Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unicamp publica gabarito da primeira fase do Vestibular 2020

Unicamp publica gabarito da primeira fase do Vestibular 2020

Prova teve questões que abordaram Instagram, imigração, guerra digital e machismo. Abstenção foi a menor dos últimos três anos.

Publicado por Adriano Lesme
20/11/2019 07h20 , atualizado em 20/11/2019 10h16
Crédito da foto: Antonio Scarpinetti / Unicamp
Crédito da foto: Antonio Scarpinetti / Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) publicou nesta quarta-feira, 20 de novembro, os cadernos de provas e os gabaritos da primeira fase. A etapa foi realizada no último domingo, dia 17.

Baixe as provas e gabaritos da Unicamp

Na primeira fase os candidatos responderam 90 questões objetivas de português e literatura, matemática, história, geografia, sociologia, filosofia, física, química, biologia e inglês.

Entre os 72.862 inscritos, 6.029 não compareceram às provas. A abstenção da primeira fase ficou em 8,27%, a menor dos últimos três anos.

Como foram as provas

Segundo o diretor do Colégio Oficina do Estudante, de Campinas, Marcelo Pavani, a primeira fase foi de nível médio para fácil, com nenhuma questão “muito sofisticada”.

Marcelo destaca que cinco das doze obras cobradas já caíram na primeira fase, como o álbum Sobrevivendo no Inferno, do grupo de rap Racionais MC’s. “Era uma obra que os alunos esperavam que caísse na segunda fase”, comenta o diretor.

Entre os temas atuais, Marcelo aponta uma questão de inglês sobre o aplicativo Instagram e uma de história que envolvia análise de obra de Tarsila Amaral, que recentemente teve suas obras expostas no Museu de Arte de São Paulo (Masp). O diretor explica que já é uma tendência da Unicamp fazer com que as obras de arte conversem com história.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O diretor da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), José Alves Neto, afirmou que a universidade buscou abordar temas atuais, como guerra digital, imigração, contaminação do mar, poluição por chumbo causada pelo incêndio da Catedral de Notre Dame, além do machismo no esporte colocado em debate pela jogadora Marta por causa das diferenças salariais entre homens e mulheres. 

A interdisciplinaridade também esteve presente na primeira fase da Unicamp, como uma questão de geografia que cobrava um conhecimento da União Soviética e dos efeitos radioativos do acidente de Chernobyl.

Tweet da jogadora Marta fez parte de uma das perguntas da primeira fase
Crédito: reprodução Comvest/Unicamp

Segunda fase

No dia 9 de dezembro, a Unicamp divulgará o resultado da primeira fase e os locais de prova e notas de corte para a segunda etapa. Os classificados farão a segunda fase nos dias 12 e 13 de janeiro de 2020. Desta vez, as questões serão discursivas.

Saiba mais: diferença entre questões objetivas e discursivas no vestibular

Os candidatos aos cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Arquitetura e Urbanismo farão testes de habilidades específicas entre os dias 20 e 24 de janeiro. Os testes de Música já aconteceram (veja os habilitados).

O resultado do Vestibular 2020 da Unicamp será divulgado em 10 de fevereiro.

Vagas

O Vestibular 2020 da Unicamp oferece 2.570 vagas para cursos ministrados em Campinas, Limeira e Piracicaba. Um mínimo de 15% e um máximo de 27,2% das vagas são reservadas para candidatos autodeclarados negros ou pardos.

A Unicamp também está oferecendo 639 vagas para quem fez o Enem 2018 e/ou 2019. As inscrições para o Vestibular Enem-Unicamp encerram amanhã, 21. Também amanhã abrem as inscrições para o processo seletivo que oferece vagas para participantes e vencedores de olimpíadas científicas.

Mais informações no Manual do Candidato ou site da Comvest.

Veja também

UFLA (MG) divulga resultado da 3ª etapa do PAS 2019
Os candidatos da 3ª etapa do PAS da UFLA foram avaliados por meio das notas do Enem 2019, cujas provas foram aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro. 

UFMS libera notas da 1ª e 2ª etapas do Passe 2019
Instituição também divulgou as informações sobre matrícula dos aprovados no Passe e Vestibular 2020.

IFRO solta classificação preliminar do Vestibular 2020
Previsão é que o resultado final seja divulgado na próxima sexta-feira (31). Foram oferecidas quase mil vagas.

Resultados de vestibulares são adiados após suspensão do SiSU 2020/1
Entre as instituições estão as federais de São Paulo (Unifesp) e do Pará (UFPA). UFSC suspendeu cronograma de matrículas do SiSU.

UFRR disponibiliza classificação preliminar do Vestibular 2020
Aqueles que queiram apresentar recursos contra a classificação preliminar deverão fazer isso ainda hoje (27). O resultado dos recursos será disponibilizado no dia 28 seguinte .

Unespar divulga 2ª chamada do Vestibular 2020
De acordo com o edital de matrículas, os selecionados deverão se matricular no dia 29 de janeiro. Uma nova chamada é esperada para o dia 31 deste mesmo mês. 

Pré-vestibular gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas de 2020
Podem participar do preparatório, que tem foco nas provas do Enem, candidatos que estão matriculados no último ano do ensino médio em escola pública ou que já concluíram essa etapa também na rede pública.

Famerp solta resultado do Vestibular 2020/1
Agora, as matrículas deverão ser feitas das 09h às 15h, no Pavilhão Fleury ou na sala da Secretaria Geral, na sede da Famerp.

Unesp divulga resultado do Vestibular 2020
Selecionados devem fazer matrículas virtuais até esta terça-feira (28)

SiSU 2020/1: Justiça Federal continua mantendo a decisão de suspensão do resultado
Ainda há a possibilidade de o governo recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

Inscrições para o SiSU 2020/1 encerram neste domingo (26)
Resultado pode não ser divulgado na terça-feira porque a Justiça de SP determinou a suspensão do SiSU após o encerramento das inscrições.