Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Vestibular Tradicional da UFMS voltará a ser aplicado

Vestibular Tradicional da UFMS voltará a ser aplicado

Universidade também inaugura a seleção seriada. Processos Seletivos complementarão o SiSU.

Publicado por Lorraine Vilela Campos
06/11/2017 16h28 , atualizado em 06/11/2017 16h42

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) voltará com a aplicação do Vestibular Tradicional. O processo seletivo será exclusivo para participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e valerá já em 2018. 

De acordo com a UFMS, o objetivo da volta do Vestibular Tradicional é dar mais possibilidades aos estudantes de Mato Grosso do Sul, já que as vagas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) têm sido preenchidas majoritariamente por candidatos de outros estados. 

O SiSU tornou-se, nos últimos anos, a única forma de ingresso nos cursos superiores da UFMS. Até 2019, a entrada exclusiva pelo Enem permanecerá como forma predominante de seleção da instituição, mas abrirá espaço para que o processo seletivo da universidade possa selecionar candidatos também.

A partir de 2020, o percentual de vagas oferecidas pelo SiSU cairá para 50%, ficando os outros 50% divididos entre o Vestibular Tradicional e o Processo de Avaliação Seriada (PASE). 

Evolução da oferta de vagas da UFMS

Como será o Vestibular

Para 2018, o Vestibular corresponderá a 30% das vagas oferecidas pela UFMS, enquanto o restante será para ingresso pelo SiSU. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Vestibular Tradicional será composto por questões objetivas aplicadas pela equipe da UFMS e o aproveitamento da pontuação de todas as áreas do Enem. A nota do Enem terá um peso diferente do que é aplicado no ingresso pelo SiSU.

Ingresso Seriado

Seguindo o exemplo de outras universidades, a UFMS inicia em 2018 o Processo de Avaliação Seriada (PASE). Neste primeiro ano, a universidade aplicará provas para estudantes da 1ª série do ensino médio. Em 2019, haverá testes para os dois primeiros anos, enquanto em 2020 serão contempladas todas as turmas do ensino médio.

A ocupação de vagas pelo PASE só será realizada a partir de 2020, quando já haverá a avaliação dos concluintes do ensino médio que participaram de todas as etapas da seleção seriada. 

Próximos Passos

O edital com as regras para o Vestibular e para a primeira etapa do PASE será publicado em breve. A partir da publicação do documento será possível conhecer a quantidade de vagas oferecidas para o processo seletivo tradicional e o cronograma. 

Mais informações no site da UFMS.
 

Veja também

UEPG encerra as inscrições do Vestibular de Verão 2019
No total, o vestibular oferta 728 vagas em cursos ministrados no campus de Ponta Grossa. Há ainda 18 vagas para o campus de Telêmaco Borba.

Começa hoje (15) o Vestibular 2019/2020 do IME
Candidatos de todo o Brasil precisam chegar aos locais de prova até 12h45, no horário de Brasília. Maior parte fará prova no Rio de Janeiro e Fortaleza.

UEMA publica local de prova do PAES 2020
Interessados nas mais de 4 mil vagas farão duas fases, com provas nos dias 20 de outubro e 9 de novembro

Etecs (SP): pedidos de redução de taxa do Vestibulinho 2020/1 podem ser feitos até amanhã
Podem solicitar o benefício estudantes que estejam desempregados ou tenham renda inferior a dois salários mínimos

IFPE recebe inscrições do Vestibular 2020/1
Estão sendo ofertadas 1.074 vagas no Vestibular 2020/1, sendo 60% para candidatos cotistas. Interessados em participar devem se inscrever até o dia 13 de novembro.

Hoje é o último dia para se inscrever no Vestibular 2020/1 via provas e Enem da PUC Minas
Para os três cursos de Medicina são oferecidas 160 vagas, sendo 60 em Betim, 50 em Contagem e 50 em Poços de Caldas, já inclusas as vagas pelo Enem e bolsas de estudo.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2020 de Medicina e demais cursos da Unifor é encerrado
Provas acontecem ainda este mês, no dia 20 de outubro. A Unifor está ofertando 3.145 vagas, sendo 100 para o curso de Medicina.

UFSC e UFFS finalizam inscrições do Vestibular Unificado 2020
Os interessados deverão pagar taxa de R$ 144. No momento da inscrição é preciso que o candidato escolhe entre uma das universidades, se UFSC ou UFFS.

Inscrições do Exame Discursivo do Vestibular 2020 da UERJ é finalizado
O Exame Discursivo 2020 será realizado no dia 1º de dezembro, das 9h às 14h, em vários municípios do Rio de Janeiro. Locais de prova saem ainda este mês.

Chega ao fim as inscrições do Vestibular 2020 da UFGD
Os candidatos poderão acessar as informações de locais de prova em 08 de novembro. O Vestibular está previsto para o dia 24 seguinte, nos dois turnos.

No Espírito Santo, UVV realiza Vestibular 2020/1
Previsão é que lista de aprovados para as mais de 1,7 mil vagas saia no dia 20 de outubro

PUC-Rio realiza provas do Vestibular 2020
Processo seletivo também terá provas no próximo domingo, 20 de outubro. Estudantes concorrem a mais de 1,9 mil vagas.