1. Home
  2. Notícias
  3. Vestibular Tradicional da UFMS voltará a ser aplicado

Vestibular Tradicional da UFMS voltará a ser aplicado

Universidade também inaugura a seleção seriada. Processos Seletivos complementarão o SiSU.

Publicado por Lorraine Vilela em 06 de Novembro de 2017 às 16:28 em Notícias

Compartilhe

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) voltará com a aplicação do Vestibular Tradicional. O processo seletivo será exclusivo para participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e valerá já em 2018. 

De acordo com a UFMS, o objetivo da volta do Vestibular Tradicional é dar mais possibilidades aos estudantes de Mato Grosso do Sul, já que as vagas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) têm sido preenchidas majoritariamente por candidatos de outros estados. 

O SiSU tornou-se, nos últimos anos, a única forma de ingresso nos cursos superiores da UFMS. Até 2019, a entrada exclusiva pelo Enem permanecerá como forma predominante de seleção da instituição, mas abrirá espaço para que o processo seletivo da universidade possa selecionar candidatos também.

A partir de 2020, o percentual de vagas oferecidas pelo SiSU cairá para 50%, ficando os outros 50% divididos entre o Vestibular Tradicional e o Processo de Avaliação Seriada (PASE). 

Evolução da oferta de vagas da UFMS

Como será o Vestibular

Para 2018, o Vestibular corresponderá a 30% das vagas oferecidas pela UFMS, enquanto o restante será para ingresso pelo SiSU. 

O Vestibular Tradicional será composto por questões objetivas aplicadas pela equipe da UFMS e o aproveitamento da pontuação de todas as áreas do Enem. A nota do Enem terá um peso diferente do que é aplicado no ingresso pelo SiSU.

Ingresso Seriado

Seguindo o exemplo de outras universidades, a UFMS inicia em 2018 o Processo de Avaliação Seriada (PASE). Neste primeiro ano, a universidade aplicará provas para estudantes da 1ª série do ensino médio. Em 2019, haverá testes para os dois primeiros anos, enquanto em 2020 serão contempladas todas as turmas do ensino médio.

A ocupação de vagas pelo PASE só será realizada a partir de 2020, quando já haverá a avaliação dos concluintes do ensino médio que participaram de todas as etapas da seleção seriada. 

Próximos Passos

O edital com as regras para o Vestibular e para a primeira etapa do PASE será publicado em breve. A partir da publicação do documento será possível conhecer a quantidade de vagas oferecidas para o processo seletivo tradicional e o cronograma. 

Mais informações no site da UFMS.
 

VEJA TAMBÉM

1 2