Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Vai começar o Enem 2013

Vai começar o Enem 2013

Exame inicia provas hoje, das 13h às 17h30. Amanhã, no mesmo horário, testes continuam sendo aplicados até às 18h30, por conta da confecção da Redação.

Publicado por Érica Caetano
26/10/2013 06h00 , atualizado em 26/10/2013 11h00

Tem início neste sábado, 26 de outubro, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. Ao todo, 7.173.574 estudantes são esperados em 1.661 municípios e em 15.576 locais de prova. Aproximadamente 648 mil pessoas estão mobilizadas para a operacionalização e aplicação das provas, que começam às 13h, horário de Brasília.

Consulte aqui seu Cartão de Inscrição do Enem 2013

Neste sábado, das 13h às 17h30, a prova será composta por 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia e química).

Amanhã a prova terá uma hora a mais, pois será aplicado o exame de Redação. Das 13h às 18h30, os estudantes também terão que responder 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias (matemática e física). Ao todo, o Enem é composto por redação e 180 questões objetivas.

Fique ligado

Os participantes devem chegar ao local de prova com, pelo menos, uma hora de antecedência. O Enem começa às 13h, horário de Brasília, portanto, os estudantes que moram em Estados com horário diferente devem ficar atentos para o horário em que a prova irá ser aplicada na sua cidade.

Apenas um documento original de identidade com foto é obrigatório para as provas, mas é recomendável que o participante leve também o Cartão de Inscrição. Entre os materiais, somente uma caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente será permitida. Objetos como lápis, lapiseira e borracha, devem ser colocados na embalagem a ser distribuída na entrada da sala e depositada na parte inferior da carteira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao receber o caderno de questões e o cartão de respostas, o participante deverá ler todas as instruções antes de preenchê-los. Será necessário assinar o cartão, marcar a cor do caderno de provas recebido e transcrever a frase contida no caderno. Muitos candidatos acabam tendo a prova anulada por esquecer-se destes detalhes.

Durante as provas, os participantes poderão sair para ir ao banheiro e beber água, sempre acompanhado de um fiscal. Caso queiram, podem levar água em um recipiente transparente e barras de chocolate e cereais. Os cadernos de provas poderão ser levados somente pelos candidatos que saírem nos últimos 30 minutos. Além disso, os três últimos candidatos deverão sair juntos.

Correção comentada

O Super Vestibular disponibilizará a correção comentada do Enem em tempo real e de forma gratuita. Ela será feira pelo Colégio Oficina do Estudante, de Campinas-SP. A resolução em tempo real terá início na tarde de hoje, a partir das 18h30. Já amanhã, ela inicia às 19h. A correção também poderá ser acompanhada através de nossas redes sociais, por meio do Facebook eTwitter.

O gabarito oficial será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na próxima quarta-feira, 30 de outubro. O resultado do Enem 2013, com as notas dos participantes, está previsto para o final dezembro. Em janeiro de 2014 serão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

 

Veja também

Pré-Enem 2020 gratuito em Campina Grande (PB) está com inscrições abertas
Interessados nas 80 vagas devem fazer o cadastro pessoalmente na sede do cursinho, no bairro Catolé

Locais de prova do Vestibular EaD 2020 da UFS já podem ser acessados
Os inscritos deverão acessar e imprimir o cartão de identificação para apresentá-lo no dia das provas.

UFT solta resultado dos pedidos de isenção do Vestibular 2020/2
Inscrições para processo seletivo da Universidade Federal do Tocantins poderão ser feitas a partir de março

UFT oferta 148 vagas remanescentes do Vestibular 2020/1 via Enem
As inscrições são gratuitas e vão até 03 de março. Para participar é preciso utilizar o desempenho das edições de 2018 ou 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

UEMA solta 2ª chamada de excedentes do PAES 2020
Selecionados deverão realizar matrículas de 2 a 5 de março, das 09h às 12h e das 14h às 17h30

UnB publica 2ª chamada do Vestibular 2020/1 via Enem
Os candidatos aprovaodos deverão se matricular entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março, das 09h às 18h

Resultado do Fies 2020/1 está disponível
Quem não foi selecionado na chamada única do Fies Juro Zero poderão participar da lista de espera de 28 a 31 de março. 

Fuvest 2020: convocação da lista de espera começa hoje (26)
Segundo a organizadora do vestibular, os selecionados deverão fazer as matrículas virtuais em até 48 horas após a convocação

UFFS recebe inscrições para vagas remanescentes do Vestibular 2020 via Enem
Podem participar deste processo seletivo os candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer edição entre 2015 e 2019.

Uneb disponibiliza cronograma de matrículas do Vestibular 2020
De acordou com o documento disponibilizado, as datas são diferentes de acordo com a modalidade do curso: presencial ou a distância. Também foi divulgada a data das próximas chamadas.

Confira livros que serão exigidos nos Vestibulares 2020/2 e 2021 da UFSC
Três obras literárias serão cobradas em ambos os processos seletivos. Entre elas, está livro de Clarice Lispector.

2ª repescagem do Vestibular 2020 da UFPA é publicada
Agora, os novos aprovados deverão primeiramente preencher o cadastro virtual para posterior matrícula presencial.