1. Home
  2. Notícias
  3. USP divulga quadro de vagas do Vestibular 2019

USP divulga quadro de vagas do Vestibular 2019

Serão ofertadas mais de 11 mil oportunidades onde destas, quase 3 mil destinam-se ao SiSU

Publicado por Érica Caetano em 29 de Junho de 2018 em Notícias

Compartilhe

A Universidade de São Paulo (USP), por meio do seu Conselho Universitário, divulgou esta semana, a aprovação da tabela de vagas dos cursos de graduação para o Vestibular 2019. 

De acordo com a instituição, serão ofertadas 11.147 vagas, onde destas 8.365 serão destinadas para o Vestibular da Fuvest e 2.782 para a seleção do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para aqueles candidatos participantes das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Veja a tabela de vagas da USP para o Vestibular!
Veja a tabela de vagas da USP para o SiSU!

Para o ingresso de 2019, 40% das vagas de cada curso de graduação estarão reservadas para candidatos egressos de escolas públicas (EP).

Nesse porcentual incide reserva de vagas para candidatos Pretos Pardos e Indígenas (PPI) equivalente à proporção desses grupos no estado de São Paulo. Essa reserva considera os dois processos de seleção da Universidade, tanto o Vestibular da Fuvest quanto o SiSU.

Também será adotada a partir deste ano as inscrições por modalidades de vagas. Ao escolher carreira e curso, o vestibulando terá três opções de concorrência: Ampla Concorrência (AC), Ação Afirmativa Escola Pública (EP) e Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI).

Crédito da imagem: Jornal da USP

Das mais de 8 mil vagas ofertadas pela Fuvest este ano, 6.134 serão reservadas para candidatos na modalidade ampla concorrência; 1.475 vagas para candidatos EP; e 756 apara PPI. Para seleção via SiSU, das 2.782 vagas oferecidas, 551 serão para ampla concorrência; 1.149 para estudantes EP; e 1.082 para EP/PPI.

O maior percentual de vagas para cotas será pro meio do SiSU, que deve reservar mais de 80% das oportunidades. Confira a distribuição abaixo:

Crédito da imagem: Jornal da USP

Desde 2017, a USP vem divulgando uma série de mudanças no seu Vestibular e na oferta de vagas. Dentre elas, esta a adoção de um sistema de cotas. A previsão é que até 2021, metade das vagas sejam reservadas para alunos de escolas públicas. 

Provas 2ª fase

No mês de maio, a USP já havia divulgado mudanças que seriam implantadas no Vestibular 2019, como a das provas da 2a fase. Agora, as provas da segunda fase serão aplicadas em dois dias. Até a edição do ano passado, os estudantes faziam essa etapa em três dias. 

Como eram as provas da Fuvest:

1º dia: 10 questões de português e uma redação
2º dia: 16 questões sobre disciplinas obrigatórias do ensino médio
3º dia: 12 questões de duas ou três disciplinas específicas ao curso

Como serão agora as provas:

1º dia: 10 questões de português e uma redação
1º dia: 12 questões de duas a quatro disciplinas específicas ao curso

Reescolha 

O vestibular não adotará mais processo de reescolha, do qual poderiam participar candidatos não matriculados e que não tivessem sido eliminados após a sexta chamada, com interesse em cursos com vagas ainda não preenchidas. Agora, o processo seletivo terá apenas cinco chamadas. 

Vestibular Fuvest 2019

O prazo de inscrições começará em agosto. O processo seletivo terá duas fases. A primeira etapa está marcada para o dia 25 de novembro. Já as provas da segunda serão aplicadas nos dias 06 e 07 de janeiro de 2019.

Saiba mais detalhes

VEJA TAMBÉM

1 2