno que não sabe se escolhe Direito ou Medicina, na verdade, ainda não refletiu sobre o que gosta ou, ainda, pode não querer nem uma carreira nem outra. “Esse estudante pode estar em dúvida por pressão externa, como a dos pais, ou criou uma imagem de que os profissionais dessa área são bem-sucedidos”, acredita ele.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pesquisa de julho de 2015, elaborada pelo HSBC, indica que nove entre dez pais gostariam que os filhos escolhessem carreiras tradicionais, tais como Medicina e Direito. De acordo com o levantamento, essas profissões são vistas como conservadoras, com o mercado de trabalho consolidado e que, por isso, apresentam menos riscos. 

Para Tasinafo, o estudante deve ter convicção do que ele quer ou, ao menos, do que ele não quer, pois, ao ter essa certeza, os pais podem entendê-lo e aceitar melhor a decisão. Entretanto, o diretor acredita que hoje os pais estão mais abertos em relação às escolhas dos filhos. “Ainda existem os mais exigentes, mas são a minoria da minoria”, avalia. 

Como decidir?

O diretor pedagógico acredita que é importante que o estudante, antes mesmo de conhecer o cotidiano de cada uma dessas profissões, veja a grade curricular de cada um dos cursos, para analisar se gosta das carreiras. Além disso, ele recomenda que sejam afastados os estereótipos tanto positivos quanto negativos entre as duas carreiras. “Uma coisa é ver como as profissões são retratadas na ficção, como em filmes e séries, outra é ver mesmo o dia a dia de cada uma”, analisa.

Ainda está com dúvida? Siga estas dicas do diretor pedagógico:

  • Analise por que quer essa profissão;
  • Avalie qual é a mais vantajosa;
  • Visite sites de universidades para conhecer melhor a carreira e o curso;
  • Converse com estudantes dos dois cursos;
  • Conheça mais de um profissional de cada área e tire suas dúvidas sobre a vida profissional.

Veja também

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.

Edital do Enem 2020 é divulgado
Solicitações de isenção de taxa terão início no dia 06 de abril.

UECE terá novo prazo de inscrição do Vestibular 2020/2
Também será divulgado um novo cronograma de provas, já que o calendário atual foi suspenso devido da pandemia da covid-19.