Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unesp anuncia criação de comissão para avaliar fraudes de cotistas

Unesp anuncia criação de comissão para avaliar fraudes de cotistas

Instituição realizará entrevistas com candidatos selecionados pelo sistema de cotas nos processos seletivos

Publicado por Silvia Tancredi
10/07/2017 16h55 , atualizado em 10/07/2017 16h59

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) terá uma comissão que avaliará a veracidade das informações prestadas por candidatos que se autodeclararem pardos e pretos nos processos seletivos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 10 de julho. 

Segundo a instituição, o comitê foi criado no final de 2016 por causa das denúncias recebidas que sinalizavam fortes indícios de fraudes em relação às referidas autodeclarações em alguns cursos e campi. 

Com a intenção de evitar possíveis enganos, a Unesp afirma que vai realizar entrevistas com candidatos selecionados para avaliar o fenótipo (cor da pele, dos olhos, cabelo e traços) e aspectos subjetivos da vida deles. 

Ainda conforme a universidade, estudantes poderão se retratar, mostrando documentação que comprove o motivo pelo qual escolheu a vaga reservada. Porém, quem não for considerado preto ou pardo, será desligado da Unesp e, nos próximos vestibulares, não poderá efetivar a matrícula. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Unesp 2018

O prazo de inscrições para o Vestibular 2018 da Unesp será de 11 de setembro a 9 de outubro. A primeira fase ocorrerá em 15 de novembro e a segunda, em 2 de fevereiro de 2018. 

No ano passado, as provas foram aplicadas para 102.230 candidatos em 34 cidades, sendo 31 destas no Estado de São Paulo. Foram oferecidas 7.365 vagas em 173 cursos ministrados em 23 cidades. Saiba mais

Veja também:

USP aprova sistema de cotas e aumenta vagas do SiSU

Unicamp deve adotar políticas de cotas a partir do Vestibular 2019

Veja também

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.

Edital do Enem 2020 é divulgado
Solicitações de isenção de taxa terão início no dia 06 de abril.

UECE terá novo prazo de inscrição do Vestibular 2020/2
Também será divulgado um novo cronograma de provas, já que o calendário atual foi suspenso devido da pandemia da covid-19.

Uesb suspende chamadas do Vestibular e do SiSU 2020 devido a pandemia do coronavírus
Um novo cronograma será definido pela Uesb posteriormente. A Universidade é mais uma dentre tantas outras que decidiu suspender as atividades por conta do isolamento social

UEPG encerra primeiro prazo de inscrições do PSS 2020 hoje (30)
Quem não fizer o cadastro até esta segunda-feira, poderá fazê-lo entre os dias 1º e 30 de agosto. 

Coronavírus: veja como estudar em casa durante o isolamento devido ao Covid-19
O Super Vestibular reuniu dicas de como aproveitar o tempo em casa se dedicando aos estudos, mesmo sem estar indo a escola.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2020/2 da UECE encerra hoje (27)
Devido a paralisação das atividades por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19), algumas atividades presenciais referentes ao Vestibular foram suspensas.

Udesc suspende cronograma do Vestibular de Inverno 2020 devido a pandemia do Coronavírus
A Universidade também adiou o prazo de isenção para doadores de sangue e medula, que seria finalizado nesta sexta-feira, dia 27.