1. Home
  2. Notícias
  3. Unicamp: pedidos de isenção do Vestibular 2020 podem ser feitos

Unicamp: pedidos de isenção do Vestibular 2020 podem ser feitos

Interessados em concorrer à gratuidade na taxa do processo seletivo via Enem também podem participar

Publicado por Silvia Tancredi em 15 de Abril de 2019 às 09:41 em Notícias

Compartilhe


A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu nesta segunda-feira, 15 de abril, o período para solicitar isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2020 e do Vestibular Enem-Unicamp 2020. Os interessados fazer o pedido até 6 de maio.

Peça isenção Vestibular 2020 Unicamp

A isenção da taxa é exclusiva para candidatos que concluirão em 2019 o ensino médio na rede pública e os que já concluíram, também em escola pública. 

Três grupos de candidatos podem solicitar a isenção:

    • Provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio);
    • Funcionários da Unicamp/Funcamp;
    • Interessados nos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia)

No caso do último grupo (modalidade 3), não é preciso ter estudado em escola pública.

Veja também: qual a diferença entre cursos de bacharelado e licenciatura?

Novidades

Nesta edição do vestibular, há duas novidades sobre a isenção de taxa: agora podem se inscrever candidatos de todo o país e não somente de São Paulo; e a documentação comprobatória deverá ser enviada pelo formulário on-line e não mais pelos Correios. 

Resultado

A lista dos estudantes beneficiados com a isenção da taxa será divulgada no dia 24 de julho. Quem for contemplado também terá que se inscrever no Vestibular 2020, pois a concessão da isenção não significa inscrição automática.

A Unicamp vai conceder 6.680 isenções para candidatos de baixa renda, 100 para funcionários da instituição e um número ilimitado de isenções para interessados nos cursos da modalidade 3.

O valor da taxa de inscrição do Vestibular 2020 ainda não foi divulgado. No ano passado, a taxa foi de R$ 170.

Mudanças no vestibular

Em março, a Unicamp informou mudanças para o Vestibular 2020, entre as quais que a segunda fase será realizada agora em dois dias e que haverá alterações nas provas. 

O vestibular da Unicamp é um dos mais concorridos do Brasil. No último processo seletivo, foram oferecidas 3.340 vagas em 70 cursos ministrados nas cidades de Campinas, Limeira e Piracicaba. Medicina foi o curso mais procurado, com 330 candidatos por vaga.

VEJA TAMBÉM

1 2