Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. UnB investiga denúncias de 100 casos de fraudes em cotas raciais

UnB investiga denúncias de 100 casos de fraudes em cotas raciais

Medidas serão adotadas para evitar fraudes nos próximos processos seletivos.

Publicado por Lorraine Vilela Campos
29/12/2017 14h22

A Universidade de Brasília (UnB), por meio da Comissão de Sindicância, investiga cerca de 100 denúncias sobre possíveis fraudes no uso de cotas raciais. 

Saiba como funciona a Lei de Cotas

As denúncias foram feitas por ativistas e estudantes da UnB. Suspeita-se que os investigados tenham alegado a condição de negros ou indígenas para o uso das cotas. 

De acordo com a UnB, a ausência de comprovação da autodeclaração dos candidatos era garantida pela Lei de Cotas, sendo necessária apenas a aprovação do participante nos processos seletivos. No entanto, o Ministério Público Federal (MPF), recentemente, passou a orientar as instituições que criem mecanismos para evitar fraudes. 

Segundo a universidade, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) está sendo firmado para prevenção e punição de estudantes que tentem fraudar as cotas raciais. "Na primeira semana de janeiro, deve ocorrer uma reunião entre a direção da UnB, de integrantes do MPF, da comissão de sindicância e do Cebraspe - banca organizadora dos vestibulares - para definir os procedimentos adequados a partir do que ficar ajustado no TAC", informa a UnB em nota. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cotas na UnB

A UnB adotou a reserva de vagas para cotas ainda em 2003, antes da regulamentação da Lei de Cotas. Como não havia a legislação específica, a instituição realizava a verificação das informações dos candidatos, seja por foto ou videoconferência. 

Com a Lei de Cotas, a banca de verificação foi deixada de lado, já que o texto da legislação dava o direito de apresentar apenas a autodeclaração para que o participante ficasse com a vaga. 

A UnB ampliou a oferta para cotistas no ano de 2014, desta vez no Programa de Avaliação Seriada (PAS). Agora, é possível que a banca volte a ser utilizada como forma de evitar fraudes, mas isso depende do resultado das reuniões com o MPF e responsáveis pelas avaliações da universidade.

Veja também

Locais de prova do Vestibular 2020 do IFTO são disponibilizados
As provas acontecem no próximo dia 17, das 14h às 18h. Os portões serão abertos às 13h e fechados às 13h50. Os candidatos deverão estar munidos do documento de identificação original com foto.

Em Santa Catarina, Acafe solta local de prova do Vestibular de Verão 2020
Processo seletivo oferece mais de 11 mil vagas em várias universidades. Provas estão marcadas para próximo domingo (17).

Acesse local de prova do Vestibular 2020 do IFMT
Candidatos concorrem a mais de 1,2 mil vagas. Previsão é que lista de aprovados saia no dia 8 de janeiro de 2020.

Etecs (SP) prorrogam inscrições para Vestibulinho 2020/1
Provas serão aplicadas no dia 15 de dezembro. Quantidade de questões variam conforme modalidade do curso escolhido.

Enem 2019 termina com menor índice de ausentes da história
Mais de 700 participantes foram eliminados, contando os dois dias de prova. Entre os motivos estão: portar equipamento eletrônico e ausentar-se antes do horário permitido

No Paraná, Unicentro publica resultado do PAC 2019
Participantes da primeira e da segunda etapa podem consultar boletim de desempenho de hoje até dia 31 de janeiro de 2020

Provas do segundo dia aumentaram o nível do Enem 2019
O segundo dia do Exame foi marcado por ter aumentado o nível das provas, já que exigiu maior conhecimento dos participantes no que diz respeito aos assuntos do ensino médio abordados.

Participantes do Enem 2019 prejudicados por problemas de logística têm direito a solicitar a reaplicação
A reaplicação do Enem 2019 ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro, mesma data em que haverá a aplicação do Enem para Privados de Liberdade (Enem PPL). 

Hoje é o último prazo para se inscrever no Vestibular 2020/1 do IFSuldeMinas
O Instituto está oferecendo 976 vagas para os cursos de graduação presencial e 300 vagas para os cursos a distância (EaD).

Inscrições para Vestibular 2020/1 da UEG encerram nesta segunda-feira (11)
Processo seletivo oferece 3.694 vagas em diversos cursos de graduação. Metade das chances destinam-se a cotistas.

UPF encerra inscrições do Vestibular de Verão 2020
O vestibular oferece 3.091 vagas para cursos em Passo Fundo, Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. Os candidatos podem optar por fazer provas ou usar as notas do Enem entre 2015 a 2018.

Famerp (SP) finaliza inscrições do Vestibular 2020
As provas do Vestibular da Famerp serão realizadas em 09 e 10 de dezembro, das 14h às 18h