Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Orientação Vocacional
  3. Confira 5 filmes para conhecer mais a área de direito

Confira 5 filmes para conhecer mais a área de direito

Profissionais da área comentam por que vale a pena assistir as produções

Publicado por Silvia Tancredi

Direito é um dos cursos que existe há mais tempo e, por isso, é considerado tradicional, assim como Medicina. Oferecido nos vestibulares da maioria das universidades públicas e particulares, costuma estar entre os mais disputados.

A carreira é uma das mais lembradas quando se pensa na área de Ciências Humanas e tem como objetivo promover a igualdade de direitos e lutar pela justiça. Além de estudar as especialidades do Direito, na universidade os estudantes veem disciplinas como sociologia, economia e antropologia.

Para você conhecer um pouco mais da carreira, separamos cinco filmes. Além disso, profissionais da área de direito contam por que é interessante assisti-los.

12 homens e uma sentença – 1957

12 homens e uma sentença

Filme mostra impasse de juri em decisão de julgamento. Crédito: reprodução

O filme retrata a história de um jovem que é acusado de matar o próprio pai. O caso vai a juri, considerando que o réu é inocente até que se prove o contrário. No total, 11 jurados acreditam que ele é culpado. Porém, um fica na dúvida e insiste que sejam feitas investigações, apesar da má vontade dos demais.

De acordo com a advogada Sandra Dornelas, o filme mostra claramente a importância dos operadores do Direito, independente de qual área atuem. “A verdade, na maioria das vezes, está nos detalhes. Deve-se sempre ter em mente que é uma profissão que exige muito estudo, esforço e dedicação do profissional”, analisa ela.

O sol é para todos - 1962

O sol é para todos

Filme mostra o racismo nos Estados Unidos em 1930. Crédito: Reprodução.

O filme mostra a história de um caso defendido pelo advogado idealista Atticus Finch, no qual um homem negro é acusado de estuprar uma mulher branca. Retratado em 1930, a trama foca nas reações da comunidade racista dos Estados Unidos na época.

“Quando as leis e a Justiça se colocam em lados opostos, o que escolher? 'O sol é para todos' é baseado no livro clássico da literatura americana do autor Harper Lee. Nunca perca o idealismo é a mensagem”, ressalta o advogado e estudante de cinema João Paulo Lopes Tito. 

Um sonho de liberdade - 1995

Um sonho de liberdade

Filme retrata história de homem inocente enviado à prisão. Crédito: Reprodução.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Homem é preso acusado injustamente de ter matado a esposa e o amante dela. Na prisão, se depara com o agente e o capitão, ambos corruptos, e faz amizade com um homem que está no local há mais de 20 anos e controla o mercado negro do local. 

“O filme traz um retrato da questão prisional, algo muito importante para quem pretende atuar nessa profissão. Todo bom profissional tem que conhecer bem essa realidade para entender qual seu real papel, seja ele como defensor, acusador ou julgador”, comenta Sandra Dornelas. 

A qualquer preço - 1998

A qualquer preço

Filme é baseado em história real retratada no livro “Uma ação civil”

O filme é baseado em uma história verídica retratada no livro “Uma ação civil”, de Jonathan Harr. A produção mostra a batalha jurídica entre o advogado que acusa empresas de terem culpa de oito crianças morrerem intoxicadas por água que abastece a cidade e pelos dois advogados das duas empresas em questão. 

“Nós não viramos advogados, nascemos advogados. Entendo que tem gente que, por mais que faça o curso de direito, nunca será um advogado se isso não fizer parte de sua essência. Uma das características do advogado é que seja capaz de defender o cliente, estando ele certo ou não”, explica Isa Castro, advogada. 

O juri - 2003

O Juri

Trama apresenta jurados que não imparciais

Uma mulher perde o marido e acusa a empresa que ele trabalhava de ser a culpada pela morte. Para isso, contrata um advogado. O caso vai a juri, mas a empresa acusada contrata um especialista para manipular os jurados. Além disso, um dos jurados tem interesse em outra questão. 

Segundo Isa Castro, todo jurado deve ser imparcial, mas, no caso desse filme, tem um que não é. “Acredito que o advogado de defesa tem que ser muito hábil. Mas, de qualquer modo, o acusado tem direito de defesa garantido pela Constituição. Penso que o advogado tem que fazer o melhor: ou o cliente ganha ou é desqualificado para um crime de menor pena”, avalia.

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa