Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. UnB investiga denúncias de 100 casos de fraudes em cotas raciais

UnB investiga denúncias de 100 casos de fraudes em cotas raciais

Medidas serão adotadas para evitar fraudes nos próximos processos seletivos.

Publicado por Lorraine Vilela Campos
29/12/2017 14h22

A Universidade de Brasília (UnB), por meio da Comissão de Sindicância, investiga cerca de 100 denúncias sobre possíveis fraudes no uso de cotas raciais. 

Saiba como funciona a Lei de Cotas

As denúncias foram feitas por ativistas e estudantes da UnB. Suspeita-se que os investigados tenham alegado a condição de negros ou indígenas para o uso das cotas. 

De acordo com a UnB, a ausência de comprovação da autodeclaração dos candidatos era garantida pela Lei de Cotas, sendo necessária apenas a aprovação do participante nos processos seletivos. No entanto, o Ministério Público Federal (MPF), recentemente, passou a orientar as instituições que criem mecanismos para evitar fraudes. 

Segundo a universidade, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) está sendo firmado para prevenção e punição de estudantes que tentem fraudar as cotas raciais. "Na primeira semana de janeiro, deve ocorrer uma reunião entre a direção da UnB, de integrantes do MPF, da comissão de sindicância e do Cebraspe - banca organizadora dos vestibulares - para definir os procedimentos adequados a partir do que ficar ajustado no TAC", informa a UnB em nota. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cotas na UnB

A UnB adotou a reserva de vagas para cotas ainda em 2003, antes da regulamentação da Lei de Cotas. Como não havia a legislação específica, a instituição realizava a verificação das informações dos candidatos, seja por foto ou videoconferência. 

Com a Lei de Cotas, a banca de verificação foi deixada de lado, já que o texto da legislação dava o direito de apresentar apenas a autodeclaração para que o participante ficasse com a vaga. 

A UnB ampliou a oferta para cotistas no ano de 2014, desta vez no Programa de Avaliação Seriada (PAS). Agora, é possível que a banca volte a ser utilizada como forma de evitar fraudes, mas isso depende do resultado das reuniões com o MPF e responsáveis pelas avaliações da universidade.

Veja também

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.

Edital do Enem 2020 é divulgado
Solicitações de isenção de taxa terão início no dia 06 de abril.

UECE terá novo prazo de inscrição do Vestibular 2020/2
Também será divulgado um novo cronograma de provas, já que o calendário atual foi suspenso devido da pandemia da covid-19.

Uesb suspende chamadas do Vestibular e do SiSU 2020 devido a pandemia do coronavírus
Um novo cronograma será definido pela Uesb posteriormente. A Universidade é mais uma dentre tantas outras que decidiu suspender as atividades por conta do isolamento social

UEPG encerra primeiro prazo de inscrições do PSS 2020 hoje (30)
Quem não fizer o cadastro até esta segunda-feira, poderá fazê-lo entre os dias 1º e 30 de agosto. 

Coronavírus: veja como estudar em casa durante o isolamento devido ao Covid-19
O Super Vestibular reuniu dicas de como aproveitar o tempo em casa se dedicando aos estudos, mesmo sem estar indo a escola.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2020/2 da UECE encerra hoje (27)
Devido a paralisação das atividades por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19), algumas atividades presenciais referentes ao Vestibular foram suspensas.

Udesc suspende cronograma do Vestibular de Inverno 2020 devido a pandemia do Coronavírus
A Universidade também adiou o prazo de isenção para doadores de sangue e medula, que seria finalizado nesta sexta-feira, dia 27.