Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Veja 10 possíveis temas para a redação do Enem 2019

Veja 10 possíveis temas para a redação do Enem 2019

O Mundo Educação foi atrás de especialistas em Enem para nos ajudar na missão de tentar adivinhar qual a proposta de redação do Exame nesta edição.

Publicado por Érica Caetano
22/08/2019 11h40 , atualizado em 22/08/2019 17h17
Especialistas sugerem 10 prováveis temas que podem ser cobrados na redação do Enem 2019
Especialistas sugerem 10 prováveis temas que podem ser cobrados na redação do Enem 2019
Crédito da Imagem: Shutterstock

A redação é, provavelmente, a preocupação da maior parte dos estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Um bom desempenho nesta prova pode garantir uma vaga no ensino superior público ou uma bolsa em faculdade particular.

Há muita expectativa entorno do tema da redação do Enem 2019, primeiro exame aplicado no Governo Bolsonaro. O exercício de adivinhar a proposta de redação ficou ainda mais difícil esse ano, mas o Mundo Educação foi atrás de especialistas em Enem para nos ajudar nessa missão.

A professora de produção textual do colégio MOPI, Tatiana Câmara Nunes, sinalizou alguns possíveis temas par a redação do Enem 2019. Veja!

1. A Crise Hídrica e Escassez de Água

O País enfrenta um grave problema de escassez de água. Para falar sobre a crise hídrica, o candidato deverá abordar as causas e as consequências desse problema, a importância da água e mostrar, na proposta de intervenção, como o desperdício de água afeta o planeta.

Leia: Escassez hídrica e segurança alimentar

2. Aquecimento Global

Ainda partindo para temas ligados a recursos naturais, é importante que o candidato fale sobre o crescimento do aquecimento global nos últimos anos, bem como as causas e consequências desse fenômeno para o mundo. Lembrando que é diferencial para os corretores àqueles candidatos que apontam soluções relevantes, que possam ajudar na reversão desse quadro no Brasil e no mundo, na  proposta de intervenção.

Leia: Aquecimento global e a biodiversidade

3. Consumo e sustentabilidade

Tema em alta, sendo pautado constantemente pelos meios de comunicação, a questão do consumo sustentável pode aparecer na redação do Enem 2019. É fundamental que o participante escreva sobre o bom uso das matérias-primas, sem excesso e sem desperdício. Abordar o consumo consciente e a preocupação com a sustentabilidade na proposta de intervenção é visto como um diferencial.

Leia: O que é desenvolvimento sustentável

4. Bullying nas escolas

Bullying
Crianças e adolescentes ainda sofrem com bullying nas escolas

Infelizmente, o bullying ainda é uma realidade que crianças e adolescentes enfrentam em suas escolas, em seus grupos de amigos. Nesse tema, o estudante deve explicar as consequências que o bullying pode causar na vida dos jovens, demonstrando as diversas formas de violência dessa prática, tanto física quanto psicológica. A proposta de intervenção tem que abordar como combater o bullying dentro e fora do ambiente escolar.

5. Maus tratos aos animais

Sobre esse tema, é possível apontar diversos exemplos graves de agressões aos animais domésticos e selvagens no Brasil e a necessidade de medidas de proteção mais eficazes e punições mais rígidas.  Nesse tema, a professora Tatiana sugere citar a Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais, que prevê punição àqueles que maltratarem animais, além da Declaração Universal dos Direitos dos Animais, que também determina cuidado, carinho e respeito aos animais.

6. Preconceito Linguístico

Tema interessante, pois traz uma discussão importante no Brasil referente à existência de diversas formas de “falares” que não podem, de maneira alguma, se colocar em patamares superiores devido à formalidade do registro. Por outro lado, pode-se mostrar a diversidade linguística de nosso país, de modo positivo e, na conclusão, por exemplo, o que fazer para que as pessoas não tenham essa ideia de superioridade em função da forma como se expressam nos diferentes grupos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia: Preconceito linguístico e variação linguística

7. Esportes no Brasil como forma de inclusão social

Ao falar de esportes, é possível remeter a jovens em busca de novos ideais, sonhos, além de inclusão destes na sociedade como um todo. O candidato ao escrever sobre o assunto deve se atentar em ter uma visão mais ampla do que o esporte poderá agregar a longo prazo em crianças e jovens carentes, exemplificando como a prática dele poderá dar oportunidade às suas vidas, transformando, quem sabe, sonhos em realidades concretas.

8. Combate às doenças epidêmicas no Brasil

Um tema preocupante e que, infelizmente, vem se tornando notícia na mídia brasileira. Algumas doenças estão ressurgindo, como febre amarela, dengue, zica e sarampo, trazendo uma série de enfermidades que podem levar pessoas a óbito. Na proposta de intervenção, o participante pode falar, por exemplo, sobre o movimento antivacina, que tem crescido no Brasil. Outra sugestão é falar do combate ao mosquito aedes aegypti.

Leia: A importância da vacina e dos soros

9. Expectativa de vida do brasileiro

Idosos exercitando
A redação do Enem 2019 pode pedir soluções para melhorar a qualidade de vida dos idosos

Um dos reflexos do aumento da expectativa de vida do brasileiro é a reforma da previdência, amplamente noticiado este ano. A redação do Enem 2019 pode pedir para o estudante propor soluções para melhorar a qualidade de vida dos idosos, levando em consideração as diferenças entre as Regiões. No Sul, por exemplo, a expectativa de vida é maior que no Nordeste.

10. Obesidade infantil

Uma a cada três crianças brasileiras estão com sobrepeso. O crescimento da obesidade infantil é um problema de saúde pública, já que 80% das crianças com sobrepeso acabam virando adultos obesos. A origem desse problema pode variar desde o ritmo de vida dos pais, logo, a impossibilidade de acompanhar suas crianças, à falta de atenção das famílias em cuidar da alimentação de seus filhos. Caso esse tema apareça no Enem 2019, o estudante pode sugerir que o Governo faça um melhor acompanhamento da alimentação infantil e invista em programas de prevenção à obesidade.

Temas que não devem cair no Enem 2019

Em contrapartida, há temas que muito provavelmente não deverão estar no Enem 2019. De acordo com o professor Marcelo Pavani, diretor do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, é possível prever, com menor chance de errar, quais assuntos não aparecerão na prova de redação.

Entre esses assuntos estão aqueles temas ‘engajados’, que sugiram pautas associadas a movimentos sociais ou a uma visão de mundo mais progressista, como questões identitárias ou de gênero, como racismo, feminismo ou pautas LGTBQ+. Esses temas não são bem-vistos pelo atual Governo, de uma ideologia mais conservadora.

Veja também: Competências avaliadas na redação do Enem

Diferentemente da professora do Colégio MOPI, Marcelo não acredita que temas ligados à preservação ambiental possam ser escolhidos no Enem. O presidente Jair Bolsonaro tem sido criticado frequentemente por ambientalistas, principalmente pelo desmatamento na Amazônia.

Possivelmente, a edição abordará discussões tidas como mais ‘neutras’, ligadas a aspectos de saúde, alimentação, atividades físicas e sua relação com a qualidade de vida, ou, ainda, à formação da identidade nacional, que pedirão ao candidato para refletir sobre o que nos constitui como povo, ressalta o professor.

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Fies 2024: confira os estados com mais vagas no programa
Inscrições para o Fies 2024 terminam às 23h59 desta segunda (18)
Etecs (SP) liberam datas do Vestibulinho 2024/2
Seleção ofertará vagas para Ensinos Técnico, Integrado, Médio e Especialização Técnica
Saiba como é trabalhar em uma plataforma de petróleo em alto-mar
Conheça a realidade de diferentes profissionais que trabalham em uma plataforma de petróleo da Petrobras
UECE divulga resultado da isenção de taxa do Vestibular 2024/2
Universidade Estadual do Ceará (UECE) oferece mais de 2,2 mil vagas em cursos de graduação por meio do Vestibular 2024/2
UFU abre inscrição para Vestibular 2024/2
Processo seletivo oferece 1.665 vagas em 49 cursos de graduação
Prazo para manifestar interesse na Lista de espera do ProUni 2024 começa hoje (18)
Os candidatos que não foram aprovados em nenhuma das duas chamadas ainda podem ser convocados
Fuvest anuncia datas do Vestibular 2025
Processo seletivo, que contará com duas fases, ofertará mais de 8 mil vagas em cursos da USP
Unicamp divulga datas do Vestibular 2025
Inscrições para o Vestibular 2025 da Unicamp serão recebidas entre os dias 1º e 30 de agosto
UNIFASE/FMP abre inscrições para vestibular de Medicina
O Centro Universitário UNIFASE/FMP, que já formou mais de 5 mil alunos, está com vagas abertas para a graduação em medicina.
Inscrições do Fies 2024 são prorrogadas
O prazo estava previsto para encerrar nesta sexta-feira (15)
UEL anuncia datas e novidades do Vestibular 2025
Uma das mudanças é que processo seletivo somente ocorrerá na cidade de Londrina, no Paraná
Olimpíada Brasileira de Economia está com as inscrições abertas
Os vencedores desta competição podem participar de uma Olimpíada Internacional de Economia, em Hong Kong.