Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Veja o que comer antes e durante o Enem 2019

Veja o que comer antes e durante o Enem 2019

Nutricionista apresenta quais alimentos são mais adequados, destaca o que é melhor evitar e mostra dicas práticas e sugestões de cardápios

Publicado por Silvia Tancredi
01/11/2019 09h30 , atualizado em 01/11/2019 12h26

Você estudou a matéria, fez exercícios, revisou o conteúdo, descansou e agora está pronto para mandar bem no Enem 2019, certo? Mas, atenção, calma lá, não se esqueça de um item importantíssimo: a alimentação antes e durante as provas.

O Enem ocorre durante cinco horas e meia no primeiro dia e cinco horas no segundo. É uma prova que requer esforço cerebral de forma complexa, pois ter controle emocional, foco, memória, estratégia, raciocínio lógico e rapidez exige muita energia. 

De acordo com a nutricionista Alessandra Bahmad, a energia em questão é encontrada na alimentação, que deve ser leve, antes e depois das provas. Como no Enem há muito cansaço físico e metal, então a recomendação é evitar comidas pesadas, como feijoada e fast foods, pois elas fazem como que a circulação passe a ser preferencial na região digestória e, com isso, o fluxo cerebral acaba diminuindo.

“É de suma importância garantir que o corpo receba os nutrientes necessários para  ter um bom desempenho no Enem." (nutricionista Alessandra Bahmad)

Como há tantas opções de alimentos, é comum que você fique na dúvida entre o que comer e o que evitar antes e durante o Enem. Por isso, a profissional da área de saúde selecionou dicas práticas e sugestões de cardápios de alimentação saudável e específica para essa etapa.

Mas, antes, para começar, veja abaixo o que preferir e o que evitar na alimentação para o Enem 2019:

Alimentação - um dia antes do Enem

Para diminuir a ansiedade e o nervosismo e, consequentemente, ter uma boa noite de sono, Alessandra recomenda ingerir alimentos ricos em magnésio e vitamina C, tais como castanhas, chia, banana, espinafre, beterraba, iogurte natural, cereais integrais e frutas cítricas.

Com a finalidade de ajudar ainda mais a ter sono adequado um dia antes do Enem, Alessandra aconselha consumir menos alimentos no jantar. Para ela, o ideal é que se faça uma refeição mais leve, de fácil digestão, como sopas de legumes, omelete e saladas.

A nutricionista sugere um cardápio para esse dia. Anote!

Café da manhã

-1 fatia de pão integral
-1 fatia de queijo fresco ou 2 ovos mexidos
-1 copo de suco de laranja com maçã

Colação ou lanche da manhã

-1 Banana com 4 nozes ou
-1 copo de vitamina de banana com aveia

Almoço

Opção de proteína:
-Ovos mexidos ou omelete com queijo e legumes
-Peixe ao molho, assado ou grelhado
-Filé de frango grelhado

Opção de carboidrato:
-Arroz ou macarrão integral, batata doce, mandioca, inhame ou cará, preferencialmente assados ou cozidos

Opção de legumes cozidos:
-Brócolis, cenoura, couve flor e beterraba

Opção de salada:
-Alface, espinafre, agrião, cenoura ralada e linhaça

Lanche da Tarde

-Iogurte natural com granola ou vitamina de abacate

Jantar

-Sopa de legumes (cenoura, chuchu, beterraba, brócolis, mandioquinha e frango desfiado)

Ceia

-Chá de camomila

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Alimentação - dia do Enem

Alessandra Bahmad
Nutricionista Alessandra tem três
opções de laches para comer
durante o Enem 2019

Para evitar atrasos e outros contratempos no dia do Enem 2019, é importante você sair de casa com bastante tempo de antecedência. Planejamento e organização vão fazer bastante diferença, inclusive na alimentação. 

A refeição principal no dia do Enem mudará conforme o horário de início das provas, considerando que algumas regiões começam mais tarde e outras mais cedo. Você pode almoçar ou fazer um lanche, desde que ambos sejam leves e de fácil digestão. 

Leia também: o que não fazer no dia do Enem

“O estudante que optar pelo almoço pode comer omelete com legumes e queijo branco ou filé de frango e peixe grelhado, juntamente com um carboidrato complexo, ou seja, batata doce, arroz e macarrão integral, inhame, cará ou mandioca, mais um prato de salada de folhosos”, recomenda a nutricionista. 

Caso o participante do Enem prefira um lanche, a sugestão da profissional são sanduíches naturais com pão integral, frango, queijo branco e verduras como alface e tomates por exemplo, acompanhados de suco natural.

Dicas práticas: o que comer na manhã antes de fazer as provas do Enem?

  • Queijos, ovos, alimentos integrais, abacate, coco e outras frutas picadas e/ou desidratadas, castanhas e pipoca – esta última, por exemplo, confere saciedade
  • Café e chás energéticos como o chá verde para evitar sonolência
  • Bastante água para evitar o desequilíbrio de sais minerais que podem provocar possíveis alterações no raciocínio e na concentração
  • Água com rapadura, que hidrata e fornece energia necessária para a hora da prova

E o que comer durante o Enem?

Conforme Alessandra já reforçou, é importante planejar as refeições. “Uma super dica é não consumir alimentos aos quais não esteja habituado, evitando assim possíveis intercorrências, como dores de barriga, dor cabeça, vômitos e flatulência”, afirma.

Veja abaixo três opções de lanches para o Enem!

Primeira opção:

-Água de coco
-Mix de castanha do Pará, amêndoas e castanha de caju
-Maçã
-Chocolate 70% cacau

Segunda opção

-Bolo integral de banana
-Suco natural
-Frutas desidratadas (banana, damasco e uva passas)

Terceira opção

-Sanduíche natural: com pão integral ou de aveia, com pastas/patês leves a base de atum, frango, ricota, cenoura ralada ou alface e tomate.
-Barrinha de proteína

Casos especiais

Estudantes que têm alimentação específica ou algum tipo de intolerância precisam ter atenção redobrada sobre o comer antes e durante o Enem 2019. Mais uma vez, planejamento é fundamental. 

Segundo Alessandra explica, para estudantes que têm algum tipo de intolerância, como ao glúten e à lactose, o ideal é que todas as refeições da véspera e do dia do exame sejam realizadas e produzidas preferencialmente em casa, para que não haja perigo de se consumir algum ingrediente que os leve a passar mal.

Outro exemplo são as pessoas veganas, que, no dia do Enem, precisam combinar adequadamente os alimentos para que haja o suprimento de nutrientes suficiente para atender as necessidades do corpo.

Veja opções de lanches para estudantes veganos:

  • Salada de frutas com sementes de chia e linhaça
  • Leites vegetais, como de amêndoas e arroz
  • Mix de oleaginosas
  • Tapioca com queijo vegano
  • Torradas integrais com geleia de fruta
  • Pão integral com patê de tofu e tomate seco,
  • Cookies integrais
  • Suco de couve com maracujá
  • Bolo de banana integral

Veja também

UFLA (MG) divulga resultado da 3ª etapa do PAS 2019
Os candidatos da 3ª etapa do PAS da UFLA foram avaliados por meio das notas do Enem 2019, cujas provas foram aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro. 

UFMS libera notas da 1ª e 2ª etapas do Passe 2019
Instituição também divulgou as informações sobre matrícula dos aprovados no Passe e Vestibular 2020.

IFRO solta classificação preliminar do Vestibular 2020
Previsão é que o resultado final seja divulgado na próxima sexta-feira (31). Foram oferecidas quase mil vagas.

Resultados de vestibulares são adiados após suspensão do SiSU 2020/1
Entre as instituições estão as federais de São Paulo (Unifesp) e do Pará (UFPA). UFSC suspendeu cronograma de matrículas do SiSU.

UFRR disponibiliza classificação preliminar do Vestibular 2020
Aqueles que queiram apresentar recursos contra a classificação preliminar deverão fazer isso ainda hoje (27). O resultado dos recursos será disponibilizado no dia 28 seguinte .

Unespar divulga 2ª chamada do Vestibular 2020
De acordo com o edital de matrículas, os selecionados deverão se matricular no dia 29 de janeiro. Uma nova chamada é esperada para o dia 31 deste mesmo mês. 

Pré-vestibular gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas de 2020
Podem participar do preparatório, que tem foco nas provas do Enem, candidatos que estão matriculados no último ano do ensino médio em escola pública ou que já concluíram essa etapa também na rede pública.

Famerp solta resultado do Vestibular 2020/1
Agora, as matrículas deverão ser feitas das 09h às 15h, no Pavilhão Fleury ou na sala da Secretaria Geral, na sede da Famerp.

Unesp divulga resultado do Vestibular 2020
Selecionados devem fazer matrículas virtuais até esta terça-feira (28)

SiSU 2020/1: Justiça Federal continua mantendo a decisão de suspensão do resultado
Ainda há a possibilidade de o governo recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

Inscrições para o SiSU 2020/1 encerram neste domingo (26)
Resultado pode não ser divulgado na terça-feira porque a Justiça de SP determinou a suspensão do SiSU após o encerramento das inscrições.