Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Orientação Vocacional
  3. Como escolher a profissão certa?

Como escolher a profissão certa?

A escolha da profissão exige tempo e pesquisa. Controle da ansiedade e apoio dos pais são essenciais neste período.

Publicado por Wanja Borges
Analisar perfil, necessidades e prioridades pode ajudar na escolha da profissão
Analisar perfil, necessidades e prioridades pode ajudar na escolha da profissão

Escolher qual curso prestar é mais difícil do que se imagina. A decisão não está restrita apenas ao presente e à trajetória acadêmica do estudante, mas está ligada, principalmente, à definição de sua profissão e prospecção do futuro. Atualmente, jovens concluem cada vez mais cedo o ensino médio e isso tem dificultado diretamente a tomada desta decisão. Confusos e ansiosos, muitos deles seguem orientações de amigos e familiares, sem levar em conta suas próprias preferências e anseios, e acabam se arrependendo da escolha. 

Para evitar esse tipo de problema, é preciso, em primeiro lugar, conhecer-se. Analisar suas vocações, habilidades, aptidões, prioridades e pontos fortes e fracos é um bom começo. Pensar nas disciplinas escolares que você tem mais facilidade é outra opção. Em seguida, é hora de avaliar as possíveis áreas de atuação e profissões que combinam com seu perfil. Muitos estudantes preferem recorrer aos famosos testes vocacionais para obter esse tipo de resposta, contudo, uma boa pesquisa também pode auxiliar neste quesito.  

Com algumas possibilidades em mente, é hora de procurar conhecer mais detalhes de cada profissão, como jornada de trabalho, faixa salarial, mercado, prós e contras, áreas de atuação, entre outros (Confira o Guia de Profissões do Super Vestibular). Amigos, familiares, professores e, principalmente, conhecidos que exercem a profissão são ótimas fontes de pesquisa. Procure conhecer como o curso é oferecido na universidade e como é o dia a dia do profissional depois da graduação. Analisar esses dois momentos é decisivamente importante para sua escolha. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, faça pesquisas na Internet e em Guias de Profissões. Quanto mais pontos de vistas forem analisados, mais informado e confiante você estará. Em muitos casos, a pressa é a maior aliada do estudante, que acaba tomando uma decisão precipitada por pura ansiedade, por isso, outra dica é não escolher o curso com base nas profissões do momento, já que elas tendem a mudar com o tempo. Analisar as suas necessidades e prioridades (financeira, emocional, profissional etc.) é o que realmente importa antes de decidir por uma carreira. 

Trocar ideia com os pais também é uma boa alternativa. Alguns progenitores costumam influenciar os filhos para a escolha de determinado curso, principalmente nos casos em que a profissão é exercida por um deles, entretanto, essa decisão diz respeito somente ao estudante. Diante disso, apresente suas pesquisas, defenda seus pontos de vista, mas também procure conhecer suas opiniões. Ninguém melhor do que pai e mãe para conhecer o filho e auxiliá-lo neste delicado período. 

Por outro lado, não faça desse momento um martírio. Essa é só mais uma etapa da sua vida, que não merece ser transformada em sofrimento, por isso, dê tempo ao tempo, analise todos os ângulos e tome a decisão somente quando se sentir pronto para isso.  E se depois de decidir você descobrir que ainda não estava pronto, não há problemas. Toda experiência resulta em conhecimento e, se necessário, sempre é hora para recomeçar. 

Veja também

Enem 2020: inscritos com Coronavírus poderão solicitar reaplicação das provas
Poderá fazer solicitação quem estiver com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas até um dia antes das provas, marcadas para 1º e 8 de novembro

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2020/2 de Medicina da USCS
Processo seletivo que oferece 60 vagas em São Caetano do Sul está marcado para dia 21 de junho

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.