Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unicamp publica gabarito da primeira fase do Vestibular 2020

Unicamp publica gabarito da primeira fase do Vestibular 2020

Prova teve questões que abordaram Instagram, imigração, guerra digital e machismo. Abstenção foi a menor dos últimos três anos.

Publicado por Adriano Lesme
20/11/2019 07h20 , atualizado em 20/11/2019 10h16
Crédito da foto: Antonio Scarpinetti / Unicamp
Crédito da foto: Antonio Scarpinetti / Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) publicou nesta quarta-feira, 20 de novembro, os cadernos de provas e os gabaritos da primeira fase. A etapa foi realizada no último domingo, dia 17.

Baixe as provas e gabaritos da Unicamp

Na primeira fase os candidatos responderam 90 questões objetivas de português e literatura, matemática, história, geografia, sociologia, filosofia, física, química, biologia e inglês.

Entre os 72.862 inscritos, 6.029 não compareceram às provas. A abstenção da primeira fase ficou em 8,27%, a menor dos últimos três anos.

Como foram as provas

Segundo o diretor do Colégio Oficina do Estudante, de Campinas, Marcelo Pavani, a primeira fase foi de nível médio para fácil, com nenhuma questão “muito sofisticada”.

Marcelo destaca que cinco das doze obras cobradas já caíram na primeira fase, como o álbum Sobrevivendo no Inferno, do grupo de rap Racionais MC’s. “Era uma obra que os alunos esperavam que caísse na segunda fase”, comenta o diretor.

Entre os temas atuais, Marcelo aponta uma questão de inglês sobre o aplicativo Instagram e uma de história que envolvia análise de obra de Tarsila Amaral, que recentemente teve suas obras expostas no Museu de Arte de São Paulo (Masp). O diretor explica que já é uma tendência da Unicamp fazer com que as obras de arte conversem com história.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O diretor da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), José Alves Neto, afirmou que a universidade buscou abordar temas atuais, como guerra digital, imigração, contaminação do mar, poluição por chumbo causada pelo incêndio da Catedral de Notre Dame, além do machismo no esporte colocado em debate pela jogadora Marta por causa das diferenças salariais entre homens e mulheres. 

A interdisciplinaridade também esteve presente na primeira fase da Unicamp, como uma questão de geografia que cobrava um conhecimento da União Soviética e dos efeitos radioativos do acidente de Chernobyl.

Tweet da jogadora Marta fez parte de uma das perguntas da primeira fase
Crédito: reprodução Comvest/Unicamp

Segunda fase

No dia 9 de dezembro, a Unicamp divulgará o resultado da primeira fase e os locais de prova e notas de corte para a segunda etapa. Os classificados farão a segunda fase nos dias 12 e 13 de janeiro de 2020. Desta vez, as questões serão discursivas.

Saiba mais: diferença entre questões objetivas e discursivas no vestibular

Os candidatos aos cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Arquitetura e Urbanismo farão testes de habilidades específicas entre os dias 20 e 24 de janeiro. Os testes de Música já aconteceram (veja os habilitados).

O resultado do Vestibular 2020 da Unicamp será divulgado em 10 de fevereiro.

Vagas

O Vestibular 2020 da Unicamp oferece 2.570 vagas para cursos ministrados em Campinas, Limeira e Piracicaba. Um mínimo de 15% e um máximo de 27,2% das vagas são reservadas para candidatos autodeclarados negros ou pardos.

A Unicamp também está oferecendo 639 vagas para quem fez o Enem 2018 e/ou 2019. As inscrições para o Vestibular Enem-Unicamp encerram amanhã, 21. Também amanhã abrem as inscrições para o processo seletivo que oferece vagas para participantes e vencedores de olimpíadas científicas.

Mais informações no Manual do Candidato ou site da Comvest.

Veja também

Provas do Vestibular 2020/1 da UniRV acontecem hoje
As provas do processo seletivo serão aplicadas às 14h, nas cidades de Rio Verde e Caiapônia. É recomendável chegar com antecedência e estar munido do documento oficial de identidade com foto.

Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realiza Vestibular 2020
Processo seletivo oferece mais de 400 vagas para a carreira. Previsão é que resultado saia no dia 19 de dezembro.

FAMEMA realiza provas do Vestibular 2020/1
Os candidatos devem chegar com antecedência de, no mínimo, uma hora aos seus locais de prova a fim de evitarem contratempos.

É hoje o Vestibular 2020/1 do IFRS
É recomendado aos candidatos chegarem com antecedência de no mínimo 30 minutos. O exame de seleção ocorrerá a partir das 14h.

Paraná: mais de 13 mil estudantes participam do Vestibular de Verão 2019 da UEM
Processo seletivo oferece mais de 1,5 mil vagas. Medicina é o curso mais procurado, com 209,8 candidatos por oportunidade.

Fatecs (SP) aplicam provas do Vestibular 2020/1
As provas serão aplicadas às 13h e os portões serão fechados às 13h. O candidato deverá chegar com uma hora de antecedência.

Provas do Passe 2019 da UFMS são realizadas amanhã (08)
A seleção do Passe ocorrerá das 08h às 12h30. É recomendável chegar ao local de prova com antecedência de 30 minutos.

Unitau (SP) realiza 2ª fase do Vestibular de Verão 2020 de Medicina
Carreira oferece 60 vagas, é integral e dura 12 semestres. As aulas são ministradas em Taubaté.

2ª fase do Vestibular 2020 de Economia da FGV acontece neste domingo
Os inscritos devem chegar com antecedência e, além do cartão de inscrição, será preciso levar documento de identidade, lápis, caneta esferográfica (azul ou preta) e borracha.

Senac (SP) aplica provas do Vestibular 2020/1 na manhã deste domingo (08)
As provas serão aplicadas em fase única, das 10h às 14h. Os candidatos devem chegar com antecedência de, no mínimo, 30 minutos a fim de evitar imprevistos.

USCS aplica provas do Vestibular 2020
Seleção oferece vagas em 40 cursos de graduação, os quais são ministrados em São Caetano do Sul e em São Paulo capital

Provas do Vestibular 2020/1 da FPS ocorrem amanhã (08)
O candidato deverá chegar ao local de aplicação das provas com uma hora de antecedência, munido de documento oficial de identificação com foto e do cartão de inscrição impresso.